Redes Sociais

Últimas Notícias

Fórum de Cidades Digitais em Belo Horizonte reúne 30 municípios

Gestores devem focar demandas tecnológicas nos cidadãos, afirmam especialistas no encontro

Prefeitos e gestores de 30 municípios participaram, nesta quinta-feira (21), do I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Espaço 104, na capital, para discutir como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas e a máquina pública. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (SEDECTES), apresentou modelos, soluções de mercado e políticas públicas voltadas para a eficiência de gestão.

De acordo com o assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Luís Ramos, a aplicação de tecnologia nos serviços públicos passa pela interligação das secretarias. “Para se ter inteligência é preciso análise de dados. Tendo a informação o gestor público toma decisões mais fundamentadas”, comentou Ramos, destacando as ações do governo federal que visam levar conectividade a municípios desprovidos de serviços.

Já em Minas, segundo maior polo tecnológico do país, diversos programas em andamento buscam fomentar o desenvolvimento do Estado através da inovação. O Meu Primeiro Negócio, por exemplo, estimula os primeiros passos no empreendedorismo já no ensino médio, envolvendo alunos em 120 escolas selecionadas.

Na opinião da diretora de Inovação Social e Ambiental da SEDECTES, Lívia Leão, além da modernização dos governos, é preciso capacitar a população a fazer uso das tecnologias disponíveis. “Essa questão de incentivar para que as pessoas, os jovens, entrem no mundo da tecnologia e do empreendedorismo, criando empresas de base tecnológica, é muito importante, principalmente num cenário de crise. A partir do momento que se diversifica a economia, o município gera emprego e novas arrecadações”, ressalta Lívia.

Exemplos – Contagem, Belo Horizonte e Monteiro Lobato (SP) foram alguns dos exemplos apresentados durante o encontro realizado no espaço do Seed, outro programa integrante do Minas Digital, que fomenta a aceleração de startups no cenário brasileiro.

O estacionamento rotativo digital é uma das soluções inteligentes, direcionada para melhorar o trânsito, que deve entrar em funcionamento em breve em Belo Horizonte, segundo o presidente da Empresa de Informática e Informação do Município (PRODABEL), Leandro Garcia. A capital mineira, lembra ele, é a cidade com mais empreendedores tecnológicos no país. “O grande desafio é transformar essa vocação em desenvolvimento econômico”, comentou Garcia.

Projetos inovadores – Os prefeitos de Betim, Contagem, Itaguara, Lagoa Santa, Mateus Leme, Nova Lima e Juatuba foram homenageados durante o Fórum de Cidades Digitais por iniciativas em andamento nas localidades. Conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é valorizar as administrações que estão investindo na área. “Esse reconhecimento é uma forma de valorizar os prefeitos que estão investindo na informatização dos processos e entendem que a tecnologia é essencial para aprimorar os serviços públicos e, consequentemente, a vida das pessoas. Não existe outro caminho. Por isso também a importância de se promover a interação entre os gestores para facilitar a modernização das cidades”, disse o diretor da RCD.

A prefeita de Juatuba, Valéria Aparecida dos Santos, destaca que o projeto de monitoramento, implantado neste ano, vem para auxiliar as autoridades de segurança pública do município. “Fico muito feliz. São 10 câmeras localizadas mais na área central e depois nós vamos levar para os distritos de Boa Vista, Francelinos e Icaraí”, contou a prefeita.

Continua lendo
Publicidade
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Suspeito de assalto morre após policial reagir em Contagem, na Grande BH

Homem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu

Um homem morreu durante tentativa de assalto durante o fim da madrugada deste deste domingo, 6, na alça que dá acesso à Avenida das Américas, no bairro Arpoador, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Militar (PM), um policial da corporação estava em motocicleta indo para o trabalho quando foi surpreendido pelo homem juntamente com um comparsa sairão do meio de um matagal, com a arma.

O policial entregou o veículo e conseguiu se esconder atrás de um carro, mas mesmo o criminoso apontando a arma para o policial, que se identificou como militar e ordenou que o ladrão soltasse o revólver.

Mas, o suspeito jogou a motocicleta no chão e caminhou na direção do militar, que atirou no homem que foi atingido no peito. O outro suspeito fugiu. Ele foi socorrido para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Ressaca, onde morreu. Com o homem havia três celulares roubados.

Continua lendo

Últimas Notícias

Guindaste tomba na Via Expressa, em Betim

Incidente com guindaste aconteceu no início desta tarde, no bairro Duque de Caxias

• atualizado em 06/01/2019 às 15:25

Incidente com guindaste ocorreu na Via Expressa - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Incidente com guindaste ocorreu na Via Expressa – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um guindaste tombou no inicio da tarde deste domingo, 6, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou o Corpo de Bombeiros.

Conforme a corporação, o incidente ocorreu em uma uma obra na Via Expressa, no bairro Duque de Caxias. Parte da estrutura ficou suspensa e as rodas do veículo ficaram viradas para o ar.

O guindaste está com parte de sua estrutura suspensa, correndo o risco dele cair sobre a Via Expressa. As duas pista centrais da via já estavam interditadas, pois no local está sendo construída uma passarela. As vias marginais estão liberadas.

Não há informações sobre feridos.

Continua lendo

Últimas Notícias

Presos tentam escapar da Penitenciária Nelson Hungria, na Grande BH

Informações iniciais dão conta de que presos cerraram grades

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (Sesp) está apurando a tentativa de fuga de presos na madrugada deste sábado (5) na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Conforme o Sesp, dois presos tentaram cerrar as grades, mas agentes conseguiram conter a fuga. Armas artesanais e as chamadas “terezas”, cordas foram usadas em fugas.

O Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional (Cope) foi acionado. A secretaria informa foi aberto procedimento preliminar de investigação para apurar administrativamente o ocorrido.

A Justiça determinou que a penitenciária não poderia mais receber presos até que a capacidade fosse regularizada. O local só pode abrigar 1.640 detentos. Hoje ela está com cerca de dois mil presos.

Continua lendo