Durante operação realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais, em Ipatinga, a investigada Soffia Cláudia Miranda, 44 anos, residente em Coronel Fabriciano, foi presa em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela justiça local. As investigações, que se iniciaram há seis meses na Delegacia Regional de Ipatinga, demonstraram que Soffia, instrutora de autoescola, cobrava R$ 2 mil reais de candidatos por uma pretensa facilitação na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
Foi apurado que a suspeita não tinha qualquer relação com os examinadores do Detran ou qualquer outro funcionário das Unidades Policiais, induzindo os candidatos a erro. A estelionatária simulava um suposto acordo que teria feito com os examinadores do Detran nas provas de exames de rua.
Somente nos últimos meses, a suspeita ludibriou cerca de sessenta candidatos, auferindo a quantia aproximada de R$ 120 mil reais. Recentemente, a Polícia Civil, em Ipatinga e região, já efetuou a prisão de quatro instrutores de autoescolas que agiam com o mesmo modus operandi.