Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Empresas mineiras apostam em Cloud Computing para transformação digital de seus negócios

Para aumentar a produtividade dos seus colaboradores e oferecer melhores serviços aos seus clientes e associados, empresas mineiras estão adotando a tecnologia, como é o caso do Cloud Computing, para inovar processos internos. Minas Tênis Clube, Drogaria Araujo e Sucesu Minas são alguns exemplos de organizações que recentemente firmaram parceria com a Google, por meio da Qi Network, uma das referências no Brasil em educar o mercado sobre as vantagens que a Computação em Nuvem traz para as empresas.

Em dezembro deste ano foram implementadas no Minas Tênis Clube mais de 700 licenças do G Suite, conjunto de ferramentas digitais que auxiliam empresas no aumento da colaboração, comunicação, segurança e mobilidade. O processo foi realizado em duas etapas: a primeira em novembro, quando mais de 100 licenças foram integradas no clube, envolvendo membros estratégicos da gestão e presidência; e a segunda em dezembro, quando foram disponibilizadas as soluções digitais para área educacional, recursos humanos, coordenadores esportivos e atletas. Ao todo, 768 usuários irão utilizar as soluções da gigante norte-americana, implementadas pela Qi Network.

O gerente administrativo do Minas Tênis Clube Marcelo Campolina informou que a decisão em acionar os serviços da Google foi, sobretudo, em razão da transformação digital pela qual a entidade está passando, além de se destacar de forma pioneira no segmento de clubes esportivos na busca por uma inovação constante. “Nosso principal objetivo com essa parceria é surfar na onda da transformação digital e da inovação para aumentar a performance dos nossos colaboradores, além de melhorar ainda mais o relacionamento com nossos associados e ter redução de custos, no intuito de fazer nossas ações com agilidade e da melhor forma possível”, afirmou.

No final de novembro, a Sucesu Minas realizou um evento na Google para celebrar, junto com seus associados, a parceria com a Google, a fim de disponibilizar para eles as melhores ferramentas de trabalho colaborativo do mercado. Para Harlen Duque, vice-presidente executivo da Sucesu Minas, a parceria com a Qi Network é importante, pois destaca a busca da entidade por inovação contínua. “É extremamente importante essa parceria estratégica com a Google e seus principais parceiros, como é o caso da Qi Network, porque a Sucesu Minas e seus associados poderão ter acesso às soluções digitais criadas pela Google e a plataforma de certificação, que será compartilhada futuramente através do portal de Educação à Distância que a entidade mantém em seu portal institucional”, ressalta.

Google Cloud como diferencial competitivo

Outro exemplo de recente adoção da tecnologia para otimizar processos foi o da Drogaria Araujo. Pioneira em atendimento e serviços na região metropolitana de Belo Horizonte e em diversas cidades de Minas Gerais, a Drogaria Araujo utiliza tecnologias inovadoras para aprimorar as ações administrativas da equipe, que conta com mais de 7 mil funcionários e 160 lojas. A rede mineira de farmácias adotou em setembro cerca de 1600 licenças do G Suite.

O Diretor de TI da Drogaria Araujo Pedro Silva conta que a familiaridade no uso das ferramentas Google – como são os casos do Gmail, Hangouts, Agenda, Drive e Docs – foi fundamental para optarem pela mudança de tecnologia. “Já conhecíamos os aplicativos da Google e fizemos uma análise sobre as soluções existentes. Optamos pelas ferramentas do G Suite, que nos satisfazem tanto em termos de agilidade quanto de facilidade no aprendizado e baixo investimento”, revelou na ocasião.

Campolina também informou que o fato de as soluções da Google serem amplamente utilizadas de um modo em geral facilita a curva de aprendizado dos colaboradores – seja no desktop ou na plataforma mobile. Entre as aplicações integradas estão o Gmail corporativo, Google Drive, Hangouts, Google Agenda, e outras que compõem o G Suite. “Para nós, a computação em nuvem é uma consequência natural da evolução da nossa organização. Entendemos que um dos diferenciais competitivos é o uso das ferramentas de forma integrada e compartilhada, para aumentar a produtividade e o valor para os associados. Queremos ser um exemplo em BH, um case de sucesso da Google. As licenças que já foram integradas estão gerando um impacto muito positivo. Ter uma ferramenta estável, confiável, de alto grau de inovação em relação ao que se tinha anteriormente é positivo. E ter o apoio de uma empresa que é referência para a Google, é melhor ainda”, detalhou Marcelo.

De acordo com Rômulo Martins, CMO da Qi Network, o objetivo das parcerias é disponibilizar para eles as melhores ferramentas de trabalho colaborativo do mercado. “A Transformação Digital realmente acontece somente quando toda a organização participa do processo, criando uma cultura de inovação contínua. Trabalhar melhor e de forma colaborativa é o primeiro passo para as organizações e um ótimo exemplo para que seu público busque avaliar o quanto a Computação em Nuvem pode contribuir para a inovação em seus segmentos de mercado”, afirma Rômulo.

Sobre a Qi Network

Fundada em 2011 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, a Qi Network é Parceira Premier da Google no Brasil, a maior em número de clientes no sul do país. Oferece redução de custos e integra soluções tecnológicas de alto desempenho produtivo e operacional em pequenas, médias e grandes empresas. Também são parceiros Google for Education e Google for Nonprofits, este último focado em organizações sem fins lucrativos. Possuem 700 clientes, auxiliados por uma equipe em crescimento atualmente formada por mais de 30 profissionais. Site: www.qinetwork.com.br.

Comentários
Sair da versão mobile