Connect with us

Últimas Notícias

Quadrilha Fogo de Palha é a campeã do Arraial de Belo Horizonte 2018

Quadrilha Milho Verde é a vice-campeã, seguida da São Gererê, que ficou em terceiro lugar. Apuração aconteceu na tarde desta terça-feira, no Coreto do Parque Municipal

Depois de mais uma disputa acirrada Belo Horizonte conheceu, na tarde desta terça-feira, dia 3, a grande campeã do Grupo Especial do Concurso Municipal de Quadrilhas de 2018: a Quadrilha Fogo de Palha, que vai receber 14 mil reias. A agremiação levou o primeiro lugar por ter ficado menos de 4 segundos a mais no tablado que a segunda colocada, a Quadrilha Pipoca Doce, que leva o prêmio de 12 mil reais. Os critérios de desempate também definiram o terceiro e quarto lugares, que ficaram com a Quadrilha São Gererê e Quadrilha Fulô de Laranjeira, respectivamente. O terceiro lugar vai receber um prêmio no valor de 10 mil reais e o quarto lugar, 8 mil reais.

Com uma apresentação que homenageou os personagens mais famosos do escritor Monteiro Lobato, a Fogo de Palha apresentou o tema “Arraial no Sítio do Picapau Amarelo” e emocionou o público com suas Emílias, Narizinhos, Viscondes de Sabugosa e Pedrinhos. O grupo foi o último a se apresentar na noite de sábado, 30 de junho.

“O coração fica a mil, esperando sempre a nota dez. E quando empata fica pior, porque o nervosismo aumenta. Já estávamos muito felizes por termos conseguido colocar no tablado todo o trabalho que a gente pesquisou e realizou durante um ano. O resultado é consequência disso”, afirmou emocionado Juan Borges, presidente da Fogo de Palha. “Somos conhecidos pela perfeição no alinhamento, na roda, e acho que isso é um diferencial que pode ter rendido os décimos que nos deram a vitória. Agora é comemorar”, completou Juan.

A segunda colocada, Pipoca Doce, apresentou no tablado a história do Menino da Porteira, imortalizada na canção clássica de Sérgio Reis. Já a São Gererê, que ficou com a terceira colocação, lembrou a tragédia do rompimento da barragem de Mariana. “O amor é que nem Ipê: floresce quando parece morrer” foi o tema da Fulô de Laranjeira, que ficou em quarto lugar.

Logo após o resultado, Jadison Nantes, presidente da União Junina Mineira, reuniu representantes de várias quadrilhas em uma roda. “O movimento junino é feito pela união de todos nós quadrilheiros. Ele não funciona na individualidade. O concurso acabou, a Fogo de Palha foi campeã, mas todos nós somos vencedores pois lutamos juntos”, disse Nantes, antes de puxar uma oração coletiva.

Pesquisa da Belotur, por meio do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, aponta sucesso para evento na Praça da Estação

Um evento seguro, confortável, que preza pelas tradições juninas ao mesmo tempo em que inova, ousa e propõe surpresas para o público. Foi assim que o Arraial de Belo Horizonte 2018 se reinventou na Praça da Estação em sua 40ª edição. Em todos os cinco dias de evento, arquibancadas ficaram lotadas de um público que se emocionou com as mais de 50 quadrilhas que se apresentaram no tablado. Para fechar os dias, o palco recebeu sete shows, entre eles das duplas Edson & Hudson e Bruno & Marrone.

De acordo com a pesquisa de satisfação realizada pela Belotur, por meio do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, de zero a dez, o evento na Praça da Estação, no geral, ganhou nota 8,8. Destaque para a organização, que ficou com nota 9,0; decoração, que obteve 9,2; shows, com 9,0; e qualidade das comidas e sensação de segurança, ambas com nota 8,8.

Foram mais de 500 entrevistados durante os dias 30/6 e 1º/7. Vale ressaltar que 74% dos entrevistados que participaram de outras edições do Arraial consideraram que o evento melhorou nos seguintes aspectos: organização geral da festa e sensação de segurança. Nenhuma ocorrência grave foi registrada pela Guarda Municipal nem pela Polícia Militar de Minas Gerais.

Vila Gastronômica

Outra excelente nota registrada pela pesquisa foi para a Vila Gastronômica, que ganhou nota 9. Um dos destaques da organização do evento deste ano, a Vila Gastronômica teve ambientação junina e conjuntos de mesas e cadeiras de madeira, fato que proporcionou conforto para quem ali degustou a boa comida de restaurantes típicos mineiros, assim como as receitas vencedoras do Concurso Prato Junino, que também foram comercializadas lá. Neste último fim de semana, a Vila contou também com a Carreta-Escola do Senac, promovendo aulas-show de culinária, gratuitamente, para quem se interessou.

