O que é polícia comunitária e como funciona a polícia cidadã? Estas são as primeiras perguntas que a sociedade faz quando ouve falar do assunto. E é pra trocar experiências e entender o conceito de polícia comunitária que nesta terça-feira, 04.07, cerca de cem profissionais da segurança pública e representantes da sociedade civil participam do Encontro Regional de Polícia Comunitária, promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Escola Integrada de Segurança Pública.
No auditório da Academia de Polícia Civil, no bairro Gameleira, representantes das polícias civil e militar, dos bombeiros militares e da guarda municipal se reúnem com a sociedade para discutir a filosofia e as estratégias de atuação da Polícia Comunitária em Minas Gerais. O objetivo da Sesp é levar o encontro para todas as regiões do estado.
Belo Horizonte foi a primeira cidade a receber o evento. A expectativa é que 1.800 pessoas de todo o Estado sejam capacitadas nos próximos meses. Para o secretário adjunto de Segurança Pública, Aílton Lacerda, a capacitação vai além da transmissão de conceitos e aprendizados sobre o que é polícia comunitária. “Estamos todos aqui reunidos para construirmos ações estratégicas de polícia cidadã. Sabemos que esta é uma filosofia trazida de outros países e que temos que adaptar à nossa realidade. Acredito que de forma convergente e integrada conseguiremos cada vez mais resultados. Só vamos avançar se tivermos o empenho de todos”, disse Lacerda.
Para a delegada geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Perri, “por meio da polícia comunitária é possível ter uma excelente ferramenta de gestão que poderá melhorar a segurança pública no Estado. Ao final deste dia de estudos poderemos estabelecer novos parâmetros que irão nortear o trabalho de cada um dos indivíduos que integram as instituições de segurança pública em Minas Gerais”.
Como exemplo de proximidade entre atuação policial e sociedade, o tenente da PM Lucas Vilela falou sobre a experiência exitosa do sistema “Celular Seguro” – uma plataforma disponível no site da Polícia Militar em que o cidadão preenche um cadastro com informações pessoais e do seu aparelho celular. Em caso de roubo ou furto do aparelho, a pessoa pode recuperar o telefone se a polícia encontrar o aparelho e o mesmo estiver cadastrado no sistema.
O capitão da Polícia Militar, Ricardo Gomes explicou que o sistema depende da sociedade para ser efetivo e, portanto, ressalta a importância da gestão participativa. “Quando começamos a fazer polícia comunitária, percebemos que não envolve apenas segurança pública, envolve muitos outros fatores. O primeiro passo é entender o que é comunidade. Precisamos conversar com as pessoas, conhecê-las e apertar a mão dessas pessoas. Estamos aqui para entender como se dá a prática de polícia comunitária e o aspecto de mobilização dos indivíduos”, disse Ricardo, que tem experiência em projetos de polícia comunitária e acredita na eficácia deste tipo de aproximação entre profissionais de segurança pública e comunidade.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Erlon Botelho, a troca de experiência é extremamente importante não só para as instituições, mas para a sociedade também. “Espero que essa temática seja sempre presente no nosso dia a dia. Só assim podemos crescer. Fiquei muito feliz com a equipe musical que se apresentou aqui. A música é extremamente pertinente para o momento. Que tenhamos sempre essa temática conosco e que nunca tenhamos o tempo perdido”, disse o comandante referindo-se à apresentação musical dos jovens da oficina de violão do Programa Fica Vivo!, do Jardim Felicidade, que abriram o evento cantando Tempo Perdido, do Legião Urbana.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.