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Atendimento no Procon Assembleia deve ser agendado pela internet

Mudança vai eliminar o tempo de espera dos consumidores

As filas para registrar uma reclamação no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) já têm data para acabar: dia 3/9/18, ou seja, daqui a duas semanas. A partir desta segunda-feira (20/8) os consumidores devem agendar seu atendimento por meio do site do Procon. Essa mudança é válida somente para a unidade Espaço Cidadania do Procon Assembleia, que funciona na rua Martim de Carvalho, 94, bairro Santo Agostinho. Na unidade Casa do Consumidor (rua Goitacazes, 1.202, Barro Preto), os atendimentos continuam sendo por ordem de chegada, com emissão de senha.

O agendamento online vai facilitar bastante a vida do cidadão que precisa recorrer ao órgão. Chegando na hora marcada, ele será atendido imediatamente. Haverá um período de transição, que vai até o dia 31 de agosto. Até lá, os consumidores continuarão a ser atendidos por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento.

Também nesta segunda-feira (20), entrará no ar a nova página do Procon, que foi toda reformulada para facilitar o agendamento. Assim que entrar no site, o consumidor verá as instruções sobre como programar o seu atendimento. É ele quem vai escolher a data e o horário de sua preferência, entre os disponíveis, para ser atendido pelo órgão.

O coordenador do Procon da Assembleia, Marcelo Barbosa, destaca que o agendamento pela internet é uma tendência mundial e já é realidade para diversos serviços públicos, como emissão de Carteira de Identidade, passaporte e outros. “A principal vantagem dessa mudança é a agilidade. O tempo de espera do consumidor na sede do Procon será eliminado. Ou seja, ele pode chegar no horário marcado e terá garantia de atendimento imediato”, afirma.

Passo a passo

Agendar o atendimento pela internet é simples: basta selecionar o tipo de reclamação, informar seus dados, escolher o dia e horário entre as datas disponíveis e depois conferir esses dados. Aí, é só anotar o dia e a hora do atendimento. Caso a pessoa tenha um e-mail, o sistema enviará a ele uma mensagem automática de confirmação. Se preferir, o cidadão ainda terá as opções de imprimir o formulário com o agendamento ou simplesmente anotá-lo em um papel.

A nova página do Procon traz todas as informações necessárias, inclusive sobre a documentação a ser apresentada pelo consumidor no dia em que ele for registrar a sua queixa. Uma das orientações em destaque, por exemplo, é que, antes de fazer a reclamação no Procon, o consumidor deve buscar solução para o problema com o fornecedor do produto ou o prestador do serviço. Nesse momento, ele deve exigir o protocolo, se houver, ou anotar o nome completo, e telefone ou e-mail de quem o atendeu.

Quem não tem um computador ou não sabe como utilizá-lo deve pedir ajuda a algum amigo ou parente, ou ainda procurar um estabelecimento que disponibilize computadores aos seus clientes, como uma lan house ou um cyber café.

No dia de comparecer ao Procon, o consumidor deve apresentar sua Carteira de Identidade e seu CPF. Caso esteja representando uma outra pessoa, é preciso levar uma cópia da identidade do titular e uma procuração simples assinada por ele. Não é preciso autenticar a assinatura. Um modelo de procuração pode ser baixado no site do Procon.

Qualquer dúvida referente ao agendamento pode ser esclarecida pelo telefone (31) 2108-5500 no horário das 8 às 17 horas.

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Polícia prende 11 pessoas durante operação em Uberaba

Um suspeito encontra-se foragido e está sendo procurado

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, nesta quinta-feira (17), da Operação “Retorno” em conjunto com as forças de segurança que compõem o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Uberaba. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão, sendo cinco contra investigados que estavam em liberdade e três em desfavor de pessoas que já estavam detidas no Sistema Prisional por outros delitos. Um suspeito encontra-se foragido e está sendo procurado.

Outras três prisões em flagrante foram efetuadas no curso da operação, duas por tráfico de drogas e uma por posse ilegal de munição calibre 9mm. A ação policial é um desdobramento da Operação “Dilúvio”, resultante de provas que foram compartilhadas com a Polícia Civil, a qual realizou diligências adicionais e conseguiu os mandados de prisão preventiva junto à Justiça em Uberaba.

A quadrilha investigada é especializada em roubos de veículos, inclusive é acusada de orquestrar e executar um roubo de um carro sedan de luxo ocupado por mulheres indefesas. O veículo teria sido utilizado em pelo menos mais uma ocorrência, o roubo de uma caminhonete de luxo.