A Vila Gastronômica pode, inclusive, ser a justificativa de outro bom aspecto registrado pela pesquisa do Observatório do Turismo de Belo Horizonte. Em 2018 o gasto médio por participante no evento foi de R$30,50, o que significa aumento de 27% em relação a 2017, quando foi registrado R$24,00 de gasto por participante.

Presidente da Belotur, Aluizer Malab destaca que a festa vem se aprimorando a cada ano. “O Arraial de Belo Horizonte está cada vez maior, as quadrilhas estão cada vez melhores, o que também atrai um público que vem se diversificando. Entre crianças e idosos, percebemos muitas famílias presentes na Praça da Estação, participando dos festejos. Acendemos holofotes para a Gastronomia Mineira Junina e montamos estrutura segura e confortável para que ela funcionasse com excelência. O resultado foi uma alegria, percebida entre organizadores e público em geral”, comentou Aluizer.

Arraial de Belo Horizonte tem programação até dia 15 de julho

De acordo com Malab, ainda tem muita programação do Arraial de Belo Horizonte pela frente. Ele se refere à programação associada de festejos juninos que se estende até dia 15 de julho. Até o momento, já foram realizados 176 festas juninas na capital mineira. Ao todo, são mais de 250 festas, que ainda vão alegrar bastante Belo Horizonte, um dos cinco destinos juninos mais importantes do país, de acordo com o Ministério do Turismo. “Estamos caminhando para o maior Arraial de Belo Horizonte da história”, comemora Malab.

A programação completa pode ser acessada pelo site arraialdebelohorizonte.com.br ou pelo aplicativo Arraial de Belo Horizonte 2018 Oficial, disponível nas lojas virtuais.

Segurança, saúde e limpeza

Durante os cinco dias de evento na Praça da Estação, o esquema de segurança contou com a presença de 144 policiais militares a pé em 10 pontos de policiamento, além de 46 viaturas. Foram disponibilizadas, ainda, 79 viaturas da Guarda Municipal no entorno do evento para controle até a dispersão e 433 Guardas Municipais dentro da praça.

Para auxiliar, 99 bombeiros trabalharam no Arraial de Belo Horizonte e contaram com 10 viaturas durante todo o evento. Três ambulâncias do SAMU deram suporte nos dois fins de semana de programação junina na praça. A BHTrans, que precisou alterar rotas de trânsito no entorno da Praça da Estação, contou com 147 agentes e 45 viaturas.

Já a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolheu mais de nove toneladas de lixo, reunidos em 849 sacos de lixo por 135 garis. “O resultado foi um evento seguro, sem nenhuma ocorrência policial grave registrada, limpo e planejado, que proporcionou conforto para cerca de noventa mil pessoas”, relatou Gilberto Castro, diretor de Eventos da Belotur.

Press Trip

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), promoveu, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, uma Press Trip para apresentar a temporada junina de Belo Horizonte aos jornalistas de outras cidades brasileiras.

Além de mostrar o Arraial de Belo Horizonte, festa que reuniu milhares de pessoas na Praça da Estação nos dois últimos finais de semana de junho, a viagem ainda teve como objetivo evidenciar um dos principais produtos turísticos do município: a gastronomia.

Galeria de Fotos

Arraial de Belô 2018

Últimas Notícias

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada

Vacinação em Belo Horizonte vai até o dia 6

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), prorrogou para até o dia 6 de setembro a Campanha de vacinação contra pólio e sarampo. As vacinas estão disponíveis em todos os centros de saúde de Belo Horizonte. Todas as crianças de 1 a 4 anos, mesmo com o cartão de vacinação atualizado, devem receber a dose de reforço contra essas doenças.

No último sábado, 01/09, a Prefeitura abriu todos os centros de saúde da capital e mais quatro postos extras para aumentar a cobertura vacinal e ampliar o acesso da população às vacinas. Pelo balanço da vacinação, até o dia 01/09, 81% das crianças foram vacinadas contra a pólio e 83% contra o sarampo. Em Belo Horizonte o total de crianças contempladas no público-alvo é 109.438 e a meta da Prefeitura é vacinar 95% dessas crianças.

“Para esta campanha abrimos os centros de saúde em dois sábados como forma de facilitar que pais e responsáveis levassem as crianças para receber as vacinas. Mesmo assim, ainda não atingimos a cobertura ideal. Por isso, estamos prorrogando a ação”, explica o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde da SMSA, Fabiano Pimenta.

