Connect with us

Últimas Notícias

Fundação Hemominas inicia novo serviço no atendimento pelo LigMinas 155

Pela central, atendimento funcionará 24 horas para todos os serviços. Orientação especializada sobre doença falciforme chega como novidade

• atualizado em 15/05/2018 às 14:44

Com o objetivo de ampliar e melhorar o acesso do usuário às informações sobre doação de sangue e medula óssea, entre outros, a partir desta terça-feira (8/5), o atendimento da Fundação Hemominas pelo LigMinas 155 sofrerá alterações: o atendimento passa a ser 24 horas para todos os serviços, mudança da opção 8 para opção 1 e incorporação de um novo serviço: o Atenção Falciforme.

Hemominas agora é 155 – Opção 1

Segundo a gerente de Captação e Cadastro da Fundação, Heloisa Gontijo, estar na posição 1 do LigMinas 155 traz benefícios ao facilitar o acesso do cidadão à Hemominas, dando maior e melhor visibilidade à instituição.

Vale lembrar que agendar a doação de sangue é importante porque permite um melhor planejamento e distribuição do atendimento nas Unidades da Fundação, proporcionando mais conforto para o candidato à doação, uma vez que seu atendimento será priorizado. Também, o agendamento pelo site da Hemominas ou através do MG app é outra opção que agiliza o processo de doação.

Atenção Falciforme no LigMinas 155

Com a inclusão deste novo serviço no LigMinas 155, a Fundação Hemominas passa a atender pacientes/familiares e profissionais de saúde com informações sobre a doença falciforme.

O serviço é essencial para ajudar aos pacientes com doença falciforme, pois uma ligação para orientações sobre o caso poderá salvar vidas, “como já ocorreu”, lembra a doutora Rosângela Figueiredo, hematologista.

As ligações serão direcionadas ao médico de plantão da Fundação Hemominas. Como ressalta a coordenadora dos ambulatórios da Fundação Hemominas, doutora Patrícia Cardoso, é muito importante que a ligação seja feita pelo profissional de saúde que está atendendo o paciente e necessitando tirar dúvidas sobre o caso.

“Fizemos treinamentos com os funcionários que farão a transferência das ligações para os médicos da Fundação Hemominas que estiverem escalados para o atendimento. As ligações diurnas em dias úteis e aos finais de semana até 13h serão destinadas aos médicos que estiverem de plantão na Fundação Hemominas, e as ligações noturnas e após o horário de funcionamento do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), aos médicos de plantão conforme escala previamente acordada”, explica.

Doença Falciforme

A doença falciforme é uma das doenças genéticas mais comuns no mundo, incluindo o Brasil. Segundo os dados do Programa de Triagem Neonatal em Minas Gerais (PTN-MG), a incidência da doença falciforme em Minas Gerais é de um para cada 1.400 recém-nascidos. A incidência do traço falciforme é de um caso para cada 30 nascimentos. Ela é potencialmente grave, com risco de vaso-oclusões e disfunções orgânicas.

De acordo com a doutora Patrícia Cardoso, a crise vaso-oclusiva (que causa dor aguda), quando intensa, é um dos principais motivos de o paciente procurar a urgência.

“Se não tratado a tempo, poderá evoluir para forma grave e até síndrome torácica aguda (vaso-oclusão no pulmão), levando a óbito precoce em jovens. Nas crianças, as infecções, apesar do uso da penicilina profilática até os cinco anos de idade, ainda é uma das causas frequentes de morbimortalidade, seguida pelo sequestro esplênico agudo. É fundamental fazer o diagnóstico correto e iniciar prontamente o tratamento, conforme protocolo de complicações da doença falciforme da Fundação Hemominas/Cehmob e Ministério da Saúde”, destaca.

Últimas Notícias

Jair Bolsonaro leva facada durante ato de campanha em Juiz de Fora

Suspeito de esfaquear candidato a presidente foi preso

Foto: Reprodução

O candidato à presidência, Jair Bolsonaro do PSD, foi esfaqueado durante a tarde desta quinta-feira, 6, na região da barriga durante um ato de campanha em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas. O suspeito do crime foi preso.

