Redes Sociais

Últimas Notícias

Bairros de BH e Região Metropolitana tem abastecimento interrompido neste domingo

Empresa também fará obras de manutenção na rede de esgoto

Obras de manutenção no ETA Rio das Velha deixa BH e região sem água – Foto: Divulgação / Copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que 200 bairros de Belo Horizonte e das cidades Nova Lima, Raposos, Sabará e Santa Luzia, na região metropolitana, vão ter o abastecimento de água interrompido no domingo (16), das 6h às 18h.

O motivo da interrupção do abastecimento, se deve pelo fato da manutenção no sistema produtor em Rio das Velhas, em Nova Lima. A companhia disse ainda que abastecimento deve ser normalizado de forma gradativa no decorrer da noite de segunda-feira.

Lista de locais afetados:

Belo Horizonte: Aarão Reis, Aeroporto, Alto Barroca, Alto Colégio Batista, Alto Vera Cruz, Álvaro Camargo, Alvorada, Alípio de Melo, Anchieta, Aparecida, Aparecida 7ª Seção, Baleia, Bandeirantes, Barro Preto, Barroca, Belmonte, Betânia, Boa Vista, Bom Jesus, Bonfim, Borges, Cachoeirinha, Caetano Furquim, Cafezal, Caiçara, Calafate, Campus da UFMG, Caparaó, Capitão Eduardo, Carlos Prates, Carmo, Casa Branca, Castanheira, Celeste Império, Celso Machado, Centro, Chácaras Montevidéu, Cidade Jardim, Cidade Nova, Cidade Universitária, Cinquentenário, Colégio Batista, Concórdia, Conjunto Betânia, Conjunto Califórnia, Conjunto Felicidade, Conjunto Itacolomi, Conjunto Novo Aarão Reis, Conjunto Ribeiro de Abreu, Conjunto Santa Maria, Conjunto Santos Dumont, Coração de Jesus, Cruzeiro, Da Graça, Das Mansões, Dom Bosco, Dom Joaquim, Dom Silvério, Dona Clara, ETE/Arrudas, Ermelinda, Esplanada, Estoril, Estrela Dalva, Eymard, Fazendinha (Aglomerado da Serra), Fernão Dias, Flamengo, Floresta, Frei Eustáquio, Funcionários, Gameleira, Glória, Goiânia, Gorduras, Gorduras de Cima, Grajaú, Granja Werneck, Guarani, Gutierrez, Havaí, Heliópolis, Horto, Humaitá, Inconfidência, Indaiá, Industrial Rodrigues da Cunha, Instituto Agronômico, Ipanema, Ipiranga, Jaraguá, Jardim América, Jardim Pirineus, Jardim Taquaril, Jardim Vitória, Jardim das Rosas, Jardinópolis, Jonas Veiga, Lagoinha, Liberdade, Lourdes, Luxemburgo, Maria Goretti, Maria Virgínia, Mariano de Abreu, Minas Brasil, Minaslândia, Modelo, Monsenhor Messias, Monte Azul, Morro das Pedras, Morro do Papagaio, Nazaré, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora de Fátima, Nova Barroca, Nova Cachoeirinha, Nova Esperança, Nova Floresta, Nova Granada, Nova Suíssa, Nova Vista, Novo Aarão Reis, Novo Alvorada, Novo São Lucas, Ouro Preto ,Padre Eustáquio, Palmares, Pampulha/São José, Paraíso, Parque Riachuelo, Patrocínio, Paulo VI, Pedreira Prado Lopes, Pedro II, Pindorama, Pirajá, Pompéia, Pousada Santo Antônio, Prado, Prado Lopes, Primavera, Primeiro de Maio, Primeiro de Novembro, Progresso, Providência, Recreio, Renascença, Ribeiro de Abreu, Rodrigues Cunha, Sagrada Família, Salgado Filho, Santa Efigênia, Santa Cruz, Santa Inês, Santa Lúcia, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Tereza, Santa Terezinha, Santo Agostinho, Santo André, Santo Antônio, Saudade, Savassi, Senhora dos Passos, Serra, Silveira, Sion, Sumaré, Suzana, São Bento, São Bernardo, São Cristóvão, São Francisco, São Gabriel, São Geraldo, São Gonçalo, São José, São João Batista, São Lucas, São Luiz, São Marcos, São Paulo, São Pedro, São Salvador, Tabelião Ferraz, Taquaril, Tupi, Universitário, União, Vera Cruz, Vila Brasília, Vila Canadá, Vila Indaia, Vila Ipê, Vila Luiz Abreu, Vila Maria Aparecida, Vila Maria Virgínia, Vila Maura, Vila Mauá, Vila Nossa Senhora da Penha, Vila Santa Maria, Vila Santo Agostinho e Vista do Sol, Vila Silveira.

