ÚLTIMASBelo Horizonte registra primeira morte por dengue em 2020 saiba mais
Últimas Notícias

Aconselhamento genético ajuda a prevenir doenças mesmo antes da concepção do bebê

Casais que desejam ter filhos, mas apresentam probabilidade de transmitirem alguma patologia ou malformação ao bebê, podem recorrer ao aconselhamento genético para mapear o risco, as formas de prevenção ou melhoria das condições futuras da criança e de sua família. No Brasil, cerca de 80% das doenças chamadas raras são de causa genética, o que significa mais de 100 mil pessoas afetadas atualmente.

Segundo a médica geneticista associada à clinica Pró-Criar, Dra. Melissa Viana, a Genética Médica lida com doenças individualmente raras, mas que, em conjunto, afetam um número considerável de pessoas e famílias. “Por meio do aconselhamento, o casal recebe informações que vão auxiliá-lo na tomada de decisão sobre o seu futuro reprodutivo. Normalmente, é indicado para pessoas com idade avançada, portadores de alguma doença genética ou que tenha tido filho com malformação. Também em abortos de repetição, infertilidade e casais com laços familiares muito próximos”, explica.

De forma geral, as doenças genéticas podem ser divididas em gênicas (que afetam os genes e não podem ser vistas no cariótipo) e cromossômicas (que afetam os cromossomos e são diagnosticadas por meio do cariótipo). “As malformações congênitas, também de origem genética, acometem 2 a 3% de todos os bebês nascidos vivos, o que representa 60 mil novos casos por ano no Brasil”, diz Dra. Melissa. Por meio do aconselhamento, é possível entender e avaliar as alternativas para lidar com os fatos médicos e também ajustar-se, da melhor maneira possível, à situação imposta pela ocorrência do distúrbio na família, bem como à perspectiva de recorrência da doença.

7713 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Últimas Notícias

A infância de Didier Drogba, uma infância especial

O internacional marfinense ou, pelo menos, o ex-internacional marfinense Didier Drogba teve, como todos os filhos de uma mulher, uma infância e…
NotíciasÚltimas Notícias

Culturadoria lança curso Divulgação de Negócios Criativos

Foto: Carol Braga – Crédito: Arthur Senra  TURMA #1 A constante transformação do cenário da comunicação exige atualizações periódicas, tanto de técnicas como…
EconomiaNotíciasÚltimas de VariedadeÚltimas Notícias

Empresária de Belo Horizonte lança plataforma de cursos para especialização em beleza e estética

Foto | Crédito – Fotógrafa Marcele Valina.  Amanda Dâmaso é a criadora do Aprenda Beleza, que surgiu da vontade de empoderar mulheres…
Power your team with InHype

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.

Deixe uma resposta