Por Dentro de Minas (MG)

Sebrae Minas e Femc apresentam a empresários o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ)

Índice Esconder
  1. Apoio
  2. Beneficiados
Foto: Divulgação/Cida Santana

O Sebrae Minas, em parceria com a Fundação Educacional Montes Claros (Femc), apresentou na última terça-feira (6), a empresários de Montes Claros, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). Durante o encontro foram mostrados os benefícios que alunos e empresários poderão ter com a execução do projeto, previsto para começar em fevereiro de 2018.

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) é uma ação social da Escola de Formação Gerencial (EFG) do Sebrae Minas, no projeto Plug Minas, do Governo do Estado. Fundado em 2010, o Núcleo nasceu com o intuito de oferecer formação empreendedora a jovens em situação de risco social. Durante um ano, os alunos realizam o curso técnico em Administração (gratuito) e, ao final, recebem o diploma reconhecido pelo MEC. As aulas são ministradas dentro da metodologia Sebrae, que reúne teoria e prática em gestão empreendedora.

Cláudio Luiz Oliveira, gerente da Regional Norte do Sebrae Minas, pediu o apoio dos empresários para que os últimos detalhes do projeto sejam definidos. “Essa escola prepara o aluno para ocupar cargos de responsabilidade dentro das empresas e também para ser dono do seu próprio negócio. Estamos com 95% do projeto já implementado. A Femc vai oferecer a estrutura física e o Sebrae a metodologia e o material didático digitalizado. Precisamos de mais apoio para contratação dos professores para começarmos o processo de seleção de alunos”, destacou.

De acordo com Ricardo Pereira, gerente do Sistema de Formação Gerencial do Sebrae Minas e diretor do NEJ, o projeto é para a comunidade. “Queremos entregar o projeto para a sociedade, mas ela tem que se sentir mobilizada. Os empresários precisam ser parte integrante do projeto e assumir isso como parte de uma obrigação social. Esta ação é um benefício para eles em médio e longo prazo, porque investindo no aluno, eles terão profissionais qualificados para atuar na sua área de gestão, ” ressaltou.

Apoio

Empresário da área de segurança eletrônica, João de Jesus Lopes esteve na apresentação do projeto. Ele aprova ideia e está pronto para ajudar. “É uma iniciativa de cunho social que irá contribuir para formação de jovens que muitas vezes são excluídos. Quero muito apoiar a ideia, mesmo que inicialmente eu não ajude financeiramente, vou levar a proposta para outros empresários e parceiros no sentido de divulgar a ação em que todos os envolvidos têm a ganhar: o aluno, que terá a oportunidade de uma formação técnica; a sociedade e os empresários, que irão ajudar a formar um profissional para o mercado de trabalho.

Beneficiados

Os jovens a serem atendidos pelo NEJ em Montes Claros deverão estar cursando o 3º ano ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública e ter entre 16 e 24 anos. A ideia inicial é que sejam formadas duas turmas de 30 alunos em períodos de contra turno. As aulas serão nas dependências da Escola Técnica (FEMC) e os professores serão capacitados pelo Sebrae. Em Belo Horizonte, são oferecidas anualmente 330 vagas. Desde a fundação, em 2010, já são mais de 1.200 jovens formados.

Comentários
Sair da versão mobile