Nova Lima: Sede do município, exceto a região do Seis Pistas, Jardim Canadá e Macacos.

Raposos: Todo o município.

Sabará: Todo o município, exceto Distrito de Ravena.

Santa Luzia: Todo o município, exceto a região do São Benedito e do Frimisa.

Obras de manutenção em rede de esgoto

A empresa também divulgou que será realizada obras de manutenção em redes de esgoto no sábado (15) e domingo (16). Parte das pistas serão interditadas e devidamente sinalizadas pela companhia com apoio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

Sabado (15)

Rua Paracaíma, 287, no bairro Salgado Filho;

Rua Santa Cecília, 775, no bairro Vista Alegre;

Rua Ceará, 1986, no bairro Funcionários;

Rua Gaspar de Lemos, 47, no bairro Taquaril;

Rua Francisco Serrão, 196, no bairro Taquaril.

Domingo (16)

Rua Turquesa, 669, no bairro Prado;

Rua Nícias Continentino, 995, no bairro Nova Gameleira;

Rua Bandonion, 680 A, no bairro Serra;

Rua Luíza Mascarenhas, 460, no bairro Jardim dos Pirineus;

Rua Edgar, Coelho, 110, no bairro Serra.

Continua lendo
Publicidade
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Inhotim oferece programação especial de férias com oficinas para adultos e crianças

Público poderá participar de visitas mediadas gratuitas pelas novas exposições e atividades sobre stop motion, aromaterapia, xilogravura e frutas do verão

Pensando no período de férias escolares, o Instituto Inhotim preparou uma programação especial gratuita com oficinas para adultos e crianças. Nos meses de janeiro e fevereiro, os visitantes podem participar das oficinas “Difusor Pessoal”, “Frutas do Verão”, “Stop Motion” e “Xilogravura”. As atividades têm como ponto de partida estimular a criatividade e a diversão dos participantes e abordam os acervos artístico e botânico do Inhotim, além de histórias e memórias da região e da Instituição.

Quem visitar o Inhotim nesse período também terá a oportunidade de conhecer novas exposições. No dia 15 de dezembro, o Museu recebeu a obra Spider (Aranha), da artista francesa Louise Bourgeois. A escultura de mais de 3 metros de altura e mais de 700 quilos pertence ao acervo do Itaú Cultural e ficará exposta no Inhotim até 14 de abril. Depois, o trabalho segue para outras instituições no Brasil.

Outras três novas mostras estão em exibição nas galerias temporárias Praça, Lago e Fonte. As exposições foram inauguradas no dia 6 de setembro e apresentam obras de importantes nomes da arte contemporânea, como Yayoi Kusama, Robert Irwin, David Lamelas e Paul Pfeiffer. Em janeiro e fevereiro, o Educativo Inhotim promove visitas temáticas gratuitas pelas novas exposições, dando ao público a oportunidade de conhecer as obras e seus artistas mais profundamente.

Visitação

Com 12% do total do público anual, janeiro representa o segundo melhor mês de visitação no Inhotim, depois de julho, com 18%. A expectativa da Instituição é de um aumento de 34% na visitação este mês na comparação com dezembro passado. Em média, o Instituto recebe por ano 350 mil visitantes.

Confira abaixo a programação completa de janeiro e fevereiro:

– Oficina de Stop Motion

Atualmente, a Galeria Fonte (G4 no mapa) exibe a mostra “Para Ver o Tempo Passar”, dedicada à exibição de obras audiovisuais, linguagem cada vez mais presente nas produções de artistas contemporâneos. O “Stop Motion” é uma técnica de animação, que utiliza de uma câmera fotográfica, massa de modelar e muita criatividade para criação de uma sequência em que se tem a ilusão de movimento. Artistas como William Kentridge utilizam dessa técnica em sua produção.

Além de compreender os processos que remontam a origem da linguagem audiovisual como se conhece atualmente, a oficina tem o objetivo de construir junto ao público todas as etapas de produção de um vídeo de animação “Stop Motion”. Desde a elaboração do roteiro, preparação dos personagens, até os ensaios das cenas e fotografia quadro a quadro.

