Cerca de 170 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas por precaução com barragens B3 e B2, da Mar Azul, da Vale, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte durante a noite deste sábado, 16.
Segundo a Defesa Civil, auditores que fazem a leitura da barragem atestaram para instabilidade. As barragens tem aproximadamente 3 milhões de m³ de rejeito e é a mesma estrutura do modelo das de Brumadinho e de Mariana, a montante.
O Corpo de Bombeiros informou que o plano de emergência prevê retirada de moradores de 49 casas. Atualmente, a barragem está no nível 2, que determina a saída das pessoas. A sirene foi acionada às 20h20, de acordo com a Vale.
“Auditoria se negou a atestar segurança, motivo pelo qual está ocorrendo a evacuação preventiva”, disse o Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Polícia Militar foram acionados. Os moradores estão sendo levadas de ônibus e táxis para um centro comunitário.
No último dia 8 de fevereiro, os moradores de Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, e de Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também tiveram de sair de suas casas por causa de risco de rompimento de barragens.