O mundo está em constante mudança e, no último século, o crescimento das plataformas digitais promoveu alterações muito significativas no mundo comercial.
As lojas de rua, com existência física não terminaram mas a presença destas – e de outras, sem morada fixa – no meio online, fez com que proliferasse o mercado digital e com que, cada vez mais, o público orientasse as suas compras para este tipo de serviço.
Com este enorme crescimento digital, tornou-se mais simples a obtenção de espaços online e a promoção dos mesmos, através das plataformas de mídia digital. Chegar ao consumidor nunca foi tão simples e, no entanto, nunca se encontraram mais desafios do que nos dias de hoje.
A intensidade da concorrência, a dificuldade em fazer com que um negócio sobressaia face aos demais e as próprias barreiras dos algoritmos têm vindo a provocar uma sensação de desmotivação em muitos donos de lojas online. E, para combater esta sensação de desânimo, um igual número de plataformas tem-se dedicado à criação de estruturas que podem ajudar a gerir estas lojas, levando-as a cumprir os seus objetivos.
Para as empresas que seguem uma lógica de dropshipping, por exemplo, existem hoje espaços digitais devotados a apoiar a gestão de todo o processo de e-commerce. Estas plataformas visam apoiar o empreendedorismo, tratando dos aspetos mais práticos do negócio, de forma a permitir que os criadores das lojas online possam focar-se nos aspetos relacionados com o marketing, a divulgação e a promoção.
Busca por aliados no e-commerce
Hoje em dia, o tempo é dinheiro e, por isso mesmo, em vez de fazer tudo sozinho, poderá encontrar algumas vantagens na busca por aliados no seu negócio.
Ao escolher parceiros e plataformas que possam ajudar com a gestão do seu negócio, terá mais tempo para estudar, criar e aplicar estratégias que ajudem a levar mais longe o seu projeto comercial online.
Basicamente, os seus aliados no e-commerce ajudarão a gerir a sua loja online. Este tipo de apoio é muito importante, principalmente para os negócios que seguem o modelo de dropshipping, na medida em que podem ajudar com a gestão de processos como o envio de produtos de diferentes gamas, a gestão de stocks, a reserva de produtos e a própria entrega de encomendas.
Ao libertar os donos das lojas deste tipo de preocupação, os parceiros destas lojas poderão contribuir para o crescimento das mesmas, deixando mais tempo para que os responsáveis se preocupem com outras importantes questões, como o fortalecimento da marca e a sua promoção.
Este tipo de parceria poderá ser muito útil para melhorar o volume de vendas, contribuindo significativamente para melhorar os lucros da loja online.
O e-commerce e a gestão logística
Perante as mudanças que estruturaram o comércio digital, a mudança na forma de promover e vender os produtos necessitou, também, de ser alterada.
Se o foco permanecia, anteriormente, no produto, na sua qualidade e na criação de estruturas de confiança; hoje, a concorrência obriga a que se pensem novas lógicas de marketing digital, criando uma preocupação mais intensa no que respeita ao design visual, à promoção nas redes sociais e à análise dos concorrentes no que respeita a preços, estratégias e promoções.
Cada vez mais, por isso mesmo, os donos de espaços de e-commerce rendem-se a plataformas de gestão logística, adotando o dropshipping como método preferencial de trabalho. Esta forma de comércio permite que um revendedor delegue a gestão dos produtos a um retalhista, ganhando, desta forma, mais tempo para se preocupar com as questões da promoção do seu site.
Ao adotar este método, a loja online irá delegar todos os aspetos relacionados com o stock, o empacotamento e a distribuição de produtos. Assim, o revendedor terá vantagens diversas, entre as quais se incluem a ausência de um grande investimento inicial e o ganho de tempo para desenvolver estratégias positivas, que promovam o crescimento da sua loja.
Este tipo de estratégia é particularmente vantajoso para pessoas que têm lojas onde se agregam produtos de diferentes setores, criando desde logo uma ponte mais sólida entre os fornecedores e o cliente final, sem que exista uma grande preocupação com a gestão logística que o processo envolve.
Além disso, outra vantagem na delegação deste tipo de parceiro para gerir a sua loja online é o facto de facilitar o envio de produtos para um maio número de países, por um menor custo.
A procura de sites que possam ajudá-lo no processo de gestão logística poderá ser um passo importante para garantir que tem o tempo e a disponibilidade para fortalecer a sua marca e leva mais longe a sua loja online. Não deixe, por isso, de explorar os modelos de dropshipping para perceber se estes são, de facto, adequado para o seu espaço de e-commerce.
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