Redes Sociais

Últimas Notícias

Idoso morre e cinco ficam feridas durante incêndio em BH

Feridos foram levados para o Hospital João XXIII

Um idoso de 96 anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas em incêndio em uma residência no Bairro Palmeiras, Região Oeste de Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Militar (PM), o incêndio teria começado por volta das 6h. A filha do idoso que tentou apagar as chamas, mas acabou inalando muita fumaça e sofrendo queimaduras.

As vítimas, foram socorridos por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.

Continua lendo
Publicidade
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Blitz educativa na MG-010 orienta motoristas sobre os perigos da mistura álcool e direção no Carnaval

Com distribuição de materiais e muita música, ação da Secretaria de Segurança Pública buscou chamar a atenção de condutores e passageiros também para a manutenção dos veículos e a direção responsável, além da prevenção às drogas

Motoristas e motociclistas que pegaram a estrada para viajar ou que estão chegando para curtir o Carnaval em Belo Horizonte tiveram uma surpresa na manhã desta sexta-feira, 01.03. Eles participaram de uma blitz educativa na MG-010, que visou alertar condutores e passageiros sobre os perigos da mistura álcool e direção.

Realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), Secretaria de Estado de Saúde, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, BHTrans e empresas parceiras, o evento também procurou alertar os motoristas sobre a importância de acompanhar sempre a manutenção do veículo, praticar a direção segura, usar o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade, usar corretamente os faróis, entre outros temas.

Coordenadora de Ações de Trânsito da Sesp, Christianne Aguiar destaca que a intenção é educar os condutores não apenas para o período do Carnaval, mas também alertar para que as pessoas efetivamente sejam mais prudentes e conscientes em sua rotina diária no trânsito. “Desde 2017, os acidentes de trânsito com causa presumida dirigir embriagado estão caindo no Estado, e isso se deve às campanhas preventivas e educativas. A prevenção é sempre o melhor caminho”, afirma.

Em 2018, Minas Gerais registrou queda de 11,25% nos registros de acidentes de trânsito com causa presumida embriaguez, em comparação com 2017. Foram 5.011 acidentes, contra 5.646 no ano anterior. A redução continuou no início deste ano: Minas teve 325 registros em janeiro de 2019, contra 363 no mesmo período do ano passado – uma queda de 10,47%. Em Belo Horizonte, a redução foi ainda maior: 42,86%. Foram 35 acidentes em janeiro de 2018, contra 20 em janeiro deste ano.

Marchinhas pela segurança

A ação desta sexta-feira contou ainda com uma apresentação da banda de educação para o trânsito da BHTrans, que tocou marchinhas com temas relacionados a trânsito e segurança para quem passava pelo local. Diversos materiais informativos foram distribuídos, e pedestres e passageiros de ônibus também foram abordados.

Weligton Souza, de 9 anos, estava passando pelo local, acompanhado dos irmãos, e fez questão de parar.  “Aprendi a musiquinha e vou cantar para o meu pai. Ele não gosta de usar cinto de segurança. Estou levando esses materiais para entregar para ele também”, contou.

Um dos motoristas abordados, Edgar Luiz contou que já presenciou vários acidentes acontecerem por imprudência dos motoristas. “Tem muita gente que não respeita os limites de velocidade, não faz a manutenção do veículo e aí acontecem os acidentes. Por isso, concordo que é mesmo importante alertar as pessoas a ter mais consciência no trânsito”, disse.

Fernanda Souza foi uma das passageiras de ônibus abordadas. Ela estava em um dos veículos de viagem que foram parados na ação – em seu ônibus, a maioria dos passageiros não estava usando o cinto de segurança. “Essa ação tem que acontecer sempre. As pessoas precisam ter consciência sobre o uso do cinto também no ônibus. Acho que agora todos aqui vão passar a usar”, comentou.

Prevenção às drogas

 

Também presente na blitz educativa, a Subsecretaria de Política sobre Drogas da Sesp, em parceria com a Polícia Militar, deu início a uma série de ações para conscientizar as pessoas sobre o uso do álcool e outras drogas durante o Carnaval. Em diferentes pontos da capital, as equipes da Subsecretaria estão orientando motoristas e pedestres sobre os perigos que o uso dessas substâncias pode trazer. Durante as abordagens, materiais informativos são distribuídos inclusive para as crianças. Para elas, revistinhas e carinhas personalizadas abordam o tema de forma lúdica. Em alguns pontos, a ONG Bloco Show também está ajudando a chamar a atenção da população.

