O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), acaba de concluir a capacitação de 200 presos nos cursos de assistente administrativo e programador web, subsidiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O curso, realizado entre fevereiro e maio, aconteceu dentro das escolas do Complexo Penitenciário Nelson Hungria (Contagem), do Presídio Feminino José Abranches e do Presídio Dutra Ladeira (Ribeirão das Neves), do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (Belo Horizonte) e nas três unidades do Complexo Penal de Parceria Público-Privada (Ribeirão das Neves). Os alunos tiveram aulas nos períodos da manhã e da tarde, com duração diária de quatro horas. Todos os professores foram selecionados pela Sedectes por meio de um processo seletivo realizado no ano passado.
A proposta de parceria para implantação dos cursos de capacitação em unidades prisionais busca proporcionar uma nova oportunidade aos detentos, garantindo aprendizado e reinserção na sociedade e no mercado de trabalho. A cada três dias de curso, o detento reduz um de pena.
A subsecretária de Humanização do Atendimento, Emília Castilho, juntamente com a equipe da Superintendência de Ensino e Profissionalização da Seap, acompanha o processo das aulas do Pronatec desde o início. “Essa parceria atesta o compromisso do Estado de humanizar o Sistema Prisional e de oferecer boas possibilidades de ressocialização. É um projeto realizado para os presos com todo o carinho. Esperamos que eles saiam melhores do que entraram. Não tem como passar por essa experiência e não se enxergar de uma forma diferente”.
Uma pesquisa realizada pela equipe técnica da Sedectes apurou que 88% dos alunos estão completamente satisfeitos com o curso. Já 89% dos detentos acreditam que podem aplicar o conhecimento recebido e 93% consideram que estão desenvolvendo novas habilidades.
A coordenadora-geral do Pronatec Sedectes, Cristiane Saldanha, está entusiasmada com os resultados. “É uma alegria muito grande ver que o resultado do nosso trabalho tem efeito positivo. O aprendizado acaba sendo mútuo. A cada visita e conversa, sabemos que o Pronatec está fazendo a diferença na vida dessas pessoas”, destacou.
Os presos que cursaram as aulas do Pronatec foram selecionados por meio da Comissão Técnica de Classificação (CTC) de cada unidade. A equipe é formada por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e agentes de segurança. As fichas dos detentos são analisadas e definem os que se encaixam no perfil.
Serviço:
Formatura Pronatec Prisional
Data: 06/06/2017 (terça-feira)
Hora: 14h
Local: Complexo Penitenciário Nelson Hungria (Rua VP, s/n – Vila Nova Esperança – Contagem)
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.