Na manhã quinta-feira (17), a Polícia Federal de Minas Gerais deflagrou a Operação Policial “PHILBY”, com o objetivo de reprimir a extração clandestina e a comercialização ilegal de quartzito.
Estão sendo cumpridos 10 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Belo Horizonte/MG. As buscam ocorrem nas cidades de Nova Lima, Diamantina e Gouveia, para obtenção de provas do funcionamento de garimpo clandestino localizado na zona rural de Gouveia. Marmorarias de Nova Lima e Diamantina estariam adquirindo quartzito, sem nota fiscal, na mão de atravessadores, que fariam a intermediação entre os comerciantes e os garimpeiros. Por essa razão, em dois locais, as buscas contaram com a presença de auditores fiscais do Estado.
Os crimes ambientais reprimidos pela PF estão previstos no art. 55 da Lei 9.605/98 e no art. 2º da Lei 8.176/91 e são punidos com penas de até cinco anos de detenção.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.