“Retorno” refere-se ao retorno da prova produzida durante a Operação “Dilúvio”, ao retorno das operações conjuntas das forças de segurança e o retorno de pessoas perigosas à prisão.

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Empresa lança operação de bikes e patinetes em Belo Horizonte

Bicicletas e patinetes elétricos estão disponíveis no Centro, Savassi, Santa Efigênia, entre outros

Área atendida – Foto: Divulgação

A Yellow, empresa brasileira de soluções de mobilidade urbana individual, passa a oferecer o serviço de compartilhamento de bicicletas no sistema dockless (sem estação para retirada e devolução) e patinetes elétricos em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

A empresa inicia a operação piloto na região dos bairros Centro, Savassi, Santa Efigênia, Santo Agostinho, Lourdes, Funcionários, Carmo, Cruzeiro, Anchieta e Sion com mais de 500 bikes e 250 patinetes, ambos com preço acessível – R$ 1 a cada 10 minutos para as bikes e R$3,00 o desbloqueio + R$0,50 a cada minuto de uso do patinete.

As bikes, que estarão disponíveis inicialmente em pontos privados parceiros, podem ser usadas de segunda a segunda, 24 horas por dia, e estacionadas depois em qualquer lugar dentro da área de atuação da Yellow na cidade, em locais onde o estacionamento de bicicletas é permitido (paraciclos e vagas comum de veículos, perpendicularmente ao sentido da via).

Já os patinetes estarão disponíveis todos os dias da semana das 8 às 20 horas. “Começamos com mais de 30 pontos parceiros para bikes e patinetes e outros estão em cadastramento. A Yellow disponibiliza todas as manhãs os patinetes nesses locais; já o usuário pode encerrar a corrida em um desses pontos ou em qualquer local da área de atendimento, contanto que tome cuidado para não atrapalhar o fluxo de pedestres”, explica um dos fundadores da Yellow, Ariel Lambrecht. No final do dia a Yellow recolhe os patinetes para recarga, manutenção e limpeza. E na manhã seguinte, os disponibiliza novamente para uso nos pontos privados.

Assim como em São Paulo, as corridas podem ser pagas com cartão de crédito e dinheiro. Os créditos para uso das bicicletas poderão ser comprados em dinheiro em bancas de jornal e lojas, entre outros estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, como lanchonetes, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para o app do usuário, como já acontece com as recargas de celular.

“Temos acompanhado com atenção e contribuído com as ações da BHTrans no chamamento público para operação de bicicletas compartilhadas e, tão logo o modelo sem estação seja contemplado, procederemos com as adequações legalmente exigíveis”, completa Lambrecht.

A Yellow, primeira empresa de compartilhamento de bicicletas sem estações do Brasil, iniciou suas operações em São Paulo em 2 de agosto e que acaba de somar um milhão de corridas. Enquanto amplia e consolida sua operação no Brasil, a Yellow também inicia sua atuação em outros países da América Latina.

Impacto positivo na cidade

Para garantir a melhor experiência do cidadão, preservar o ambiente urbano, apoiar boas práticas do usuário e respeitar toda a sociedade, a Yellow inicia a operação em Belo Horizonte com iniciativas de manutenção, organização do espaço físico e incentivo ao uso responsável. Os ‘Guardiões Yellow’ circularão todos os dias da semana para mapear bicicletas e patinetes, organizá-los, redistribuí-los estrategicamente e retirá-los para manutenção quando necessário, contribuindo, assim, para a melhor distribuição e posicionamento das bicicletas pela cidade, além de apoiar os usuários e garantir as boas práticas.

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Carro desce ladeira e cai sobre casa na Região da Pampulha, em BH

Motorista do carro ficou ferido

Carro parou sob a casa — Foto: Marcelo Costa/Defesa Civil

Um carro descontrolado desceu uma ladeira e caiu sobre uma casa no bairro Cachoeirinha, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, durante a tarde desta sexta-feira, 18.

De acordo com o Corpo de Bombeiro, o carro desceu uma ladeira, atingiu uma parede e o telhado da casa. Ninguém do imóvel ficou ferido.

A Defesa Civil foi esteve no local onde vistoriou e disse que não há risco de desabamento.

Segundo o corporação, o acidente aconteceu na Rua Flor da Cachoeira e deixou o motorista ferido. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

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