As conquistas do Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte serão celebradas em agosto com uma programação cultural repleta de atrações gratuitas para toda a cidade. As atividades promovem o pensar, o fazer e a educação artística, incluindo visitas mediadas com aula de yoga, vivência na área externa do CCBB e uma semana inteira dedicada às crianças. Prepare-se!
As ações são conduzidas pelo Programa CCBB Educativo e algumas delas também promovem o diálogo com a exposição em cartaz, Erwin Wurm: O Corpo é a Casa. É o caso das atividades Espaço Sensorial; Escultura em Forma; Pequenas Mãos – Quem é a Casa? Elas interagem com a mostra de trabalhos do artista austríaco Erwin Wurm, que desloca elementos do cotidiano para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares para um contexto inesperado, engraçado e ao mesmo tempo crítico em relação à sociedade contemporânea.
Em quatro anos, o CCBB BH realizou 256 projetos artísticos e culturais e recebeu um público de mais de dois milhões e seiscentos mil visitantes, sendo que as suas exposições mais badaladas foram: ComCiência, de Patrícia Piccinini (311.665 pessoas); Entre Nós – A Figura Humana no Acervo do MASP (158.639); e Mondrian e o Movimento de Stijl (154.771).
Exposição Erwin Wurm: O Corpo é a Casa
Até 18 de setembro.
De quarta a domingo, das 9h às 21h.
Entrada franca
Confira as atividades, que são gratuitas!
Música Encena – O programa de variedades “CCBB e VC”, comandado por Ervete, ao lado da salsicha Wurmisha, apresenta “Cozinhando com Erwin Wurm”, uma edição totalmente dedicada ao artista e a sua exposição “O Corpo é a Casa”, com um roteiro de culinária, entrevista e muita música.
Serviço
Datas: 25 de agosto; 1º, 8 e 15 de setembro.
Horário: 18h.
Local: Espaço Sensorial Programa Educativo no Hall Liberdade.
Corpo Zen – Essa experiência irá transformar a visitação: uma aula de ioga ministrada pelo Har Rai Centro de Kundalini Yoga seguida de vista mediada à exposição “Erwin Wurm – O corpo é a casa”.
Serviço
Data: 27 de agosto.
Horário: 16h.
Local: Estacionamento da Portaria Niemeyer.
A Criança Vai ao Museu – Com o objetivo de promover uma experiência a partir de uma perspectiva mais corporal e relacional da criança, será realizada uma semana de conversas, vivências e reflexões sobre as possibilidades de acolhimento do corpo como ferramenta de mediação no espaço expositivo:
Práticas e Reflexões com Marina Marcondes*: Sobre espacializar imaginações – A atividade ocupará a rampa externa do CCBB em um ato performativo, a fim de mover a corporalidade dos adultos, para que compreendam a riqueza da simplicidade, do silêncio e da capacidade de fazer de conta. Os participantes receberão material para trabalhar a imaginação especializada.
Serviço
Data: 23 de agosto.
Horário: 14h30.
Local: Rampa lateral do CCBB em frente ao edifício Niemeyer.
Público: Programa Educativo, professores, estudantes e público interessado (40 lugares).
* Marina Marcondes Machado é docente na graduação e pós-graduação da Escola de Belas Artes da UFMG, na área de Artes Cênicas. Trilha um caminho profissional interdisciplinar no teatro e na psicologia, conectada nos fluxos entre: arte e educação; estudos da infância e teatralidade; ensino universitário e cotidianidade. É líder do grupo de pesquisa AGACHO / Laboratório de pedagogias teatrais.
Cinema Comentado com Leônidas José* e Pollyanna Xavier*: “Dentro da Caixinha”, de Guilherme Reis – Os irmãos Arthur, Laura e João vão passar férias na casa da avó, munidos de celulares e videogames. Porém, seus planos vão por água abaixo quando uma tempestade provoca uma queda de energia. Ao ver os netos entediados, a avó Neusa revira seu baú de lembranças e os surpreende com divertidas brincadeiras de roda.
Serviço
Data: 24 de agosto.
Horário: 19h.
Local: Teatro II
Classificação: Livre
* Leônidas José interpreta o personagem Arthur, faz teatro há quatro anos e estreou aos cinco anos, no longa “Meu Pé de Laranja lima”.
* Pollyanna Xavier é psicanalista e idealizadora da Aldeia Jabuticaba, além de estudiosa do brincar, da cultura da infância, do movimento Slow Parenting.