De acordo coma Polícia Militar (PM), o suspeito da facada, Adélio Bispo de Oliveira, chegou a ser espancado por pessoas que estavam no local. A facada ocorreu quando Bolsonaro estava sendo carregado nos ombros por um apoiador de sua campanha, fazendo corpo a corpo com eleitores, na região do Parque Halfeld.

Bolsonaro foi socorrido para a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. O hospital divulgou uma nota, no qual, informou que o candidato deu entrada na emergência por volta de 15h40, com “uma lesão por material perfurocortante na região do abdômen”.

Flavio Bolsonaro, filho do candidato, informou inicialmente que o ferimento havia sido superficial, mas exame de ultrassonografia indicou a suspeita de uma lesão no fígado. Até a publicação desta reportagem, Bolsonaro estava sendo operado.

Continua lendo

Últimas Notícias

Aprendizagem Industrial é a chance de inserção no mercado de trabalho para muitos jovens

Desemprego entre adolescentes e jovens até 24 anos passa dos 25%

Cerca de 25,3% de jovens com idade entre 18 e 24 anos no Brasil estão desempregados. Para os adolescentes de 14 a 17 anos esse número sobe para 39%. Os dados são do quarto trimestre de 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em fevereiro deste ano.

Para esse grupo, fazer um curso de Aprendizagem Industrial pode ser a chance de aprender uma profissão, conquistar um emprego e sair das estatísticas. “Um dos fatores para este alto índice de desemprego entre os adolescentes é que a maioria deles não está qualificada para uma ocupação”, fala Edmar Alcântara, gerente de Educação do SENAI MG. Segundo ele, um dos motivos que contribui para este quadro é justamente a falta de oportunidades que eles têm para se qualificar. “A Aprendizagem, a meu ver, é o melhor modelo que temos hoje para a inserção desses jovens no mercado de trabalho”.

Por ano, o SENAI MG qualifica cerca de 27 mil alunos. Para o primeiro semestre de 2019 estão disponíveis mais de quatro mil vagas, em 100 cursos distribuídos em 26 áreas voltadas para a indústria, que pode ser para o setor de alimentos, moda, mineração, eletroeletrônica, entre outras. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 de setembro através do link: www.senaimg.com.br.

Para participar do programa, os candidatos devem ter entre 14 e 24 anos, estar cursando a partir do 9° ano do Ensino Fundamental, EJA ou ter concluído o Ensino Médio. Os cursos têm duração entre seis meses e um ano e meio e para entrar em um deles é preciso passar pelo processo seletivo.

Benefícios para quem estuda e para quem contrata

Além de gratuitos, os cursos de Aprendizagem Industrial dão aos jovens possibilidades reais de serem contratados por uma empresa como aprendiz. As chances passam dos 90%. A contratação é via CLT, com os mesmos direitos dos demais trabalhadores, como férias, 13º salário, FGTS e vale-transporte.

Outra possibilidade é a contratação definitiva do aluno pela empresa, ao final do curso, tornando-se um empregado efetivo.

As empresas que contratam aprendizes não só estarão cumprindo a legislação como também irão formar futuros profissionais alinhados à sua cultura organizacional e competências inerentes ao seu negócio.

Continua lendo

Últimas Notícias

Caixas eletrônicos são arrombado por criminosos em Belo Horizonte

Agência fica a poucos metros de uma companhia da PM; nenhum suspeito foi preso

Três caixas eletrônicos foram arrombados por criminosos durante a madrugada desta quarta-feira, 5, em um banco na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, na madrugada desta quarta-feira (5).

De acordo com a Polícia Militar (PM), os criminosos perfurar as portas de aço dos caixas e acessar as gavetas com dinheiro. Segurança da estação do Move, contou que três homens encapuzados participaram da ação.

Os suspeitos fugiram e ainda não foram identificados. O curioso é que a agência fica a poucos metros de uma companhia da Polícia Militar (PM).

O serviço de autoatendimento não está funcionando na agência.

Continua lendo