Redes Sociais

Últimas Notícias

Galeria Mari’Stella Tristão recebe ÓPERA, do artista Marco Paulo Rolla

Ópera resgata sua trajetória artística
de 1980 aos dias atuais

A Galeria Mari’Stella Tristão recebe a exposição individual Ópera, do artista mineiro Marco Paulo Rolla. Com curadoria de Júlio Martins, a mostra faz parte do programa ARTEMINAS e reúne trabalhos do artista em diversas linguagens – performances, pinturas, desenhos, gravuras, vídeos, fotografias, instalações, esculturas e objetos apropriados – tendo por marca mais notável a presença do corpo e da figura humana. O título que batiza a exposição diz respeito a uma característica forte da produção artística de Marco Paulo Rolla, comum ao gênero histórico “Ópera”: a multiplicidade e pluralidade de seus meios e linguagens.

 

Explorando o corpo e a noção da existência humana no mundo atual, a exposição conta com trabalhos como a animação Com muito amor (2011), no qual o artista trabalha com a apropriação de uma escultura em porcelana no estilo rococó; e a série de pinturas Esvaziamento cotidiano (2014), na qual o artista retrata cenas domésticas cotidianas com um toque de melancolia. Já na série Peludos (1998 – 2003), objetos apropriados e interferidos pelo artista lidam com a característica tátil de certos materiais felpudos – como em Cabeludo (1998), objeto construído a partir de um conjunto de chapéus feitos de peles de animais, pelúcia e luva. Esta mesma ambivalência entre presença e ausência, atração e repulsa, é encontrada na obra Pele (1999), um casaco de pele apropriado e com desenhos em seu interior, feitos como tatuagens de caveiras.

A temática da efemeridade da vida também é abordada numa série de desenhos feitos com pó. O artista desenha relógios, escavando os objetos diretamente sobre a fina película de pó que foi se depositando no papel sob seu controle. Também faz parte da exposição a série de desenhos Estado de Espírito (2001), na qual o artista define como “apenas uma inflamação no papel”.

 

Em suas imagens, Marco Paulo Rolla constrói cenografias para os corpos que revelam seus desejos e dinâmicas ao lado de situações e objetos estranhamente familiares e cotidianos. O artista se interessa por momentos inesperados em que o cotidiano apresenta algo inesperado e o corpo é tomado como lugar de desejo e experimentação, desenvolvendo suas obras sob vários suportes e linguagens.

 

A expressiva produção artística mineira é o destaque das galerias do Palácio das Artes durante o programaARTEMINAS, de agosto a outubro de 2018. Norteada pelo mote roseano “rumozinho forte das coisas”, as exposições buscam explorar a força da arte manifesto.

 

Marco Paulo Rolla – Natural de São Domingos do Prata, Minas Gerais, nasceu em 1967. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG em 2006, fez residência na Rijksakademie van Beeldende Kunsten – Amsterdam, Holanda, 1998 e 1999. Desde 2001 é criador, coordenador e editor do CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte – Belo Horizonte. Realizou exposições individuais no Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda. Participou de exposições coletivas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Rohrbach Zement, Dotternhausen, Alemanha; Muu Gallery, Helsink, Finlândia; e na Foundazione Pistoletto, Italy. Realizou a mostra individual de desenhos em técnica mista, Construções Fatais, no Palácio das Artes de Belo Horizonte e participou da programação de Performance da 29ª Bienal de São Paulo, 2010. Em 2015 participou da exposição Terra Comunal com curadoria de Marina Abramovic SESCSP. Ganhador do Prêmio de Aquisição do Salão Nacional da FUNARTE, Rio de Janeiro e do Prêmio Edgard Gunther de Pintura do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Seus trabalhos encontram-se em coleções como a do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Instituto ITAU Cultural de São Paulo, Museu de Arte da Pampulha de Belo Horizonte, Centro Cultural Inhotim, Brumadinho e FUNARTE do Rio de Janeiro. Como performer vem se destacando em festivais no Brasil e no exterior. Como coordenador do CEIA – realizou entre outros eventos a MIP – Manifestação Internacional de Performance, 2003 e 2009. Desde 2013 é o curador de performance do Memorial Minas Vale. É professor da escola Guignard UEMG, desde 2009, onde criou a disciplina de Performance e é orientador e curador da Mostra Perplexa de performance. Também atuou como orientador nas turmas de atelier de especialização de Pintura na mesma instituição.

Assessoria de Comunicação Social
Assessoria de Imprensa – (31) 3236-7378
Vítor Cruz e Thamiris Rezende

Carol Marques (estagiária)

Assessora-chefe de Comunicação Social – Júnia Alvarenga
(31) 3236-7378 / Cel: (31) 98408-7084 / Cel: (31) 98409-1424
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo Horizonte – MG
www.fcs.mg.gov.br

Continua lendo
Publicidade
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Carro desce ladeira e cai sobre casa na Região da Pampulha, em BH

Motorista do carro ficou ferido

Carro parou sob a casa — Foto: Marcelo Costa/Defesa Civil

Um carro descontrolado desceu uma ladeira e caiu sobre uma casa no bairro Cachoeirinha, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, durante a tarde desta sexta-feira, 18.

De acordo com o Corpo de Bombeiro, o carro desceu uma ladeira, atingiu uma parede e o telhado da casa. Ninguém do imóvel ficou ferido.

