O investimento das empresas brasileiras em certificação ISO cresce paulatinamente, sendo que no ano passado, foram 20.908 organizações certificadas, assumindo a 10ª posição no ranking mundial. Conforme o estudo “Impacto da Certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade”, promovido pela UNIDO (Agência especializada das Nações Unidas que Promove o Desenvolvimento Industrial), o motivo desse aumento na demanda está diretamente ligado à eficiência das normas em padronizar mecanismos para identificar, resolver e prevenir problemas.
A Organização Internacional de Normalização (ISO), como é popularmente conhecida, é uma entidade de padronização e normatização de produtos e serviços para garantir a qualidade e otimização, presente em cerca de 190 países. A ISO 9001 é um grupo de normas técnicas para estabelecer um modelo de gestão de qualidade dentro das organizações, independentemente do tipo ou dimensão.
A implantação da ISO 9001 amplia mercados ao melhorar a satisfação de clientes com um melhor monitoramento do nível de organização interna e maior controle da administração e rentabilidade das empresas, gerando mais credibilidade. A norma também garante redução de custos ao diminuir a quantidade de erros e o desperdício. O processo promove o crescimento e a mudança na escala de produção, o que – na maioria das vezes – ajuda a reduzir preços, estimulando um crescimento no consumo e melhorando os resultados.
A especialista em liderança e consultora de qualidade da Tecer Liderança Sônia Jordão explica que as empresas interessadas em implementarem a ISO 9001 deve, primeiro, informar o que faz e, depois, fazer o que disse que faz. “As atividades devem ser descritas da forma que são realizadas e, posteriormente, verificar se todos fazem da mesma forma que está escrito”. Caso contrário, a documentação é revisada ou ocorre um treinamento para orientação sobre o desenvolvimento das atividades, conforme descrito. “Depois de um ciclo de verificações e melhorias, todos seguirão os procedimentos, gerando uma padronização dos processos que são aprimorados ao se definir a melhor forma de fazer”, afirma.
Sônia afirma que a norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto, tipo de serviço e o tamanho de empresa, sendo também compatível com outros sistemas de gestão por estar focada em melhoria contínua. Uma implantação bem feita da norma ajuda a empresa a crescer e a melhorar seus processos e resultados do negócio.