ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Últimas Notícias

Mais de 650 mil itens serão comercializados sem impostos em BH

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Nesta quinta-feira, 24, será realizada a 12ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI). Neste dia, empresários de Belo Horizonte, de diversos segmentos, irão comercializar produtos e serviços com desconto referente ao valor dos tributos incidentes. Até o momento, já são cerca de 800 lojas participantes que irão vender mais de 650 mil unidades de produtos, entre roupas, produtos pets, cosméticos, semijoias, sapatos, brinquedos, alimentos, bebidas, artigos de papelaria, óculos, móveis, acessórios para carro e moto, tratamentos estéticos, entre outros. A lista de empresas e produtos ainda deve aumentar até a o dia da ação. A relação completa pode ser acessada no site http://dli.cdlbh.com.br.

As 19 lojas das óticas Centro Visão localizadas na capital e Contagem, irão comercializar mais de 1,5 mil produtos com os descontos referentes aos tributos. Para o empresário Davidson Cardoso, um dos proprietários da rede de óticas, é muito importante que eventos como o DLI sejam realizados. “A ação é fundamental para dar conhecimento ao consumidor sobre o valor pago por ele nos produtos apenas referente a tributos. Muitas vezes ele não percebe, ou não tem conhecimento, que sobre o custo de determinado item que ele compra quase a metade pode ser apenas imposto. Queremos que o consumidor também se indigne contra a alta carga tributária existente em nosso País”, comenta. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o tributo no valor dos óculos de grau pode chegar a 39,09%, já nos de sol a taxa é de 44,83%. A rede de óticas participa do DLI desde a primeira edição.

A Drogaria Araujo, pelo segundo ano consecutivo, irá participar do DLI. A rede de lojas irá comercializar mais de 1,3 mil tipos de produtos em todas as unidades da capital, Região Metropolitana e interior de Minas Gerais. Ao todo serão mais de 180 lojas participantes. Todos os medicamentos genéricos serão vendidos com zero de imposto, ou seja, com um desconto de 33, 87 % (valor referente ao percentual de carga tributária em medicamentos calculados pelo IBPT). A linha Araujo de Manipulação, entre eles, suplementos, medicamentos, cosméticos e dermocosméticos, homeopáticos, florais e nutricionais também será comercializada sem 11% de impostos. “Participar do Dia da Liberdade de Impostos é uma oportunidade de mostrar quanto os tributos pesam nos preços dos medicamentos e demais produtos. Queremos demonstrar que o tributo dificulta o acesso a itens indispensáveis na saúde”, afirma o presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo Neto.

Outra empresa participante da ação no dia 24 é a Big Z, que comercializa brinquedos, material escolar, itens de papelaria e variedades. Na ocasião, as três unidades da empresa irão vender mais de 50 tipos diferentes de itens sem a incidência dos impostos, entre eles mochilas, produto que tem quase 40% do seu o valor referente aos tributos. A Big Z já participa do Dia da Liberdade de Impostos há várias edições, pois o empresário Frederico Consentino faz questão de apoiar o movimento. “Nós, empresários, arcamos com um valor elevado mensalmente para quitar nossas obrigações fiscais. Sentimos no bolso o peso dos impostos, que impede, muitas vezes, que possamos crescer e desenvolver nossas empresas. Precisamos que a população em geral também saiba como os tributos os afetam, especialmente sobre o poder de compra e consumo”, esclarece.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), Bruno Falci, a luta por uma carga tributária mais justa deve ser de todos. “A elevada carga tributária absorve e limita o orçamento da população, onera o custo de vida e atrapalha os negócios do pequeno, médio e grande empresário”, afirma. “Além disso, o brasileiro não vê o retorno da arrecadação dos impostos que paga. Não temos educação, saúde e segurança de qualidade”, acrescenta.

Gasolina será vendida a R$ 2,281 em um posto da capital no dia 24

A venda de gasolina sem imposto é um dos exemplos de produtos e serviços que serão comercializados com os descontos referentes aos impostos na próxima quinta-feira. Os consumidores poderão abastecer o carro ou a moto com o preço da gasolina a R$ 2,281 o litro. O valor corresponde ao desconto de 47,96% dos tributos diretos incidentes no produto. O posto participante é o Pica Pau (Av. do Contorno, 10.325, Barro Preto) e a ação é limitada aos primeiros 120 automóveis e 65 motocicletas, mediante ordem na fila e sequência de senhas distribuídas.

O Dia da Liberdade de Impostos é uma iniciativa da CDL/BH e da CDL Jovem. A ação também será realizada, simultaneamente, em vários estados: Amapá, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, Paraíba, Goiás, Amazonas, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Em Belo Horizonte, o Dia da Liberdade de Impostos conta com o patrocínio do Minaspetro e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Minas Gerais (Acomac), Sindicato e Associação Mineira de Indústria e Panificação (Amipão) e Associação Mineira de Supermercados (Amis) e dos shoppings Del Rey, Contagem e Estação BH.

Serviço:

12ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI)
Venda de vários produtos e serviços com desconto referente ao valor dos tributos incidentes.
24 de maio, quinta-feira.
Relação de empresas participantes e produtos que serão comercializados: http://dli.cdlbh.com.br
Quem arca com o desconto é a empresa participante, o imposto é recolhido normalmente.

7889 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Últimas Notícias

A infância de Didier Drogba, uma infância especial

O internacional marfinense ou, pelo menos, o ex-internacional marfinense Didier Drogba teve, como todos os filhos de uma mulher, uma infância e…
NotíciasÚltimas Notícias

Culturadoria lança curso Divulgação de Negócios Criativos

Foto: Carol Braga – Crédito: Arthur Senra  TURMA #1 A constante transformação do cenário da comunicação exige atualizações periódicas, tanto de técnicas como…
EconomiaNotíciasÚltimas de VariedadeÚltimas Notícias

Empresária de Belo Horizonte lança plataforma de cursos para especialização em beleza e estética

Foto | Crédito – Fotógrafa Marcele Valina.  Amanda Dâmaso é a criadora do Aprenda Beleza, que surgiu da vontade de empoderar mulheres…

Deixe uma resposta