ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Últimas Notícias

Belo Horizonte ganha novo polo para desenvolvimento do setor de floricultura

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Em uma área de 5 mil metros quadrados no bairro Cachoeirinha começará a funcionar na próxima quinta-feira (28) o Mercado de Flores e Plantas de BH onde produtores mineiros de diversas cidades e distribuidores, que trazem mercadorias dos principais centros de produção do Brasil, estarão comercializando flores e plantas para paisagismo, além de acessórios para ornamentação floral.

O Mercado de Flores e Plantas de BH é uma iniciativa da ADPF (Associação de Distribuidores e Produtores de Flores) que, depois de 20 anos na Central de Abastecimento Municipal (conhecida popularmente como Feira do Bairro São Paulo), decidiu ter um espaço próprio para comercialização e planeja transformar o novo local em polo de referência da floricultura em Minas Gerais – segundo maior produtor de flores do Brasil.

Voltado prioritariamente para os profissionais e empreendedores de floricultura, decoração, eventos e paisagismo, o Mercado de Flores e Plantas de BH funcionará, inicialmente, às quintas-feiras e sábados, das 05h30 às 10h, sendo que nas quintas-feiras até às 8 horas o acesso é liberado somente mediante a apresentação de crachá para quem está cadastrado pela ADPF. A partir das 8 horas é aberto ao público. Aos sábados a entrada ao público é liberada a partir das 05h30.

Mas, em breve o mercado deverá funcionar outros dias da semana e também deverá ampliar o acesso de consumidor final.

Com localização estratégica, o Mercado de Flores e Plantas de BH deve contribuir para resolver um problema crítico que é o gargalo na distribuição e comercialização deste setor. Estima-se que cerca de 80% das flores colhidas em solo mineiro, ao invés de serem comercializadas de imediato internamente, saem do Estado para serem negociadas em centros de comercialização e só depois disto retornam ao mercado onde foram produzidas.

“Estamos dando um passo muito importante para combater esta distorção e ajudar o desenvolvimento do negócio de floricultura no nosso estado porque no Mercado de Flores e Plantas de BH poderemos até dobrar o número de produtores em relação ao que tínhamos na Feira do Bairro São Paulo. Vamos oferecer mais facilidades e conforto para os usuários, promover cursos, feiras de flores, feira de orquídeas, outras atividades promocionais e criar um polo de referência para o setor” explica Flavio Vieira, presidente da ADPF.

Muito abaixo da média mundial, o consumo per capita de flores no Brasil, segundo o Ibrafor (Instituto Brasileiro de Floricultura) é de apenas R$ 26,50. Mas nos últimos anos, apesar da crise econômica, o faturamento do setor vem crescendo significativamente e chegou a R$ 7,2 bilhões em 2017. Minas Gerais destaca-se neste cenário como um dos maiores estados produtores de flores e plantas ornamentais do País, superado apenas por São Paulo. Estimativas recentes indicam que existem mais de 500 produtores em quase 2.2 mil hectares cultivando cerca de 160 espécies de flores de corte e de vasos. Isto traz benefícios como geração de emprego e renda no campo e contribui para estimular uma ampla cadeia de negócios, de suprimento de sementes, equipamentos e insumos agrícolas até o crescente mercado de organizações de festas, eventos e ornamentação floral. É neste contexto que se insere o novo Mercado de Flores e Plantas de BH.

Serviço

Mercado de Flores e Plantas de BH
Av Bernardo Vasconcelos – 1875 – Bairro Cachoeirinha – Belo Horizonte
Entrada na lateral: Rua Vitoria, 167
Telefone: (31) 99508-5020
Horário de funcionamento:
Quinta-feira
05h30 – 08h acesso somente para profissionais previamente cadastrados
08h – 10h aberto ao público
Sábado
05h30 – 10h aberto ao publico

7940 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Últimas Notícias

A infância de Didier Drogba, uma infância especial

O internacional marfinense ou, pelo menos, o ex-internacional marfinense Didier Drogba teve, como todos os filhos de uma mulher, uma infância e…
NotíciasÚltimas Notícias

Culturadoria lança curso Divulgação de Negócios Criativos

Foto: Carol Braga – Crédito: Arthur Senra  TURMA #1 A constante transformação do cenário da comunicação exige atualizações periódicas, tanto de técnicas como…
EconomiaNotíciasÚltimas de VariedadeÚltimas Notícias

Empresária de Belo Horizonte lança plataforma de cursos para especialização em beleza e estética

Foto | Crédito – Fotógrafa Marcele Valina.  Amanda Dâmaso é a criadora do Aprenda Beleza, que surgiu da vontade de empoderar mulheres…

Deixe uma resposta