De acordo com o Delegado Herivelton Ruas Santana, “as investigações foram iniciadas em janeiro deste ano, com troca de informações com a Polícia de São Paulo, quando conseguimos identificar, qualificar o suspeito e localizarmos sua residência. Com o mandado de prisão em mãos, representamos junto à Justiça de Montes Claros para a concessão de mandado de busca e apreensão para a residência do suspeito”, detalhou o Delegado.
O mandado de busca e apreensão foi cumprido durante todo o dia e parte da noite desta terça-feira (19) e resultou na apreensão de três veículos de luxo na residência de Vandenilson, todos registrados em nome de terceiros, e vários documentos de imóveis. Outros veículos, também registrados em nome de terceiras pessoas, foram localizados e apreendidos em garagens diversas de residências localizadas em Montes Claros e Januaria. Dentre eles, uma Porsche, duas Range Rovers e uma Hilux SW4.
Esta prisão é considerada muito importante para o Norte de Minas, como observou o Chefe do Departamento de Montes Claros, Delegado-geral Renato Nunes Henriques. “As investigações realizadas apontam que o investigado possui vínculo com uma organização criminosa ligada ao tráfico interestadual de drogas; ele ocultava o caráter ilícito de suas atividades criminosas, fazendo-se passar por comerciante e empresário estabelecido em Montes Claros”.
Investigações anteriores
Em 2015, a Polícia de São Paulo apreendeu 250 quilos de cocaína em um sítio de Vandenilson. Na ocasião, o suspeito conseguiu fugir e se escondeu em Montes Claros. Ele estava adquirindo veículos de luxo, imóveis (casas e fazendas) no município e em toda região, com objetivo específico de lavar o dinheiro proveniente do tráfico de drogas, contraindo patrimônio estimado em R$4 milhões de reais.
O Delegado Regional de Montes Claros, Jurandir Rodrigues César Filho, informou que “os policiais da Agência de Inteligência trabalharam de forma incansável, com troca de informações, permitindo o êxito das investigações, que culminaram com a prisão desse indivíduo foragido do Estado de São Paulo”.
Devido à periculosidade do suspeito e ao fato dele ser apontado como integrante de uma organização criminosa de atuação nacional, ele será transferido para um Presídio de Segurança Máxima. A Polícia Civil agora tem 30 dias para concluir o Inquérito Policial instaurado para apurar o crime de lavagem de dinheiro e solicitar a indisponibilidade dos bens localizados na posse do suspeito e de outras pessoas ligadas a ele.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.