Práticas e Reflexões com Ana Cláudia Brasil*, Ana Cristina Carvalho Pereira* e Ricardo Figueiredo*: O corpo pensa – A atividade irá abordar as seguintes questões: O que promovem os educadores ao acolher o corpo como principal ferramenta na mediação entre a arte e a criança? E quais são as reverberações dessa escolha na experiência infantil em arte na escola ou no museu?
Serviço
Data: 25 de agosto.
Horário: 19h.
Local: Galeria – Térreo.
Público: Professores, educadores de museus, estudantes e público interessado (50 lugares).
* Ana Cláudia Brasil é professora por formação, mas acredita que ainda está aprendendo a ser educadora. Trabalha na Gerência de Coordenação da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e busca realizar em seu trabalho o encantamento que as crianças têm pelo mundo, a vida e as pessoas.
* Ana Cristina Carvalho Pereira é artista da dança e professora adjunta da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando na Graduação de Licenciatura em Dança, na Pós-Graduação em Artes e no Mestrado Profissional em Artes. É assessora das Proposições Curriculares da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
* Ricardo Figueiredo é docente na graduação e pós-graduação da Escola de Belas Artes da UFMG, na área de Artes Cênicas. Trabalha na formação de professores de Teatro para a educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de teatro, aprendizagem no campo das artes cênicas, formação de espectadores, capacitação docente.
Maratona Encantos e Contos – Programa Educativo convida o Pequeno Pajé: Aventura de Histórias – O Instituto O Pequeno Pajé se junta aos educadores do CCBB para conduzir uma experiência que explora as estratégias de abordagem na mediação artística para crianças. Uma série de histórias irá encantar os ouvidos dos visitantes que se permitirem participar dessa aventura. Todas são acessíveis em Libras.
Serviço
Data: 26 de agosto.
Horário: 13h-18h.
Local: Galeria – Térreo.
Público: Livre (50 lugares).
Práticas e Reflexões com Vânia Myrrha: Erwin Wurm, o artista que ganhou o mundo – Quais são as discussões propostas pelo artista Erwin Wurm em suas obras interativas e coloridas? Essa atividade problematiza o trabalho do artista de “O Corpo é a Casa” e desvenda sua poética e suas relações com outros nomes da história da arte.
Serviço
Data: 26 de agosto.
Horário: 19h.
Local: Galeria – Térreo.
Público: Livre (50 lugares).
Educativo Lá Fora: comemorando quatro anos de CCBB-BH – Convidamos as crianças e seus pais para se divertirem em ações e vivências que relacionam as artes, o corpo e a brincadeira. Confira:
Desenho no Chão – O artista e educador Aroldo Lacerda propõe intervenções artísticas no asfalto, com crianças e adultos envolvendo o desenho de corpo inteiro com giz de lousa molhado.
Brincaço: Sentir o mundo – A Aldeia Jabuticaba propõe instalações de brincar para famílias de todas as idades, com atividades desafiadoras e sensoriais combinando cores, texturas e aromas.
Brincadeiras Musicais – O músico e educador Daniel Torquete propõe jogos em que crianças e pais experimentarão o fazer musical coletivo, reinventando brincadeiras tradicionais presentes na cultura brasileira usando colheres, copos, sacolas plásticas, balões e muito mais.
Livros e Sabores – A rua irá se tornar um espaço de convivência e leitura, com grama sintética e muitos livros, para as famílias curtirem em um piquenique coletivo.
Serviço
Data: 27 de agosto.
Horário: 9h-13h.
Local: Áreas externas ao prédio do CCBB, com espaço organizado para receber a programação acima.
Espaço Sensorial – Corpo Permitido – O CCBB Educativo abre as portas de sua casa e convida o público ao armário para se vestir de outras opiniões. As peças desse guarda-roupa transformam seu corpo e propõem experiências inusitadas. Uma roupa com chumbo deixa o visitante pesado e lento; a de velcro restringe e limita seus movimentos; a de três mangas o confunde; e a inflável o deixa muito mais volumoso.
Classificação: Livre
Consulte datas e horários em www.bb.com.br/cultura
Ação de Artes Visuais – Escultura em Forma – Um jogo eletrônico é capaz de alterar o volume, as dimensões e cores de esculturas famosas. Dessa forma, será possível esticar, engordar, diminuir e dar novos significados às representações humanas.
Classificação: Livre.
Consulte datas e horários em www.bb.com.br/cultura
Em Pequenas Mãos – Quem é a Casa? – Um jogo que exibe a casa de alguns personagens e convida os participantes a desvendar quem é seu dono, soltando a imaginação e revelando muitas histórias.
Indicado para crianças com idade entre 3 e 6 anos.
Consulte datas e horários em www.bb.com.br/cultura
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.