Qual a relação entre a imaginação da criança e o mundo material? Como as matérias primas aguçam a vida sensorial na infância? Esse é o mote da exposição ‘A Criança e a imaginação da matéria’, de curadoria de Gandhy Piorski, educador e artista plástico, realizada pelo Sesc Palladium, com apoio cultural do Alana. Há mais de 20 anos Gandhy estuda o brincar, o brinquedo e o imaginário, e o resultado desse trabalho poderá ser visto a partir de 6 de junho, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Nessa data também será lançado o livro ‘Brinquedos do Chão: a Natureza, o Imaginário e o Brincar’, da Editora Peirópolis em parceria com o Alana.
Até o dia 23 de julho, o público poderá prestigiar 300 peças do acervo de 1700 criações artísticas, feitas por 1300 crianças cearenses, entre 4 e 12 anos, construídas a partir de restos de sucata urbana e industrial. Os visitantes serão convidados a explorar o imaginário infantil a partir das representações de dinossauros, robôs, animais, humanos, entre outras esculturas, produzidas em oficinas livre criação.
“Nessa mostra estão expostos brinquedos feitos com materiais da indústria, mas não são quaisquer materiais. São sucatas inteligentes, como um freio de bicicleta, que abre ramos na imaginação e evita o linear, pois nada foi ensinado e sim, aprendido em liberdade. É preciso criar encantamento nas matérias, porque a imaginação é do reino do encanto, ele que acorda o interesse vivo em criar. O mais importante é conhecer a imaginação da criança, como ela se estrutura e, a partir disso, encontrar no mundo espelhos que alimentem essa imaginação”, explica Gandhy.
Para Ana Claudia Leite, consultora do Alana, a exposição e o livro apresentam um olhar particularmente belo para a infância. “Motivado pelo desejo de conhecer os brinquedos e a imaginação das crianças, Gandhy entrou no universo infantil de uma maneira sutil, e se deparou com o manejo que as crianças têm com diferentes tipos de materiais e expõe isso de uma maneira impactante”.
Palestra e Oficinas
No dia 9 de junho, às 19h, o educador ministra a palestra ‘A criança, a matéria e o sonho’, onde propõe uma breve investigação sobre o impacto que as matérias primas e as formas provocam na criança, a partir de seu campo sensório e até a profundidade de sua vida simbólica. A inteligência imaginadora das crianças pode ser vitalizada pela qualidade da experiência material. O evento será no Teatro de Bolso e a entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso 30 minutos antes.
Nos dias 8 e 10 de junho, Gandhy realizará a Oficina Ateliê Livre ‘Criação de Objetos’ para educadores em geral. A atividade propõe a construção de objetos coletados em sucatas industriais e uma reflexão sobre esse processo. Além da atividade para os educadores, alunos de escolas municipais de Belo Horizonte também poderão participar nos dias 7,8 e 9, mediante agendamento prévio, da mesma oficina porém, voltada para o público infantil. As peças criadas nesse espaço integrarão a exposição em curso.
Serviços:
Abertura da exposição ‘A criança e a imaginação da matéria e lançamento do livro Brinquedos do Chão: a Natureza, o Imaginário e o Brincar’
Data: 6 de junho, às 19h
Local: Galeria de Arte GTO (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: Gratuita. Espaço sujeito a lotação.
Palestra A criança, a matéria e o sonho, com Gandhy Piorski
Data: 9 de junho, às 19h
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: Gratuita. Retirar os ingressos 30 minutos antes do evento. Espaço sujeito a lotação.
Sobre Gandhy Piorski
Artista plástico, teólogo e mestre em Ciências da Religião, é pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades, o maranhense discute as narrativas da infância e seus artefatos, brinquedos e linguagens, a partir dos quais realiza exposições e intervenções. É curador e consultor de diversos projetos relacionados com a criança nas áreas de cinema, dança, teatro, literatura, arquitetura e educação. Atualmente, é consultor do Alana.
Sobre o Alana
O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.