A degustação contempla queijos artesanais de diferentes regiões mineiras. Apesar da distinção regional, todos são feitos com leite cru, ou seja, não passam por processo de pasteurização. Esta característica garante a preservação da flora bacteriana, fator indispensável para obter complexidade de aroma, sabor e textura. Eduardo Girão, responsável pela condução da degustação e, também, pela escolha dos produtos, explica: “As diferentes origens, bem como as diferentes formas de produção e maturação dos queijos escolhidos formam um rico painel de sensações”.
SAIBA MAIS
Governador Fernando Pimentel lança Cozinha Escola Mineiraria e homenageia produtores de queijo
Belo Horizonte sediará o 1º Festival do Queijo Minas Artesanal
Queijos protegem os vasos sanguíneos dos efeitos nocivos do sódio
Agriminas chega em Belo Horizonte com apresentação de novidades
Do elegante Canastra do Onésio ao potente Serro do Eduardo Melo, passando pelo Faixa Dourada, cuja receita lembra a do parmesão, e pela fermentação propiônica, responsável pelo sabor levemente adocicado do Canastra do Vivaldo até chegar ao queijo Frei Rosário, produzido na Serra do Salitre e maturado dentro de uma estufa natural no alto da Serra da Piedade, em Caeté. Sem falar no intrigante sabor do requeijão moreno do Norte de Minas, com notas de tosta e caramelização. “Será uma demonstração de como é possível ter uma experiência gastronômica de alto nível optando apenas por produtos regionais brasileiros, uma vez que os vinhos são todas da Serra Catarinense”, pontua Girão.
Para compor o evento, a vinícola Pericó selecionou 4 rótulos: Equação Cabernet Sauvignon, Pericó Champenoise Brut Rosé, Cave Pericó Branco Brut e Basalto Cabernet Sauvignon/Merlot. Os participantes receberão ao todo quatro taças, com cada um dos vinhos apresentados. A degustação atenderá apenas 20 pessoas, que deverão efetuar uma inscrição prévia no site: http://oateliedeceramica.com/
Conheça os queijos
Canastra do Onésio – Produzido em São Roque de Minas, este excelente exemplar da tradicional região queijeira do estado é feito pelo atual campeão do Concurso do Queijo Minas Artesanal da Canastra, Onésio Leite. Tem casca fina, com discreta presença de mofo e massa macia, praticamente cremosa. O sabor é elegante.
Canastra do Vivaldo – Outro queijo de São Roque de Minas, mas com uma diferença fundamental: a fermentação propiônica. Esse processo ocorre naturalmente na própria queijaria por ação de bactérias (benéficas) que desenvolvem olhaduras na massa e a tornam ligeiramente adocicada (a exemplo do queijo suíço emmental). Visualmente, é um queijo ligeiramente estufado justamente por conta dessas olhaduras.
Serro do Eduardo Melo – Esse produtor é um dos pioneiros na retomada da maturação na região do Serro, iniciada cerca de cinco anos atrás. Com 90 dias de maturação, seu queijo é potente e concentra sabor, com notas salgadas e adocicadas, além de uma deliciosa acidez – traço típico do queijo do Serro. Não por acaso, a região é, hoje, das mais vibrantes em se tratando de queijo artesanal mineiro.
Faixa Dourada (Alagoa) – Alagoa, no Sul de Minas, recebeu imigrantes italianos há cerca de 100 anos e talvez seja este o motivo de a cidade ser conhecida pela produção de parmesão. A receita deste queijo é parecida com a do italiano, embora o resultado seja bem diferente: peça pequena, maturada por até 60 dias, massa mais seca, textura bem firme e sabor marcadamente salgado e picante. Curiosidade: Osvaldo Filho, que vende o queijo, não é o produtor, mas o responsável por curar o queijo, ou seja, o afinador.
Queijo Frei Rosário (Salitre/Serra da Piedade) – Um queijo com “dupla cidadania”, pois é produzido na região de Serra do Salitre e curado na Serra da Piedade, em Caeté. No caso dessa segunda parte, o queijo passa 30 dias dentro de um cômodo de pedra, construído a 1.700 metros de altitude, do jeito que fazia seu “inventor”, o Frei Rosário Joffily, décadas atrás. O frio e a umidade favorecem a maturação lenta, permitindo o desenvolvimento de uma casca mofada e um interior cremoso.
