O Arraial de Belo Horizonte 2018 já ganhou belos presentes em sua 40ª edição: arquibancadas lotadas para o Concurso Municipal de Quadrilhas do Grupo de Acesso, vila gastronômica movimentada e com muito conforto nos três dias de eventos, shows de duplas sertanejas como Edson e Hudson e nenhuma ocorrência policial no entorno ligada ao evento.
“Em sua 40ª edição, o Arraial de Belo Horizonte também ganha um novo contorno. Ele já possui excelência no concurso de quadrilhas, nos shows e em sua tradição. Agora, com a valorização da gastronomia, que ganha estrutura própria totalmente ambientada na Praça da Estação com a Vila Gastronômica, o Arraial também ganha na diversificação do público, atendendo a uma camada maior da sociedade belo-horizontina”, comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur.
A praça recebeu um público médio de 40 mil pessoas, somando a rotatividade de sexta-feira (22/6) a domingo (24/6). A expectativa agora só aumenta para o fim de semana que vem, nos dias 30 de junho e 1º de julho. Estão programados os Concursos de Quadrilhas Estadual e Municipal do Grupo Especial e, para fechar com chave de ouro, show de Bruno & Marrone, dupla sertaneja nacionalmente reconhecida.
A abertura do arraial, na sexta-feira, ficou por conta do Forró Arrumado com Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim, que apresentaram clássicos do ritmo nordestino para esquentar a festa. Em seguida, sob a batuta de Adriana Darley, mestre de cerimônias da festa, foi a vez do início do Concurso Municipal de Quadrilhas do Grupo de Acesso.
“A cada ano que passa está mais difícil julgar as quadrilhas que aqui disputam o concurso. A cada ano que passa elas estão mais técnicas, criativas, empenhadas, o que dificulta porém engrandece nosso trabalho”, comenta Samuel Soares Cunha, jornalista e gestor cultural, que participa como jurado do Arraial de Belo Horizonte há 22 anos.
Subiram ao tablado as quadrilhas Junina Pega Frango, Explosão Junina, Nova Geração, Águia Caipira, Arraial do Chic Chic e Arraial do Brega e Chick. A noite de sexta ainda teve a animação do Marcelinho de Lima, com o melhor do sertanejo.
A festa de sábado foi aberta pela apresentação da quadrilha Trem D’Minas, seguida de mais oito agremiações. Subiram ao tablado: Arraial do Formigueiro Quente, Quadrilha Luar do Sertão, Quadrilha Fogo na Perna, Arraial Pé Vermelho, Arraiá do Brejo Grande, Quadrilha Beija Flor de Minas, Quadrilha Jiló com Mel e Quadrilha Balancê Mineiro. Os cantores Sinval Moreira e Juliano Rosa se apresentaram no fim da noite, para uma praça lotada.
O domingo já guardava fortes emoções com o show da dupla sertaneja Edson e Hudson. Mas antes, se apresentaram as últimas quadrilhas que disputam o título municipal do Grupo de Acesso. Ao som de xote, xaxado e forró as quadrilhas Nega Biruta, Me Larga Cumade, Arraiá de São Domingos, Arraial do Milho Verde, Arriba Saia, Pé Rachado, Arraial Cambuquira, Casa do Chapéu e Paixão Junina mostraram seus figurinos e coreografias. Edson e Hudson subiram ao palco no fim da noite, apresentando hits como “Galera Coração” e “Azul”, acompanhados pelo coro da galera.
Fátima Santos, de 44 anos, esteve na praça para assistir à apresentação da filha, que dançou em uma das quadrilhas da competição. “A festa está muito bonita e organizada. Achei a estrutura melhor do que a do ano passado. Estou muito emocionada em assistir minha filha e ainda vou ficar para o show do Edson e Hudson”, disse animada.
A apuração do Grupo de Acesso do Concurso Municipal de Quadrilhas acontece nesta terça-feira, a partir das 14h30, no coreto do Parque Municipal.
Vila Gastronômica
Outro destaque do fim de semana foi a Vila Gastronômica. Com mesas e cadeiras de madeira e decoração de chita, o charmoso espaço atraiu as pessoas interessadas em comer bem e com conforto.
A Vila Gastronômica é realizada em parceria com a ABRASEL e a Frente da Gastronomia Mineira e conta com a presença dos restaurantes Dona Lucinha, Maria das Tranças e Sport Bar. No espaço, o público pode, também, saborear os pratos vencedores do Concurso Prato Junino, das faculdades UNA e Promove.
Ainda dentro da vila está a Tenda Saberes Alimentares, criada em parceria com a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN). Nela, expositores de projetos sociais ligados à prefeitura vendem quitutes juninos.
Banco de Alimentos
Quem frequentou o Arraial de Belo Horizonte neste fim de semana ainda teve a oportunidade de praticar a solidariedade. O projeto Banco de Alimentos, também da SUSAN, recolheu doações de alimentos não perecíveis para distribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação continua no próximo fim de semana.
Segurança
O esquema de segurança na Praça da Estação, entre os dias 22 e 24 de junho, contou com a presença de 34 policiais militares a pé em 10 pontos de policiamento, além de 8 viaturas. Foram disponibilizadas, ainda, 8 motocicletas da Guarda Municipal no entorno do evento para controle até a dispersão, mais 100 Guardas Municipais dentro da praça. O resultado foi um evento seguro, sem nenhuma ocorrência policial registrada.
Dias 30 de junho e 1º de julho
O Arraial de Belo Horizonte leva seu festejo novamente para a Praça da Estação nos dias 30 de junho e 1º de julho. No sábado, o Concurso Estadual de Quadrilhas começa às 15h30. Já o Grupo Especial do Concurso Municipal sobe ao tablado a partir das 19h30. Os embalos ficam por conta do show da Nolli e Brothers e Rick e Ricardo.
No domingo, a festa começa mais cedo. Às 14h as quadrilhas do Estadual mostram suas coreografias. As últimas agremiações do Grupo Especial do Concurso Municipal estão marcadas para começar às 17h30. O grande encerramento da festa fica por conta da dupla Bruno e Marrone.
SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO PRAÇA DA ESTAÇÃO
● Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas
30 de junho, a partir das 15h30 e 1º de julho, às 14h
● Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas
Grupo Especial: 30 de junho, a partir das 19h30. 1º de julho, a partir das 17h30.
SHOWS
23h: Nolli e Brothers
00h: Rick e Ricardo
1º/7
21h30: Bruno e Marrone