ÚLTIMASSaiba quem são os 16 pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte saiba mais
Últimas Notícias

Pioneira no país, residência médica em Toxicologia inicia inscrições a partir deste sábado (28/10)

Inaugurada em 2014, a residência médica em Toxicologia do Hospital João XXIII – primeira e única no país até o momento – está com inscrições abertas a partir deste sábado, dia 28 de outubro.

A residência tem duração de um ano e oferece ao médico residente treinamento na área de urgência e emergência, especialmente, no atendimento a vitimas de acidentes com animais peçonhentos e intoxicações agudas.

De acordo com o coordenador do Serviço de Toxicologia do HJXXIII, Adebal de Andrade Filho, a residência em Toxicologia possui, entre outros objetivos, o de disseminar conhecimento toxicológico entre a comunidade médica.

​”A divulgação de protocolos de atendimento a situações frequentes como escorpionismo, ofidismo, intoxicações por pesticidas, medicamentos, entre outras, permite que pacientes possam ser atendidos no próprio local de ocorrência do acidente, evitando assim longos deslocamentos para atendimento e, consequentemente, ganhando tempo na administração de soros e antídotos, o que melhora em muito o prognostico desses casos”, conclui.

Todas as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP).

Referência
A Unidade de Toxicologia do Hospital João XXIII (HJXXIII) é considerada um dos maiores centros de referência do país. O serviço atende cerca de 14.000 casos de intoxicação por ano, sendo referência para casos graves em todo o Estado de Minas Gerais.

Além do atendimento presencial e por telefone, o serviço oferece cerca de 70 vagas por trimestre para estágio a alunos das faculdades de medicina da UFMG, Ufop E Funjob e realiza pesquisas e publicações regulares na área de Toxicologia.

A Toxicologia Médica recentemente foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como área de atuação de algumas especialidades médicas. Aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica, o programa é oferecido a médicos que já tenham o título de especialista nas áreas de pediatria, clínica médica, pneumologia e terapia intensiva.

7823 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Últimas Notícias

A infância de Didier Drogba, uma infância especial

O internacional marfinense ou, pelo menos, o ex-internacional marfinense Didier Drogba teve, como todos os filhos de uma mulher, uma infância e…
NotíciasÚltimas Notícias

Culturadoria lança curso Divulgação de Negócios Criativos

Foto: Carol Braga – Crédito: Arthur Senra  TURMA #1 A constante transformação do cenário da comunicação exige atualizações periódicas, tanto de técnicas como…
EconomiaNotíciasÚltimas de VariedadeÚltimas Notícias

Empresária de Belo Horizonte lança plataforma de cursos para especialização em beleza e estética

Foto | Crédito – Fotógrafa Marcele Valina.  Amanda Dâmaso é a criadora do Aprenda Beleza, que surgiu da vontade de empoderar mulheres…

Deixe uma resposta