Morreu durante a noite desta quinta-feira (5), o desembargador Herbert Carneiro aos 58 anos, em Belo Horizonte. Ele era o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e estava lutavando contra um câncer.
Herbert Carneiro, era desembargador do TJMG desde 30 de abril de 2009 e no dia 1º de julho de 2016, tomou posse como presidente do TJMG, mas se afastado das atividades desde 15 de fevereiro deste ano por motivo de saúde.
O magistrado formou-se em 1985 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e teve extensa carreira no direito. O corpo do magistrado é velado no Salão do Plenário do Tribunal de Justiça desde às 9h desta sexta-feira (6).
Por meio de nota, o TJMG através do presidente em exercício, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, lamentou a morte:
É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargador Herbert Carneiro. Querido Amigo e Líder de nossa Magistratura e do Poder Judiciário Mineiro.
A seu pedido, será velado no Salão do Plenário do TJ, sede nova, de 9 às 15h. Avenida Afonso Pena, 4001, bairro Serra, Belo Horizonte.
O desembargador Herbert Carneiro, natural de Conceição do Mato Dentro,é filho de Bruno Pires Carneiro e Ivoniles de Almeida Carneiro.
É presidente do TJMG desde o dia 1º de julho de 2016.
Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desde o dia 30 de abril de 2009.
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 1985.
Ingressou no TJMG, em 19 de fevereiro de 1980 na função de atendente judiciário.
Em 1989, foi nomeado assessor judiciário das 1ª Vice-Presidência e Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, onde atuou até março de 1992.
Em abril de 1992, ingressou na magistratura mineira, tendo atuado nas comarcas de Almenara e Caratinga, onde exerceu, também, as funções de Juiz Eleitoral e Juiz da Infância e Juventude.
Em dezembro de 1998, foi promovido, por merecimento, para a Comarca de Belo Horizonte, onde passou a exercer a função de juiz-diretor do Juizado Especial Criminal da Capital, até 29 de maio de 2002.
Em setembro de 2001, passou também a exercer a função de juiz-diretor do Juizado Especial Cível da Capital até 29 de maio de 2002.
Foi juiz da Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte e juiz membro da Turma Recursal Criminal do Juizado Especial de Belo Horizonte.
Presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, de 2013 a 2015.
Está suspenso o expediente na Secretaria do Tribunal de Justiça neste 6 de abril de 2018. Leia mais aqui.
“A notícia da família é a de que efetuou a sua passagem e retornou ao Pai, serenamente. Nosso grande guerreiro silencioso. Deus os abençoe e a nós todos, que ficamos com o seu exemplo heroico de dedicação e de amor vocacionado a Instituição. Oremos a Deus, agradecidos pelo privilégio de termos convivido com o admirável Colega e Presidente Herbert Carneiro”.
Deixa a esposa Denise Pires Silva Carneiro e dois filhos, Thiago e Naiara.
Desembargador Geraldo Augusto de Almeida
Presidente do TJMG em exercício
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.