Quando: 09 de janeiro e 06 de fevereiro (quartas)

Horário: 14h

Local: próximo à árvore tamboril (B1 no mapa)

Público: crianças acima de 10 anos acompanhadas de responsável

Observação: 15 vagas, inscrições no local a partir de 13h30

– Oficina de Difusor pessoal / Aromaterapia

A aromaterapia foi desenvolvida mesclando conhecimentos populares e científicos acerca de espécies vegetais e suas propriedades. Cheiros estão profundamente ligados ao nosso sistema límbico – a parte do ser humano que se conecta, sente, experimenta, se inspira e motiva. O método de inalação é considerado um dos mais eficazes na utilização de óleos essenciais, e através dele é possível desenvolver a calma, o vigor e também levantar o humor! Seu uso pode ainda melhorar desempenho cognitivo, memória, foco e criatividade. O acervo botânico do Inhotim será o ponto de partida desta oficina que resultará na fabricação de um difusor pessoal, considerando o histórico e as qualidades terapêuticas das plantas e de seus óleos.

 

Quando: 16 de janeiro e 13 de fevereiro (quartas)

Horário: 14h

Local: Viveiro Educador

Público: acima de 14 anos

Observação: 20 vagas, inscrições no local a partir de 13h30

– Oficina de Xilogravura Coletiva

Você conhece as xilogravuras? A xilogravura foi uma das primeiras formas de reprodução gráfica, conhecida por seu surgimento histórico com as gravuras chinesas e japonesas e por sua disseminação pela Europa na Idade Média e Moderna. Sua presença no Brasil se deu posteriormente, especialmente na literatura de cordel. De caráter introdutório e prático, a oficina apresentará os materiais e procedimentos básicos da elaboração de uma xilogravura, que consiste em entalhar uma imagem sobre a madeira e reproduzi-la em séries de impressões. Em local estratégico no espaço do Instituto – próximo à árvore tamboril, ao banco do Hugo França, e à escultura Gui Tuo Bei (2001), de Zhang Huan – será possível trabalhar, em  uma prática coletiva, a relação entre a tradição dessa expressão artística e os elementos naturais do entorno.

Quando: 23 de janeiro e 20 de fevereiro (quartas)

Horário: 14h

Local: próximo à árvore tamboril (B1 no mapa)

Público: acima de 14 anos

Observação: 12 vagas, inscrições no local a partir de 13h30

– Oficina Frutas do Verão

Nos jardins do Inhotim, é possível encontrar uma grande variedade de plantas cujos frutos são bem conhecidos. Mas qual deles é típico do verão no Brasil? Por que se deve dar prioridade a frutos e outros vegetais típicos de cada estação do ano? A oficina “Frutas do Verão” convida o visitante a descobrir algumas curiosidades sobre deliciosas frutas típicas do verão brasileiro e presentes no acervo do Inhotim. A oficina pretende provocar a reflexão sobre o cultivo e consumo de frutas e outros vegetais no Brasil e no mundo através da feitura coletiva de uma salada de frutas.

Quando: 30 de janeiro e 27 de fevereiro (quartas)

Horário: 14h

Local: próximo ao Magic Square (A12 no mapa)

Público: livre

Observação: 15 vagas, inscrições no local a partir de 13h30

 Visita Temática Inaugurações

A Visita Temática do início do mês de janeiro aborda as exposições inauguradas no Inhotim, sendo um momento de conversa sobre os artistas, seus trabalhos e temas trazidos à tona nas montagens. “Lamelas, Irwin, Kusama: Sobre a Percepção”, na Galeria Lago, convida a pensar como sentimos e percebemos o mundo que nos cerca. ” Paul Pfeiffer, Ensaios Vitruvianos”, na Galeria Praça, sugere reflexões sobre cultura de massas e a espetacularização da vida contemporânea. E, na Galeria Fonte, “Para ver o tempo passar” é uma coletiva de vários artistas que trabalham com o audiovisual, como John Gerrard, Marcellvs L., Mario García Torres e outros. Além do uso na arte, o audiovisual está presente em nossas vidas, mais do que imaginamos.

Quando: 02, 05 e 06 de janeiro (quarta, sábado e domingo)

Horário: 10h30

Local: saída da Recepção

Público: livre

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h15

 

 Visita Temática: Um Emaranhado de Teias – Da Construção Poética Visual no Espaço ao Tear Artesanal

Aproveitando a inauguração da obra Spider (1996), da artista Louise Bourgeois, o Educativo Inhotim convida os visitantes para a Visita Temática “Um Emaranhado de Teias – da construção Poética Visual no Espaço ao Tear Artesanal”. Por meio dessa visita, os participantes serão introduzidos ao trabalho da artista, assim como seu simbolismo, proporcionando uma experiência estética na qual fios de lã e um tear portátil poderão ser utilizados para tecer ideias, deslocar e realocar corpos, mudar direções e fluxos ao caminhar por alguns pontos do acervo do Inhotim.