Continua lendo

Últimas Notícias

Falamansa, CPM 22, 1Kilo, Maneva, Ponto de Equilíbrio e Poesia Acústica agitam o Festival BH Sustentável

Nos dias 15 e 16 de setembro, o Espaço Trevo, na Av. Raja Gabáglia, será reinaugurado com evento que reunirá shows, palestras e workshops em um final de semana inteiro que promoverá a sustentabilidade na capital mineira


O Festival BH Sustentável, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro (sábado e domingo), a partir das 12h, juntará diversas tribos em um só local para curtir as atrações musicais e discutir sobre sustentabilidade. Além de apresentar uma série de workshops e palestras direcionadas à evolução do ser humano, o evento contará com shows de Falamansa, CPM 22, 1Kilo, Maneva, Ponto de Equilíbrio e Poesia Acústica. O local escolhido para sediar esses dois dias repletos de vibe positiva, conhecimento e evolução, foi o Espaço Trevo (Av. Raja Gabaglia, 5151 – Santa Lucia, Belo Horizonte – MG).

Forrozeiros, roqueiros, regueiros e rappers estarão todos juntos buscando promover a conscientização ambiental, e, claro, se divertir muito ao som dos principais nomes cada gênero musical. O Festival BH Sustentável trará, em sua grade, shows para todos os gostos. No dia 15 (sábado), a Falamansa chega para comemorar com os belo-horizontinos seus 20 anos de sucesso, e transformará o Espaço Trevo em um grande bailão com muito bate coxa e arrasta pé; o primeiro dia de evento ainda contará com o rap cheio de atitude do 1Kilo e o reggae do Maneva. Já no domingo (16), o palco será tomado por toda a energia e rock’n roll do CPM 22, com seus maiores sucessos e inéditas; o reggae será representado pelo Ponto de Equilíbrio e, encerrando a primeira edição do Festival, o Poesia Acústica chega com várias reflexões, sobre a vida e o cotidiano em suas letras de rap.

Além das atrações musicais, durante os dois dias, workshops e palestras serão ministradas no evento que contará ainda com uma praça de alimentação totalmente orgânica com os principais e mais renomados chefes da capital mineira. Os ingressos para curtir o  Festival  BH  Sustentável  estão à venda pela plataforma digital  Sympla,  com valores a partir de R$ 40 (meia), podendo optar por individuais, para participar de apenas um dia, ou passaporte.

Serviço

Festival  BH  Sustentável

Data: 15 e 16 de setembro, sábado e domingo

Local: Espaço Trevo (Av. Raja Gabáglia, 5151 – Santa Lucia, Belo Horizonte – MG)

Atrações:

Sábado – Maneva, 1 Kilo e Falamansa

Domingo – CPM 22, Poesia Acústica e Ponto de Equilíbrio

Ingressos: a partir de R$ 40 (meia)

Vendas:

Pontos de vendas físicos Central dos Eventos

Belo Horizonte:

BH Shopping | Loja Trilhas & Quilhas

Savassi | Loja Central dos Eventos (Rua Fernandes Tourinho 470, Loja 16)

Shopping Cidade | Quiosque Central dos Eventos

Shopping Estação | Quiosque Central dos Eventos

Shopping Del Rey | Quiosque Central dos Eventos

Contagem:

Big Shopping Contagem | Quiosque Central dos Eventos

Betim:

Monte Carmo Shopping | Quiosque Central dos Eventos

Sete Lagoas:

Shopping Sete Lagoas | Quiosque Central dos Eventos

Shopping Lagoa | Quiosque Central dos Eventos

Divinópolis:

Shopping Pátio Divinópolis | Quiosque Central dos Eventos

Bom Despacho:

Praça da Matriz – 196 | Centro

Online: Sympla

//www.sympla.com.br/ festival-bh-sustentavel__ 335422

Realização: Curió Produções e GET Produções

Classificação Etária: 16 anos

Continua lendo

Últimas Notícias

Filho de desembarcado é detido por suspeita de desacato em BH

Filho de vice-presidente do TJ alegou que foi agredido por policiais

• atualizado em 03/09/2018 às 13:17

O filho do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi detido por suspeita de desacato a um policial militar, na madrugada desta segunda-feira (3), em Belo Horizonte. O incidente ocorreu em uma base móvel relataram que em uma rua do bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira.

De acordo com a Polícia Militar (PM), Mateus Resende Vilela, de 23 anos, teria aberto a janela da parte de trás do carro onde ele estava com outros três amigos e ofendido os policiais com gritos.

O carro foi perseguido por policiais que abordaram os passageiros, mas o rapaz teria empurrado um dos policiais e continuado as agressões verbais. O vice-presidente do TJMG, José Afrânio Vilela esteve no local e chegou a se posicionar na frente da viatura, que estava levando o filho dele para a delegacia por desacato.

Mateus afirmou ter sido agredido pelos militares e foi encaminhado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Centro-Sul para ser atendido. Após o atendimento, foi levado para a Central de Flagrantes (Ceflan) da Polícia Civil, no bairro Santa Tereza, na Região Leste.

O Por Dentro de Minas não conseguiu contato com advogado do filho do vice-presidente.

Continua lendo