A Defesa Civil foi esteve no local onde vistoriou e disse que não há risco de desabamento.

Segundo o corporação, o acidente aconteceu na Rua Flor da Cachoeira e deixou o motorista ferido. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Continua lendo

Últimas Notícias

Suspeita de fraude contra empresa de condomínios e ações de caridade é presa em BH

Suspeita de realizar golpes contra uma empresa prestadora de serviços para condomínios e por promover falsas campanhas de arrecadação de dinheiro para ações diversas de caridade

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu preventivamente, nesta quinta-feira (17), Andréia Amorim Meinicke, 54 anos, suspeita de realizar golpes contra uma empresa prestadora de serviços para condomínios e por promover falsas campanhas de arrecadação de dinheiro para ações diversas de caridade, como compra de cadeiras de rodas e preparação de sopas para doação a asilos.

De acordo com as informações apuradas, Andréia atuava como responsável financeira de uma empresa gestora de condomínios pela qual é investigada por falsificação de assinaturas de cheques. Ao todo, acredita-se, que a suspeita movimentou cerca de 400 a 500 cheques da empresa, o que pode ter provocado um desvio de quase dois milhões de reais.

O Chefe da Divisão de Fraudes, Domiciano Monteiro, explicou que durante as investigações foi possível averiguar que a suspeita também cometia golpes nas redes sociais. “Conseguimos descobrir que a mulher também solicitava ajuda e arrecadação de doações em dinheiro nas redes sociais. Depois se apropriava das quantias e falsificava notas fiscais para simular a realização das compras. Em relação a este golpe, acreditamos que a suspeita pode ter chegado a desviar cerca de sete a dez mil reais” concluiu.

O Delegado responsável pelo caso, Vinícius Dias, disse que as investigações irão prosseguir para identificar outras possíveis irregularidades e outros envolvidos na ação. “Iremos dar continuidade às investigações para analisar melhor o caso e a possível identificação de outros envolvidos. A suspeita foi presa e poderá responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, estelionato qualificado e possível organização criminosa. Ela já foi encaminhada ao Sistema Prisional, onde já se encontra a disposição da Justiça” finalizou.

Continua lendo

Últimas Notícias

Dilsinho se apresenta em BH

No domingo, dia 10 de fevereiro, a partir das 15h, o galã do pagode animará uma tarde de festa com muito pagode e sertanejo ao lado do grupo Soul 3 e da dupla Rick & Ricardo no Mirante Raja Grill

Dilsinho, um dos cantores mais queridos da nova geração do samba pop romântico do Brasil, está de volta a capital mineira. O show será realizado no domingo, dia 10 de fevereiro, a partir das 15h, no Mirante Raja Grill (Av. Raja Gabáglia, 3375 – São Bento, Belo Horizonte – MG). Ao lado do cantor, o grupo Soul 3 e a dupla sertaneja mineira, Rick & Ricardo, farão a festa misturando a sofrência do sertanejo com o romantismo e swing do pagode para animar o público.

Considerado um fenômeno entre os principais nomes do pagode atual, o cantor Dilsinho vem conquistando multidões com seu talento que vai muito além da beleza. Dono de grandes hits como “Péssimo Negócio”, “12 horas” e “Cansei de Farra”, ele promete animar o público, e fazê-lo “Refém” de seus grandes sucessos. Para a festa ficar ainda mais completa, a mistura do repertório solto, descontraído e envolvente da banda SOUL3 fará os presentes cantarem, dançarem e divertirem de uma forma totalmente diferente. Mas, a noite só termina quando uma das mais respeitadas duplas do cenário sertanejo mineiro, Rick & Ricardo, soltarem a voz e encantarem com suas canções que viraram hit no estado como “Camisa do Mickey” e “Estaciono meu mundo”.

A festa disponibilizará setor único para o público. E os ingressos já estão à venda nas lojas da Central dos Eventos ou pelo site www.centraldoseventos.com.br, com valor de R$50, válido para segundo lote.

Serviço

Dilsinho, Soul 3 e Rick & Ricardo

Local: Mirante Raja Grill (Av. Raja Gabáglia, 3375 – São Bento, Belo Horizonte – MG)

Data: Domingo, dia 10 de fevereiro

Horário: a partir das 15h

Ingressos: R$50 (2º lote) – setor único – o valor pode mudar sem aviso prévio

Vendas: Central dos Eventos

Lojas físicas

Belo Horizonte:

BH Shopping | Loja Trilhas & Quilhas

Savassi | Loja Central dos Eventos (Rua Fernandes Tourinho 470, Loja 16)

Shopping Cidade | Quiosque Central dos Eventos

Shopping Estação | Quiosque Central dos Eventos

Shopping Del Rey | Quiosque Central dos Eventos

Contagem:

Big Shopping Contagem | Quiosque Central dos Eventos

Shopping Contagem – Loja Pavilhão 3

Betim:

Monte Carmo Shopping | Quiosque Central dos Eventos

Sete Lagoas:

Shopping Sete Lagoas | Quiosque Central dos Eventos

Shopping Lagoa | Quiosque Central dos Eventos

Divinópolis:

Shopping Pátio Divinópolis | Quiosque Central dos Eventos

Bom Despacho:

Praça da Matriz – 196 | Centro

Ou pelo site: www.centraldoseventos.com.br

Classificação indicativa: 16 anos

Continua lendo