
O Grupo Espanca! prepara a estreia de sua aguardada nova montagem, “PassArão. Este será o primeiro espetáculo de rua do grupo, que propõe um olhar sobre o centro da cidade – em especial da Rua Aarão Reis, onde está localizada a sede do grupo – seus moradores e passantes. “PassAarão” estreia no dia 8 de junho, a partir das 16 horas, na Rua Sapucaí – nº 429. O espetáculo seguirá como um cortejo por diferentes espaços da região. Com direção de Aline Vila Real e dramaturgia de Allan de Rosa, a temporada de estreia segue nos dias 09, 12, 13, 14, 16, 19 e 20 de Junho. “Estamos trabalhando em nosso primeiro espetáculo na rua, partindo da nossa própria relação com a Aarão Reis, onde o grupo Espanca! está sediado há 7 anos. Nosso processo tem sido conviver com a rua, e nos entender coletivamente, sem ignorar nossas particularidades e contradições. Observar, conscientes de que também somos observados.” comenta Aline Vila Real, integrante do Espanca! e diretora do espetáculo.
Há 7 anos o Teatro Espanca está localizado na Rua Aarão Reis. A manutenção da sede da companhia é uma vivência cotidiana e íntima com um espaço extremamente plural, palco de convívios, conflitos, disputas, festas, manifestações, transitoriedades, diferenças e desigualdades que, ao evidenciar tamanha complexidade nas relações entre indivíduos e edifícios, pode ser encarado como uma micro-cidade. Esta rua possui história, memória e simbologia. Ela é, atualmente, o local da cultura genuína de Belo Horizonte, é o local onde a cidade nasceu e ainda leva o nome de quem a projetou. Pode ser vista como o avesso do projeto original da nova capital: caótica, descontrolada, multifacetada e, por isso mesmo, viva e pulsante. “A rua é lugar de fluxo, de passagem. A Rua Aarão reis, em especial, é uma rua de muitas conexões da cidade – pontos de ônibus, metrô, estação ferroviária. Esta região liga o centro à periferia”, destaca Aline.
“PassArão” é o oitavo espetáculo do grupo e teve início com 4 grupos de pesquisa, iniciados em 2016, que buscaram investigar a Rua Aarão Reis e o hipercentro de Belo Horizonte sob perspectivas históricas, dramatúrgicas, performáticas e teatrais. Os grupos foram liderados por membros do Espanca! e pelo grupo Pigmalião Escultura Que Mexe, que participa do espetáculo. Para a montagem, o Pigmalião construiu um boneco gigante – 5 metros de altura – inspirado no Dudrin, um morador de rua que conviveu com o grupo nas proximidades de sua sede. “Nosso objetivo com esses grupos de pesquisa foi conviver na rua, ao mesmo tempo em que conhecíamos outros artistas da cidade, tralhando questões de identidade e de alteridade, por exemplo”, aponta Aline.
O espetáculo terá um formato de cortejo, tendo início na Rua Sapucaí, nº 429. A partir daí, “PassAarão” seguirá por diferentes espaços da região, como o túnel do metrô, para chegar em frente ao Teatro Espanca!, na Rua Aarão Reis. Como comenta Aline: “Esses lugares são roteiros diários de diferentes pessoas. Mas quando você propõe essa experiência teatral, desse trajeto em conjunto com outros sujeitos, você permite um novo olhar”. Aline destaca ainda a possibilidade de montagem de “PassAarão” em diferentes ruas de diferentes cidades:”Todo hipercentro tem muitas características em comum. São lugares de encontros e conflitos, muitas vezes marginalizados e criminalizados.”
A experiência do teatro de rua permite ao grupo alcançar não apenas o público teatral, mas o público da rua, os passantes. “Estamos vendo em nossos ensaios que a interação do público passante à esta experiência é bem natural. Cada lugar do trajeto que iremos percorrer poderá ter um público diferente, além daquele que estará nos acompanhando desde o início“, conclui a diretora.
Serviço
Temporada de estreia do espetáculo “PassAarão” do Grupo Espanca!
Dias 8, 09, 12, 13, 14, 16, 19 e 20 de Junho
Horário: 16h
Início do cortejo: Rua Sapucaí, nº 429.
Gratuito
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.