Redes Sociais

Últimas Notícias

Arraial de Belo Horizonte 2018 terá esquema de segurança especial

Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) terá Posto de Comando para atender ao evento à partir desta sexta-feira (22/6)

• atualizado em 21/06/2018 às 11:23

O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) terá um Posto de Comando especialmente para atender às demandas da 40ª edição do Arraial de Belo Horizonte, a partir desta sexta-feira, dia 22/6. O objetivo é reforçar ainda mais a estrutura de integração das instituições públicas de diferentes setores para garantir que a população possa curtir as apresentações das quadrilhas, os shows musicais, a Vila Gastronômica com segurança e tranquilidade.

A partir das 18h de sexta-feira até as 2h de sábado (23/6), de forma bastante semelhante ao atendimento que acontece durante o Carnaval, o Posto de Comando será montado para administrar a logística do Arraial de Belo Horizonte e reunirá no COP-BH representantes da Belotur, Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Guarda Municipal, SLU, BHTrans e SAMU. Isso garantirá rapidez na tomada de decisões em relação à mobilidade dos cidadãos, o fluxo de veículos emergenciais como ambulância e viaturas, as eventuais ações de defesa civil e manutenção da ordem pública.

O esquema irá se repetir em todos os dias de evento na Praça da Estação, ou seja, nos dia 23, 24 e 30 de junho, sempre no mesmo horário, e também em 1º de julho. Em todas essas ocasiões, o posto terá também representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul, da Fiscalização, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, contará com o apoio técnico da Prodabel e manterá contato direto, por telefone, com o Juizado da Infância e da Juventude.

Em 2017, a segurança foi um dos itens mais bem avaliados do Arraial de Belo Horizonte, dentro da pesquisa de satisfação realizada pela Belotur, por meio do Observatório do Turismo. De zero a dez, a sensação de segurança ficou com nota 8,1. Foram mais de 400 entrevistados durante os dias do evento. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, mesmo com 70 mil pessoas curtindo o Arraial de Belo Horizonte na Praça da Estação em 2017, foram registrados apenas quatro boletins de ocorrência.

“O nosso empenho é para que, em trabalho conjunto com dezenas de órgãos públicos, consigamos organizar um evento de grande porte, envolvendo milhares de pessoas na Praça da Estação, com o máximo de segurança e conforto, recebendo público de todas as idades em toda a nossa programação”, explica Aluizer Malab, presidente da Belotur.

Para a diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro, a experiência de planejamento e atuação integrada, adquirida com o Carnaval de 2017 e de 2018, possibilitou conhecimentos que puderam ser aprimorados e agora serão fundamentais para o sucesso do posto de comando do Arraial. “Ao longo do tempo, o que vemos é um processo de amadurecimento da integração entre os órgãos dos mais variados setores, com atuação cada vez mais colaborativa e produtiva”.

Aprimoramento

No dia-a-dia da capital, o compartilhamento de informações e a soma de esforços entre as 13 instituições públicas e uma da iniciativa privada que compõem o Centro de Operações, somado à visualização de mais de 1,6 mil câmeras, permitem que os integrantes monitorem o trânsito e a movimentação de pessoas nos principais espaços públicos da cidade, garantindo agilidade na solução de problemas de mobilidade, segurança e serviços urbanos.

O Arraial de Belo Horizonte

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, o Arraial de Belo Horizonte completa quatro décadas de festividades juninas em 2018. Além dos tradicionais concursos de quadrilhas e dos grandes shows na Praça da Estação, neste ano, o Arraial de Belo Horizonte tem a gastronomia mineira como um dos principais pilares. São diversas festas e quermesses, circuitos culinários, concursos gastronômicos, oficinas e presença de grandes chefs de cozinha mineiros.

Em 2017, 185 mil pessoas curtiram o Arraial de Belo Horizonte durante um mês de programação. A movimentação econômica dos fins de semana de evento na Praça da Estação, de 30 de junho a 2 de julho e 8 e 9 de julho, chegou a R$ 1,68 milhão.

O Ministério do Turismo e a Embratur elegeram Belo Horizonte um dos cinco maiores destinos turísticos no período junino, ao lado das cidades de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

Últimas Notícias

Ônibus capota após bater em carro de passeio e deixa 23 feridos, em Sarzedo

Uma pessoa foi socorrida em estado grave pelos Bombeiros para hospital da capital

• atualizado em 19/10/2018 às 14:22

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um ônibus e um carro se envolveram em um acidente durante a tarde desta quinta-feira, 18, na MG-040, em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ônibus capotou e saiu da pista, parando em um terreno ao lado da estrada. O Corpo de Bombeiros fez a retirada das vítimas que estavam presas às ferragens.

Ainda conforme a corporação, 23 pessoas ficaram feridas. Duas em estado, sendo que uma foi levada pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros em estado grave para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestou socorro às vítimas.

Continua lendo

Últimas Notícias

Ônibus perde freios, bate em carros e poste em BH

Pelo menos uma pessoa ficou ferida

Foto: Elberty Valadares/Por Dentro de Minas

Um ônibus perdeu os frios durante a tarde desta quinta-feira, 18, e atingiu dois carros, um poste e só parou após bater em uma grade de um prédio no bairro Palmares, em Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Militar (PM), uma mulher ficou presa entre as ferragens do carro. Passageiros que estava no ônibus, disseram que o veículo estava lotado e não conseguiu parar na descida da Rua José Cleto, após o Parque Renato Azeredo.

Testemunhas também falaram que um mulher deu sinal para o ônibus que não parou.

aguarda para mais informações

Continua lendo

Últimas Notícias

Hackaton Sustentar busca soluções inovadoras para a indústria do aço

Iniciativa estimula ideias para os desafios do desenvolvimento sustentável do setor

Contribuir com soluções sustentáveis para o planeta, ter acompanhamento de mentoria e ainda receber prêmio em dinheiro são os principais motivos para pessoas empreendedoras, apaixonadas por tecnologia e inovação, se inscreverem para o Hackathon Sustentar – Inovação e Soluções Sustentáveis. Informações e inscrição: //sustentar.net/2018/. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de novembro.

O Hackathon Sustentar vai selecionar ideias de soluções inovadoras para os desafios globais do desenvolvimento sustentável, com ênfase em três áreas: Produção de Aço com Baixa Pegada de Carbono; Reciclagem Urbana; Economia Circular aplicada à Indústria do Aço.

O Hackathon Sustentar é uma iniciativa do Sustentar 2018 – 11º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, em co-realização com o Sebrae Minas e patrocínio da ArcelorMittal e Gerdau.

A maratona de programação das soluções inscritas será realizada nos dias 10 e 11 de novembro no Lemonade, na Unidade Administrativa II UFMG, Rua Professor Amílcar Viana Martins, s/nº, com o Demoday (apresentação dos projetos) no dia 23 de novembro, na abertura do Sustentar 2018.

Serão selecionadas três equipes vencedoras que, além de prêmios num valor total de R$ 5 mil, terão orientação de profissionais especializados e contarão com acompanhamento de mentoria para o desenvolvimento das ideias.

Serviço

Hackaton Sustentar
Inscrições até 4 de novembro
Informações: //sustentar.net/2018/

Continua lendo