Superintendente de Acolhimento Integral aos Usuários de Drogas, Fabiane Oliveira explica que durante o Carnaval há um aumento na experimentação e abuso de álcool e outras drogas, sobretudo entre os jovens. “Assim, é imprescindível essa ação preventiva, visando orientar o folião quanto aos riscos desse comportamento. A mensagem é educativa, e o lema é curtir a festa de modo saudável e seguro”, destaca.

Na manhã desta sexta-feira, uma ação foi realizada no Instituto de Educação, no centro de Belo Horizonte. Já na parte da tarde, as equipes vão à Avenida dos Andradas, em frente ao Boulevard Shopping, e à Cidade Administrativa. No domingo, 3 de março, a ação acontece na Feira Hippie, em frente ao Mercado das Flores.

Continua lendo

Últimas Notícias

Publicada prorrogação de crédito a produtores rurais de Brumadinho

Terão direito à prorrogação somente os produtores que conseguirem comprovar, por meio de laudos de entidades oficiais, prejuízos com o rompimento da barragem

Diário Oficial da União traz hoje (1º) a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que prorroga operações de crédito para produtores rurais de Brumadinho, em Minas Gerais.

De acordo com a resolução, os produtores rurais e os agricultores familiares de regiões atingidas pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, ficarão seis meses sem pagar parcelas do crédito rural. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na última quarta-feira (27) a prorrogação do vencimento das operações para o início de julho.

Com a medida, as parcelas que vencem entre janeiro e julho poderão ser pagas até 1º de julho. Segundo o Ministério da Economia, o adiamento tem como objetivo evitar a inadimplência dos produtores afetados pela tragédia de Brumadinho.

Terão direito à prorrogação somente os produtores que conseguirem comprovar, por meio de laudos de entidades oficiais, prejuízos com o rompimento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão. De acordo com o Ministério da Economia, a medida beneficiará 2.750 operações de crédito, das quais cerca de 60% foram feitas por agricultores familiares.

O adiamento abrange parcelas que vencem entre 25 de janeiro, dia do rompimento da barragem, e 30 de junho deste ano.

Continua lendo

Carnaval

Confira o que abre e o que fecha no carnaval 2019 em Belo Horizonte

Como o funcionamento dos diversos órgãos e equipamentos da administração municipal durante o carnaval

• atualizado em 01/03/2019 às 10:33

O Carnaval em Belo Horizonte já está a todo o vapor e alguns serviços na cidade vão sofrer mudanças nos horários de funcionamento. Confira abaixo o funcionamento dos diversos órgãos e equipamentos da administração municipal.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos informou que as agências bancárias vão estar fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (4) e na terça-feira (5).

A entidade informou que as contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, a partir do meio-dia de quarta-feira (6).

Lojas

Cerca de 70% dos comerciantes de Belo Horizonte querem trabalhar durante o carnaval para aproveitar o grande movimento da cidade. A pesquisa divulgada na quarta-feira (27), em uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas da capital mineira (CDL).

Parques e Zoológico

Parque das Mangabeiras*

Fechado na segunda-feira, dia 4 de março.

Aberto nos dias 2 (sábado), 3 (domingo), 5 (terça-feira) e 6 (quarta-feira) de março, das 8h às 17h

Mirante das Mangabeiras*

Fechado na segunda-feira, dia 4 de março

Aberto nos dias 2 (sábado), 3 (domingo), 5 (terça-feira) e 6 (quarta-feira) das 9h às 20h (entrada permitida até às 19:30)

Parque da Serra do Curral*

Fechado na segunda-feira, dia 4 de março

Aberto nos dias 2 (sábado), 3 (domingo), 5 (terça-feira) e 6 (quarta-feira) das 8h às 17h (entrada permitida até as 16h)

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Fechado na segunda-feira, dia 4 de março.

Aberto nos dias 2 (sábado), 3 (domingo), 5 (terça-feira) e 6 (quarta-feira) das 6h às 18h.

OBS: no sábado, dia 2 de março, a partir das 10h e durante todo o desfile do Bloco “Quando come se lambuza”, somente estarão abertas as portarias da alameda Ezequiel Dias, avenida Carandaí e avenida dos Andradas (a portaria da rua da Bahia e as duas da avenida Afonso Pena estarão fechadas durante o desfile).

Parque Ecológico da Pampulha

Aberto nos dias 2 (sábado), 3 (domingo), 4 (segunda-feira), 5 (terça-feira) e 6 (quarta-feira) das 8:30 às 18h.

Demais parques*

Fechados na segunda-feira, dia 4 de março.

Abertos nos dias 2 (sábado), 3 (domingo), 5 (terça-feira) e 6 (quarta-feira) das 7h às 18h.

