Cerca de 170 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas por precaução com barragens B3 e B2, da Mar Azul, da Vale, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte durante a noite deste sábado, 16.
Segundo a Defesa Civil, auditores que fazem a leitura da barragem atestaram para instabilidade. As barragens tem aproximadamente 3 milhões de m³ de rejeito e é a mesma estrutura do modelo das de Brumadinho e de Mariana, a montante.
O Corpo de Bombeiros informou que o plano de emergência prevê retirada de moradores de 49 casas. Atualmente, a barragem está no nível 2, que determina a saída das pessoas. A sirene foi acionada às 20h20, de acordo com a Vale.
“Auditoria se negou a atestar segurança, motivo pelo qual está ocorrendo a evacuação preventiva”, disse o Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Polícia Militar foram acionados. Os moradores estão sendo levadas de ônibus e táxis para um centro comunitário.
No último dia 8 de fevereiro, os moradores de Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, e de Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também tiveram de sair de suas casas por causa de risco de rompimento de barragens.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.