O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.
Seguir

MIS Cine Santa Tereza apresenta a mostra completa de Star Trek

A Fundação Municipal de Cultura apresenta até o dia 14 de janeiro, no MIS Cine Santa Tereza, a mostra “Star Trek: uma jornada humanista” com exibição de todos os longas metragens dessa que é uma das mais icônicas e longevas franquias da cultura pop. São ao todo 13 filmes, alguns dirigidos por seus protagonistas clássicos como Leonard Nimoy (1931- 2015) – o Spock – e William Shatner – o capitão Kirk, até os reboots mais recentes produzidos por J.J. Abrams.

Nascida como série de TV em 1966, pelas mãos do roteirista Gene Roddenberry (1921 – 1991), Star Trek se tornaria um fenômeno global com sua temática humanista, multi-racial e anti-belicista. Entre os seus inúmeros marcos está o primeiro beijo inter-racial na TV americana, protagonizado pelos personagens do Capitão Kirk (branco) e a Tenente Uhura (negra), que era interpretada pela atriz Nichelle Nichols. Nichelle conta que na época iria abandonar a série, mas foi convencida da importância e representatividade de sua permanência para a comunidade afro-descendente mundial por ninguém menos que Martin Luther King, fã confesso da franquia. A partir de 1978, Star Trek chegou também aos cinemas com Jornada nas Estrelas.

Segundo César Gilcevi, curador da mostra, Star Trek se mantém relevante há mais de cinquenta anos devido não somente aos bons roteiros, tanto dos seriados quanto dos filmes, mas principalmente porque extrapola o universo sci-fi nerd e cinematográfico. “A série se tornou uma espécie de manifesto utópico em prol de uma humanidade futura livre das intolerâncias, fundamentalismos e das guerras e por pregar a alteridade, o conhecimento do outro. Em plena guerra fria a tripulação da Enterprise era formada por norte-americanos, russos, negros, asiáticos e diversas raças alienígenas convivendo pacificamente. A nova fornada trekker inclusive tem causado incômodo em conservadores por dar papel de destaque às mulheres e à comunidade LGBT”, completa.

MIS CINE SANTA TEREZA

MOSTRA STAR TREK – UMA JORNADA HUMANISTA

DIA 9 DE JANEIRO, TERÇA-FEIRA, ÀS 17H
Jornada nas Estrelas lV, A Volta pra Casa (EUA| Leonard Nimoy | 1986 l 118 min)

Marcados como fugitivos pela própria Federação que juraram proteger, os tripulantes da Enterprise volta para a Terra para enfrentar a corte marcial por crimes cometidos ao salvar a vida de Spock. Em seu caminho, contudo, descobrem que o planeta está sendo devastado por uma gigantesca sonda alienígena, que exige uma resposta de uma forma de vida há muito extinta da Terra. Dentro da nave klingon capturada, Kirk e sua tripulação devem voltar no tempo para salvar a Terra e redescobrir o sentido da amizade.

Classificação indicativa: 12 anos

DIA 9 DE JANEIRO, TERÇA-FEIRA, 19H30
Jornada nas Estrelas V – A Última Fronteira (EUA| William Shatner | 1989 l 106 min)

Um vulcano renegado planeja secretamente roubar a U.S.S. Enterprise sob o pretexto de encontrar um lendário planeta. Kirk deve tentar impedir os planos desse renegado numa aventura que os levará até o centro do Universo e, talvez, encontrar Deus. Com a Enterprise controlada pelo vulcano, o capitão deverá fazer uma estranha aliança para salvar a Galáxia.

Classificação indicativa: 12 anos

DIA 10 DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, ÀS 17H
Jornada nas Estrelas VI, A Terra Desconhecida (Nicholas Meyer | EUA l 1991 l 110 min)

Após um devastador cataclisma lunar, o Império Klingon está totalmente fragilizado a ponto de iniciar negociações com a Federação para firmar um acordo de paz. Ironicamente, o emissário para a missão de paz é o capitão James T. Kirk que não nutre nenhum sentimento a favor de seus antigos inimigos. Mas o envolvimento da tripulação da Enterprise no brutal assassinato do diplomata klingon, pode detonar uma Guerra numa escala galactica.