Jardim Zoológico e Jardim Botânico*

Fechado na segunda-feira, dia 4 de março

Aberto nos dias 2 (sábado), 3 (domingo), 5 (terça-feira) e 6 (quarta-feira) das 8h às 17h (entrada permitida até as 16h)

Aquário da Bacia do Rio São Francisco*

Fechado na segunda-feira, dia 4 de março

Aberto nos dias 2 (sábado), 3 (domingo), 5 (terça-feira) e 6 (quarta-feira) das 8:30 às 16:30 (entrada permitida até às 16h)

* Por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o acesso aos Parques da Serra do Curral, Aggeo Pio Sobrinho e das Mangabeiras, além do Mirante do Mangabeiras e espaços da Zoobotânica (Jardins Zoológico e Botânico e Aquário do Rio São Francisco) requer a apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo 10 dias antes da visita, e documento de identidade com foto. O estacionamento no Parque das Mangabeiras agora integra o sistema rotativo digital da BHTrans. Para maior comodidade, o usuário deve levar o talão ou baixar o aplicativo “Rotativo Digital BH” (disponível para Android e iOS). 

Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania

Conselho Tutelar (Rua Tupis, 149, loja 1 – Centro)

Plantão 24h – (31) 3277-1912

Assistência Social

Centros de Referência de Assistência Social – CRAS

Não funcionarão de sábado a quarta. Funcionam normalmente quinta-feira, dia 7 de março.

Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

Não funcionarão de sábado a quarta. Funcionam normalmente quinta-feira, dia 7 de março.

Diretorias Regionais de Assistência Social

Não funcionarão de sábado a quarta. Funcionam normalmente quinta-feira, dia 7 de março.

Centro de Referência para a População de Rua (Centro Pop) Miguilim (Rua Varginha, 210 – Floresta)

Funcionará de sábado a quarta de 8h às 12h

Centro Pop Centro Sul (Av. do Contorno, 10.852 – Barro Preto)

Não funcionará de sábado a terça. Funcionará quarta a partir de 12h

Centro Pop Leste (Rua Conselheiro Rocha, 351 – Floresta)

Funcionará de sábado a quarta, das 13h às 17h

Central de Vagas – Unidade de Acolhimento Institucional

Plantão 24h – (31) 98872-2023

Abrigos, albergues, repúblicas e acolhimento pós alta hospitalar

Funcionamento normal

Segurança Alimentar e Nutricional

Banco de Alimentos (Rua Tuiuti, 888 – Padre Eustáquio)

Não funcionará de sábado a quarta. Funciona normalmente quinta-feira, dia 7 de março.

Central de Abastecimento Municipal (Rua Maria Pietra Machado, 125 – São Paulo)

Não funcionará de sábado a quarta. Funciona normalmente quinta-feira, dia 7 de março.

Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Mercado Popular da Lagoinha

Não funcionará de sábado a quarta. Funciona normalmente quinta-feira, dia 7 de março.

Direto da Roça

Funcionamento facultativo

Feira Coberta do Padre Eustáquio (Rua Pará de Minas, 821 – Padre Eustáquio)

Funcionamento normal

Feira de Orgânicos

Funcionamento facultativo

Feiras Livres

Funcionamento normal

Feira Modelo da Savassi (Rua Tomé de Souza, entre avenida Cristóvão Colombo e rua Pernambuco)

Só funciona às quintas

Mercado do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro)

Funcionamento normal

Restaurantes Populares I, II, III e IV e Refeitório Popular

Não funcionará de sábado a quarta. Funciona normalmente quinta-feira, dia 7 de março.

Sacolões Abastecer

Funcionamento normal

Direito e Cidadania

Centro de Referência da Juventude – CRJ (Rua Guaicurus, 50 – Centro)

Não funcionará de sexta a quarta. Funciona normalmente quinta-feira, dia 7 de março.

O local será utilizado como Posto Médico de Atendimento durante o Carnaval.

Centro de Referência da Pessoa Idosa – CRPI (Rua Perdizes, 336 – Caiçara)

Não funcionará de sábado a quarta. Funciona normalmente quinta-feira, dia 7 de março.

Centro de Referência LGBT – CRLGBT (Rua Curitiba, 481 – Centro)

Não funcionará de sábado a quarta. Funciona normalmente quinta-feira, dia 7 de março.

Centro de Apoio a Mulher – BENVINDA (Rua Hermilo Alves, 34 – Santa Teresa)

Não funcionará de sábado a quarta. Funciona normalmente quinta-feira, dia 7 de março.

Equipamentos Culturais

Casa do Baile

Fechado nos dias 4 e 5/03.

