Redes Sociais

Últimas Notícias

Dia Internacional do Síndrome de Down reforça a importância dos cuidados com as pessoas com deficiência

Minas Gerais possui o Censa Betim, instituição que há mais de meio século é referência
nacional nos cuidados com pessoas com deficiência intelectual

O Dia internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, reforça que todas as pessoas com deficiência devem ter oportunidades para viver vidas plenas e serem incluídas em igualdade de condições na sociedade. O CENSA – Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção (Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG), que tem mais de 54 anos de atuação é uma das maiores referências em todo o país no atendimento de pessoas com deficiência intelectual.

Érica Carneiro Braga, educanda do CENSA Betim, é uma prova do trabalho de destaque que a instituição vem desempenhando. Érica tem 49 anos, tem síndrome de down e afirma durante a entrevista que gosta muito de frequentar o CENSA. “Eu adoro aqui, pois tenho a minha família, amigos e companheiros que eu gosto demais, como, a Regina, o Gustavo, a Giovana, ou seja, todo mundo que me faz companhia. Além disso, eu tenho várias atividades que me alegram, como, fazer palhaço, garrafinhas e passeios”, disse.

Para Emerson Braga, irmão da Érica, o CENSA é essencial, tanto que a alegria dela em estar naquele espaço é mais do que evidente. “Ela sempre foi muito apegada aos irmãos, e os laços ficaram ainda mais fortes após o falecimento de nossa mãe. Tínhamos receio de buscar uma instituição e ela não se adaptar. Mas com a exigência da correria do dia a dia essa foi a melhor opção. Ficamos impressionados de como ela se adaptou bem e rápido. Hoje ela recusa até convite para almoçar fora conosco para ficar no CENSA”, comenta.

A mestre em psicologia e diretora do CENSA, Natália Costa, diz que o trabalho com a pessoa com Sindrome de Down é muito relevante. Para tanto, ela ressalta que quanto mais precoce for a intervenção com o indivíduo, mais ele poderá ocupar o seu espaço na sociedade. “No CENSA nós trabalhamos com pessoas que nunca tiveram intervenção precoce, ou seja, com adultos que não tiveram oportunidade de ter suas potencialidades exploradas na época propícia. O diagnostico do Síndrome de Down é relativamente fácil, pois as pessoas com essa síndrome têm alterações físicas evidentes, como olhos puxados, pescoço alado e língua protusa em virtude da alteração genética do para de cromossomos 21 . O grande desafio é desenvolver um esquema de intervenção tardia que seja efetivo para que a pessoa com Síndrome de Dow possa adquirir independência nas atividades de vida diária e estar consequentemente ocupando o seu espaço na sociedade. Quando isso não acontece na infância e na adolescência, é preciso fazer essa intervenção na fase adulta. Esse é o privilégio que nós do CENSA temos: de trabalhar com pessoas que não tiveram essa necessidade especial contemplada. Vale lembrar que a intervenção é importantíssima em qualquer fase da vida, seja na área de atividades socializantes, pedagógicas, recreativas e também laborativas. Ao trabalhar com esses indivíduos e suas famílias, temos sempre boas surpresas, às vezes muito além das expectativas e do prognóstico médico, pois acreditamos que além da metodologia científica o amor e a dedicação são elementos fundamentais para o sucesso das intervenções”, explica.

CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. A instituição conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato, tudo em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Censa Betim

Local: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG

Site: www.censabetim.com.br
Assessoria de imprensa:

Grupo Balo – www.grupobalo.com

Heberton Lopes – [email protected]

Felipe de Jesus – [email protected]

(31) 3637 8008 – (31) 98988 7616

Continua lendo
Publicidade
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Incêndio de grandes proporções destrói apartamentos no Cidade Nova, em BH

Uma pessoa precisou de atendimento médico

Foto: Reprodução/Whatsapp

O incêndio em um apartamento de prédio no Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira, 5, assustou vizinhos pela grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi mobilizado para fazer o combate as chamas no apartamento.

De acordo com o Bombeiro, o prédio fica localizado na Rua Doutor Jarbas Vidal Gomes e com as grandes proporções foi preciso fechar a via para o trabalho dos militares.

Aproximadamente 10 viaturas do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais estão no local. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.

Os próprios vizinhos realizaram a retiraram os moradores do local. Uma pessoas precisou receber cuidados médicos após inalar grande quantidade de fumaça e foi encaminhada para uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Continua lendo

Últimas Notícias

Polícia prende o criminoso mais procurado de Minas Gerais

Ele estava foragido da Justiça desde dezembro de 2017, quando saiu da Penitenciária Nelson Hungria com alvará de soltura falsificado

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concedeu coletiva à imprensa e passou detalhes sobre a prisão de Luis Henrique Nascimento do Vale, 35 anos, mais conhecido como “Totó”. Ele foi preso nessa quarta-feira (03/04), em Balneário Camboriú, Santa Catarina e chegou ontem (4) a Belo Horizonte.

Segundo as investigações, “Totó” era o criminoso mais procurado do Estado. Ele estava foragido da Justiça desde dezembro de 2017, quando saiu da Penitenciária Nelson Hungria com alvará de soltura falsificado. Ainda de acordo com as apurações, ele é apontado como envolvido em vários crimes relacionados ao tráfico de drogas, homicídios e outros contra o patrimônio.

De acordo com o Delegado João Prata, “Totó” é suspeito de liderar uma quadrilha cuja base é o bairro Santa Cruz, região Nordeste da capital. “As investigações dão conta de que ele está envolvido em diversos homicídios, dois deles cometidos com uso de fuzil. Uma ocorrência que teve bastante repercussão foi a morte de um advogado, executado em 2013, no bairro Castelo, região da Pampulha e um empresário morto em fevereiro do ano passado, no bairro Santa Cruz”, explicou.

Luis Henrique, o “Totó”, negou as acusações. O Delegado explicou que ele estava levando uma vida de luxo no Sul do País, onde foi preso. “Ele morava a um quarteirão da praia e levava uma vida luxuosa, sustentada pelos lucros do tráfico de drogas. Ele nos disse que não tem inimigos, porque todos ele já matou”, concluiu.

A operação foi realizada pela equipe da Delegacia Especializada em Repressão a Furto e Roubo , subordinada ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (DEPATRI).

Continua lendo

Últimas Notícias

Previsão do tempo para Minas Gerais, nesta sexta-feira, 5 de abril

Fim de semana a tendência é de tempo instável em todas as regiões mineiras

Nesta sexta-feira (5/4), áreas de instabilidade atmosféricas ganham força sobre o Brasil Central e favorecem ao aumento da nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva, porém localizadas, em boa parte do estado de Minas Gerais. E, durante o fim de semana a tendência é de tempo instável em todas as regiões mineiras e pode chover localmente forte no Sul, Oeste e Sudeste mineiro.

Continua lendo