Classificação indicativa: 12 anos

DIA 10 DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, ÀS 19H30
Jornadas nas Estrelas VII, Generations (EUA| David Carson l 1994 l 118 min)

A tripulação da Enterprise-D liderada pelo capitão Jean-Luc Picard defronta-se com um diabólico plano de um alucinado cientista, que planeja destruir um planeta explodindo o sol, para liberar uma faixa de energia que permitirá a ele alcançar uma dimensão conhecia como Nexus.

No explosivo confronto, Picard surge na dimensão Nexus onde encontra-se face a face com o Capitão James T. Kirk, que está aprisionado no lugar há décadas. Enfrentando esse poderoso inimigo, Picard e Kirk devem unir suas forças para impedir os eventos que poderão causar o genocídio de um planeta inteiro.

Classificação indicativa: Livre

DIA, 12, SEXTA-FEIRA, ÀS 17H
Jornada nas Estrelas VIII – Primeiro Contato (EUA| Jonathan Frakes | 1996 l110 min)

O capitão Jean-Luc Picard e a tripulação da nova USS Enterprise-E entram numa corrida contra o destino para impedir que os Borgs voltem no tempo e impeçam Zephram Cochrane de realizar o primeiro vôo em dobra espacial. Dessa forma, esses inimigos cibernéticos conseguiriam impedir a Terra de alcançar as estrelas e assim, o surgimento da Federação Unida de Planetas. O tempo está correndo contra Picard e sua intrépida tripulação.

Classificação indicativa: 12 anos

DIA 12 DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA, ÀS 19H30
Jornada nas Estrelas IX, Insurreição (EUA| Jonathan Frakes | 1998 l 103 min)

Enquanto observava secretamente os pacíficos Ba’ku, Data apresenta um comportamento violento, obrigando a Frota Estelar a enviar o capitão Picard e sua tripulação para descobrir o motivo de seu mau-funcionamento. Entretanto, Picard descobre um plano assustador para eliminar aquela sociedade pacífica, fazendo ir contra a própria Federação.

Classificação indicativa: 12 anos

DIA 13 DE JANEIRO, SÁBADO, ÀS 19H
Jornada nas Estrelas: Nêmesis (EUA | Stuart Baird | 2002 l 116 min)

A tripulação da U.S.S. Enterprise-E enfrenta o Shinzon, o clone de Picard que controla o planeta Remus. Mas Shinzon está morrendo e precisa retirar um material genético do capitão da Frota para conseguir sobreviver. Uma batalha para controlar está em andamento. Muitos poderão perecer no conflito. Mas o espírito dos homens e mulheres da nave estela Entreprise viverão para sempre.

Classificação indicativa: 12 anos

DIA 14 DE JANEIRO, DOMINGO, ÀS 17H
Jornada nas Estrelas: O Filme (EUA l Robert Wise | 1979 I 131 min)

Uma gigantesca e poderosa entidade alienígena entra no espaço da Federação, destruindo três cruzadores Klingons e neutralizando tudo em seu caminho. Enquanto ruma para a Terra, O Almirante James T.Krik assume o comando da nova USS Enterprise e estabelece o curso para interceptar o descomunal agressor.

Classificação indicativa: Livre

DIA 14 DE JANEIRO, DOMINGO, ÀS 19H
Jornada nas Estrelas (EUA | J.J. Abrams | 2009 l 128 min)

James Tiberious Kirk é um jovem rebelde inconformado com a morte de seu pai. Certo dia, recebe convite para fazer parte da formação de novos cadetes para a Frota Estelar. Uma vez lá conhece Spock, um vulcano que optou por deixar seu planeta porque é metade humano e discordava do preconceito. Durante o treinamento, e também na primeira missão, os dois vivenciam novas experiências provocadas por seus estilos diametralmente opostos. Assim, Spock, o cerebral, e Kirk, o passional, viverão uma grande aventura ao lado de outros tradicionais integrantes da tripulação da U.S.S. Enterprise, a mais avançada nave espacial da época.

Classificação indicativa: 12 anos

Mostra Star Trek – Uma Jornada Humanista
Até 14 janeiro
MIS Cine Santa Tereza
Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias
ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: (31) 3277-4699

Total
0
Shares

Relacionados