Museu Histórico Abílio Barreto

Fechado nos dias 4, 5 e 6/03. Aberto ao público nos dias 2 (sábado) e 3 (domingo), das 10h às 17h.

Museu de Arte da Pampulha

Fechado no dia 4/03. Aberto ao público nos dias 2, 3, 5 e 6/03, de 9h às 18h

Casa Kubitschek

Fechado no dia 4/03. Aberto ao público nos dias 2, 3, 5 e 6/03, de 9h às 18h

Museu da Moda, Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Museu da Imagem e do Som e MIS Cine Santa Tereza

Fechados de 2 a 6/03

Postos de Informação Turística

Centro de Atendimento ao Turista Álvaro Hardy – Veveco (avenida Otacílio Negrão de Lima, 855, São Luís)

Dias 2/03 (sábado), 3/3 (domingo), 4/3 (segunda-feira), 5/3 (terça-feira) e 6/3 (quarta-feira) funciona de 8h às 17h.

Centro de Atendimento ao Turista – Mercado Central (avenida Augusto de Lima, 744, Centro)

Funciona nos dias 2/03 (sábado), 3/3 (domingo), 4/3 (segunda-feira) e 5/3 (terça-feira) de março, das 8h às 13h

No dia 6/3 (quarta-feira) funciona de 8h às 18h.

Saúde

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, a Central de Internação, o SAMU, os laboratórios das UPAs e o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno

Funcionam normalmente 24h por dia, todos os dias

Os Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMs)

– 2 e 3/3 – funcionam com equipe de plantão (diurno) e expediente normal (noturno)

– 4/3 –funcionam com escala mínima (diurno) e expediente normal (noturno)

– 5/3 – funcionam com equipe de plantão (diurno) e expediente normal (noturno)

– 6/3 – funcionam com escala mínima (manhã) e a partir das 13h com expediente normal

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

– 2 a 5/3– funciona com equipe de plantão

– 6/3 – funciona com equipe de plantão (manhã) e a partir das 13h com expediente normal

Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais

– 2 e 3/3 – funciona com equipe de plantão

– 4/3 – funciona com escala mínima

– 5/3– funciona com equipe de plantão

– 6/3 – funciona com equipe de plantão (manhã) e a partir das 13h com expediente normal

Os Centros de Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses, os laboratórios de zoonoses, as sedes dos distritos, o nível central (Diretoria de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Diretoria de Vigilância Sanitária, Diretoria de Assistência à Saúde, Gerência de Atenção Primária à Saúde, Gerência de Urgência e Emergência, Diretoria de Zoonoses e Gabinete):

– 2 e 3/3 (sábado e domingo) – não têm expediente

– 4/3 – funcionam das 7h às 17h com escala mínima

– 5/3–não têm expediente

– 6/3 – a partir das 13h funcionamento normal

Os Centros de Especialidades Médicas, a Central de Atendimento a Liminares, os Centros de Referência a Saúde do Trabalhador, o Centro de Treinamento e Referência, os Centros de especialidades odontológicas, a alta complexidade, as Unidades de Referência Secundária, os Centros de Reabilitação, o Centro Municipal de Oftalmologia e o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem:

– 2 a 5/3 – não têm expediente

– 6/3 – funcionamento normal a partir das 13h

Centros de Convivência

– 2 a 5/3 – não têm expediente

– 6/3 – funcionamento normal a partir das 13h

Academias da Cidade, Serviço de Atendimento ao Viajante e Centros de Esterilização Cães e Gatos:

– 2 a 5/3 – não têm expediente

– 6/3 – funcionamento normal a partir das 13h

Segurança

Guarda Municipal

Trabalha normalmente dias 4, 5 e 6 de março

Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH)

Funcionamento normal, exceto para atendimento ao público nos dias 4, 5 e 6 de março

BH Resolve

Fechado nos dias 2 a 6 de março. Retoma as atividades na quinta-feira, dia 7 de março.

Defesa Civil

Funcionamento normal, todos os dias, 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. Os telefones de contato são: 199 e o 3277-8864.

Trânsito e Transporte

Todas as informações sobre as mudanças no carnaval, estão no portal da Prefeitura :

//prefeitura.pbh.gov.br/bhtrans/carnaval/transitoetransporte

Limpeza Urbana

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) informa que nos dias 2, 4, 5 e 6 de março (sábado, segunda, terça e quarta-feira) haverá serviços de coleta domiciliar e seletiva na capital. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) também funcionarão normalmente. Haverá plantões de varrição no Hipercentro, na Savassi e na região hospitalar.

Continua lendo