Quando: 09 de janeiro a 27 de fevereiro (quartas, sábados, domingos e feriados)

Horário: 10h30

Local: Saída da Recepção

Público: livre

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h15

SERVIÇO:

 

Horário de funcionamento do Inhotim

Quarta a sexta: 9h30 às 16h30

Sábado e domingo: 9h30 às 17h30

 

Opções de transporte

Para chegar ao Inhotim, localizado a 60 km de Belo Horizonte, é possível pegar uma das vans oferecidas pela Belvitur, operadora de turismo e eventos do Inhotim, que saem da Savassi. Há também a opção dos ônibus da Saritur, com saída da rodoviária.

 

Confira abaixo:

 

Vans Belvitur

Onde: saída do Hotel Holiday Inn – Rua Professor Moraes, 600, Funcionários – BH/MG

Valor: R$ 66 ida e volta

Como comprar:  mediante reserva por telefone (31) 3290-9180 ou e-mail: [email protected]

 

Ônibus Saritur

Onde: saída da Rodoviária de Belo Horizonte

Valor: R$ 38,70 (ida) e R$ 35 (volta)

Mais informaçõeswww.saritur.com.br

 

INSTITUTO INHOTIM

 

Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim apresenta ao público uma coleção artística de relevância internacional, exibindo de forma permanente obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros. Ao integrar arte, botânica, paisagismo, arquitetura e educação, o Inhotim proporciona uma experiência singular ao visitante, diferente de outras instituições museológicas convencionais. Desde a sua abertura ao público, em 2006, o Instituto tornou-se um dos principais destinos turísticos e culturais de Minas Gerais e do Brasil. Três milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países, já passaram pelo Inhotim.

 

Nos 140 hectares de visitação, o visitante encontra 23 grandes galerias – 19 permanentes e quatro temporárias – e outras 23 obras de grande escala distribuídas em uma bela paisagem. No campo botânico, o público tem a oportunidade conhecer espécies de todos os continentes, que integram uma coleção de cerca de 4,5 mil plantas – algumas delas raras e ameaçadas de extinção. Os acervos artístico e botânico são amplamente utilizados em projetos socioeducativos e ambientais do Inhotim que visam à promoção do desenvolvimento humano e à conservação da biodiversidade.

 

Instituto Inhotim

Rua B, 20 – Brumadinho/MG

www.inhotim.org.br

31 3571-9700 | 31 3194-7300

Continua lendo

Últimas Notícias

Adolescente é esfaqueada sete vezes após fugir de estupro

Crime ocorreu em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Hospital João XXIII - Foto: Reprodução

Uma adolescente de 13 anos foi esfaqueada no último sábado, 5, após tentar fugir de uma tentativa de estupro, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Conforme a Polícia Militar (PM), o suspeito do crime é um homem de 27 anos, que chamou a menina para ir até a casa dele e disse que daria algo a ela. Quando a vítima chegou à residência, no bairro Savassi, o suspeito colocou uma faca no pescoço dela e tentou estuprá-la.

A jovem conseguiu escapar e saiu correndo pela rua, mas o homem correu atrás dela com a faca e, em determinado momento, quando ela perdeu o equilíbrio e caiu, ele a golpeou com a faca. A vítima levou sete facadas.

Mesmo ferida, conseguiu correr até a casa da tia, no mesmo bairro, onde foi socorridos pelos familiares e vizinhos para o Hospital Municipal São Judas, em Ribeirão das Neves.

A adolescente foi transferida para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, após o quadro de saúde se agravar, nesta segunda-feira, 7.

A Polícia Militar foi chamada ainda na unidade de saúde da cidade onde ocorreu o crime. O suspeito fugiu, mas foi localizado e preso. A arma utilizada no crime também foi apreendida. Ele foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e de estupro de vulnerável e encaminhado ao sistema prisional.

Continua lendo

Últimas Notícias

Acidente deixa feridos em estrada de Santa Luzia, na Grande BH

Acidente ocorreu em um desvio que esta sendo utilizados por motoristas

Um acidente envolvendo um carro e uma carreta em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira, 7, deixou duas pessoas feridas.

Segundo a Polícia Militar (PM), o acidente ocorreu após os veículos baterem de frente na Estrada das Maravilhas, que sendo usada por motoristas após a interdição de parte da Avenida Brasília, deste o dia 1º de dezembro.

Ainda conforme a corporação, duas pessoas ficaram feridas.

A Prefeitura de Santa Luzia listou vias do desvio:

•Avenida Brasília sentido prefeitura

•Rua Américo Renê Gianetti

•Rua Governador Israel Pinheiro

•Rua Governador Bias fortes

•Rua Rodésia

•Rua Holanda

•Rua Suécia

•Rua Japão

•Avenida Europa

•Avenida Dom Pedro I

•Rua Imperatriz Leopoldina

•Rua Dona Mercês Dolabela

•Rua Dona Maria José Lara

•Avenida Brasília novamente depois da ponte

Continua lendo