Uma geração de mulheres mineiras vêm se destacando em diversas áreas de atuação pelo Brasil e pelo mundo. Seja no campo, em cargos de poder, no mundo das artes ou no meio dos negócios, essas mulheres inspiram pela liderança e apontam para um futuro mais igualitário e justo para todos.
É o caso de Maria Lúcia Cristo. Primeira mulher a ocupar a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Simonésia, no Território Caparaó, Maria Lúcia foi selecionada pelo Governo de Minas para ter a sua história publicada numa ação com a Fundação João Pinheiro.
Ela assumiu a liderança do sindicato em 2007 e sua primeira medida foi realizar um mutirão em 11 municípios para emitir documentos de identificação para as mulheres da região. O primeiro de muitos passos para reconhecer a importância das trabalhadoras rurais. Hoje, as mulheres já representam mais da metade dos associados do sindicato, um avanço impressionante diante dos 10% de trinta anos atrás.
Outro grande exemplo para as mulheres mineiras é Luciana Nogueira. Auditora geral do Estado de Minas Gerais desde 2017, Luciana começou a trabalhar no Estado em 1993. Atualmente, ela lidera a auditoria, um dos principais braços da Controladoria-Geral do Estado, e conduz um trabalho para capacitar auditores, aperfeiçoar as estruturas do órgão e sensibilizar os gestores. O objetivo é que a CGE atinja um nível de excelência, trabalho no qual Luciana vem se destacando.
Já no mundo dos negócios, a empresária Flávia Rios vive um grande momento em sua carreira. Diretora da Rede Comunicação de Resultado, uma agência de comunicação corporativa, Flávia foi uma das selecionadas pelo EY Entrepeneurial Winning Women Brasil.
O programa organizado pela EY, uma das grandes consultorias do planeta, visa unir empreendedoras de sucesso numa troca de ideias e experiências para que empresas atinjam uma alta performance. As empreendedoras escolhidas participarão, durante um ano, de diversas reuniões e eventos com os maiores nomes do empresariado nacional.
Ainda no campo empresarial, não podemos deixar de citar Rosana Marques. Diretora-executiva da Ouseuse, gigante da moda íntima, Rosana foi uma das cinco finalistas numa premiação concedida pela ONU.
O Prêmio Empretec Women in Business Awards 2018 aconteceu na Suíça, em Genebra, e consagrou a mineira com o Prêmio Potencial de Exportação. Rosana, cujas criações já circularam em passarelas europeias e norte-americanas, foi a única representante do Brasil na premiação e é uma referência nacional em planejamento e gestão. A honraria consagra mais de 25 anos de trabalho da marca a favor do crescimento empresarial na cidade de Juruaia, hoje o grande pólo de moda íntima de Minas Gerais.
Também brilhando ao redor do mundo está a artista Marina Amaral. Ela acaba de idealizar um belíssimo e tocante projeto: o Faces of Auschwitz. O seu trabalho consiste, segundo suas palavras, em “dar cor a uma parte cinzenta da história”. O projeto nasceu em 2016, quando Marina apresentou a proposta ao Memorial de Auschwitz, na Polônia. A mineira conseguiu a liberação de 40 mil fotos em preto e branco dos arquivos do Memorial para colorizá-los.
Os mineiros também têm o privilégio de contar com a maior jogadora de poker do Brasil. Gabriela Belisário, ou apenas Gabi, foi uma das pioneiras neste esporte dominado por homens.
Superando toda desconfiança e preconceito do meio, Gabi traçou uma trajetória vitoriosa até se tornar a primeira mulher a ganhar o título de uma etapa do Brazilian Series of Poker (BSOP), a principal competição do país. O feito foi realizado em 2008, quando ela superou 109 adversários e faturou a premiação de 25 mil reais.
A relação de Gabi com o esporte é tão intensa que ela acabou se casando com Marcelo Lanza Maia, também jogador e dono do podcast mais famoso do poker nacional.
Em 2017, seu ótimo desempenho no Campeonato Mineiro lhe rendeu uma convocação para a Seleção Mineira no Campeonato Nacional por Equipes, de onde nunca mais saiu. Ainda em 2017, Gabi participou de um dos eventos mais especiais do BSOP: a etapa de número 100, realizada em Foz do Iguaçu. Batizado de “Torneio dos Campeões”, a disputa comemorativa reuniu todos os 99 campeão de etapas da história do BSOP, além dos grandes campeões de cada temporada.
Já no mundo fashion, a mineira da vez é Patrícia Bonaldi. Seus vestidos espetaculares são os preferidos entre atrizes globais, influenciadoras da moda. Com um trabalho minucioso de bordados em tecidos nobres, as criações de Patrícia são celebradas em desfiles de moda e eventos glamourosos em qualquer lugar do mundo.
Ela entrou nesse universo após largar um curso de Direito para empreender com uma multimarcas. Anos depois, ao perceber a crescente demanda por roupas sob encomenda, ela resolveu lançar sua própria marca. Natural de Uberlândia, Patrícia criou uma escola de bordadeiras na cidade, capacitando mais de cem mulheres. Hoje em dia, suas peças são vendidas nos EUA, Europa e Ásia e podem ser encontradas em lojas luxuosas como a Harrods. Em 2012, ela criou a PatBO, uma marca mais casual inspirada pelas tendências mundiais.
Esse timaço de grandes mulheres inspira as futuras gerações de mineiras em busca da excelência em qualquer campo. Exemplos de resiliência, talento, astúcia e perseverança de mulheres que sabem e mostram que o papel feminino terá cada vez mais importância na atualidade e no futuro.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.