Requeijão moreno (Engenheiro Navarro) – Trata-se de um requeijão de corte típico em algumas regiões brasileiras, incluindo o norte de Minas, de onde vem esse exemplar. Sua cor se deve à adição de manteiga previamente dourada, o que também influi decisivamente no gosto. Firme ao toque, é cremoso na boca, com aroma que lembra o de alimentos caramelizados, como doce de leite;
Conheça os Vinhos
Equação Cabernet Sauvignon – Frutado, elegante e persistente notas marcadas de carvalho.
Pericó Champenoise Brut Rosé – Ótima acidez, muito equilibrado, excelente cremosidade, persistente com retro-olfato agradável e frutado.
Cave Pericó Branco Brut – Ótima acide, boa cremosidade, muito persistente e com retro-olfato agradável e frutado.
Basalto Cabernet Sauvignon Merlot – Balsâmico, ataque doce, volumoso e persistente
Sobre Venícola Pericó
Muito ensolarado e com noites frias, o Pericó Valley, em São Joaquim, é um dos pontos mais altos de Santa Catarina. Por isso, foi escolhido para abrigar o vinhedo da Pericó, localizado a 1.300 m.s.n.m. no paralelo 28 S. Do plantio à colheita, a equipe da Vinícola Pericó dedica-se a cada etapa, do crescimento à maturação das uvas de castas francesas, com todo o cuidado necessário para preservar a qualidade única dos frutos. As uvas são constantemente avaliadas para serem colhidas no pico máximo de cor e açúcares naturais, o que permite à Pericó obter espumantes e vinhos estruturados e sabor exclusivo.
Sobre Eduardo Tristão
Eduardo Tristão Girão é jornalista gastronômico graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi repórter do jornal Estado de Minas de 2004 a 2016. Já colaborou com o jornal Estado de São Paulo e as revistas Prazeres da Mesa, Gula, Encontro e do Supermercado Verdemar, além de ter integrado o júri da lista anual The World’s 50 Best (50 Melhores Restaurantes do Mundo) da revista inglesa Restaurant entre 2010 e 2012. Fez viagens gastronômicas para Portugal, Chile e Espanha e cobriu a maioria das edições do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, além de eventos como Mesa Tendências (São Paulo; 2008 e 2014) e Madrid Fusión (Espanha; 2013). Avaliou bares e restaurantes para o Guia Unibanco Minas Gerais (editora Bei, 2005). Atua como mediador e jurado em competições, debates e demais eventos do setor gastronômico. Desde 2016, promove degustações harmonizadas de queijos artesanais mineiros.
Sobre O Ateliê de Cerâmica
Fundado em 2002 pela designer de ambientes Flávia Soares, o Ateliê de Cerâmica, fica localizado no centro de Contagem. O espaço oferece objetos autorais produzidos a partir da cerâmica para as mais diversas finalidades como a decoração, o paisagismo ou utilitários. Atualmente, o designer Daniel Romeiro e a arquiteta Luiza Soares – filhos de Flávia – desenvolvem as peças em parceira com a mãe, prezando pelo design autoral e o perfeito acabamento. Com uma fachada super-charmosa, os visitantes encontram, ao passar pelo jardim de entrada, uma pequena loja onde os objetos são comercializados. Há desde xícaras e conjuntos para chá e café até grandes esculturas criadas com técnicas e acabamentos diversos. O espaço foi inteiramente pensado de forma a acolher e receber bem o visitante. Até o mobiliário foi desenhado dentro do próprio ateliê, garantindo que a cerâmica seja a protagonista dos ambientes. Além da loja, o ateliê ainda conta com uma sala multiuso, que pode abrigar desde almoços a exposições, além de atividades culturais e vivências. O espaço conta ainda com um café, circundado por um vasto e aconchegante jardim, reunindo diversas espécies de plantas como folhagens, suculentas, bromélias e uma coleção de orquídeas – uma das paixões da fundadora do ateliê.
Serviço
Degustação de queijos artesanais mineiros n’O Ateliê de Cerâmica
Dia: 15/07 – sábado
Horário: das 11h às 15h
Local: O Ateliê de Cerâmica – Av. Pref. Gil Diniz, 580 – Arcádia – Contagem – MG
Valor: R$120
Contato: (31)3398-3733
Informações e vendas: http://oateliedeceramica.com/portfolio-item/degustacao-de-queijos-mineiros
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.