Pessoas com 60 anos ou mais oferecem menos risco de ficarem inadimplentes. Essa é uma das conclusões de um estudo da Serasa Experian que traçou o perfil dos brasileiros que buscaram crédito em janeiro de 2017, usando como base o Serasa Score, ferramenta que indica, por meio de uma pontuação de 0 a 1000, qual a chance dos consumidores pagarem suas contas em dia nos próximos 12 meses. Até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e 700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos. Os resultados foram divididos por idade, sexo e região. De acordo com o estudo, 54% da população com 60 anos ou mais apresentam baixo risco de não honrar com as contas assumidas.
Já o índice mais elevado para inadimplência aparece no grupo de consumidores até 24 anos, com 32% desses jovens apresentando alto risco.
Na comparação entre gêneros, o estudo concluiu que 31% dos homens e 28% das mulheres demonstravam alto risco de não arcar com dívidas assumidas. No grupo feminino e no masculino a porcentagem de pessoas com baixo risco de se tornarem inadimplentes é bem parecido: 35% para as mulheres e 36% para os homens.
A região Norte concentra a maior porcentagem da população com alto risco para a inadimplência (43,2%). Em segundo lugar está o Centro-Oeste com 37,5% dos consultados com risco alto. Em terceiro lugar, o Nordeste, com alto risco para 34,2%; Sudeste, com 28,8% e Sul com 27,3%.
O Sul concentra a porcentagem de consumidores com baixo risco de não pagarem os compromissos financeiros: 40,8% dos sulistas. Em seguida, o Sudeste tem 38,5% de sua população com baixo risco de se tornar inadimplente; seguido pelo Centro-Oeste (27,9%), Nordeste (26,5%) e Norte (17,9%).
Serasa Score
O Serasa Score é uma ferramenta para auxiliar o processo de tomada de decisão no momento da concessão de financiamentos ou da realização de negócios. Utilizada em centenas de países, o score nasceu da necessidade de se fornecer crédito de maneira mais justa, uniforme, rápida e objetiva, permitindo a democratização da avaliação de risco. O Serasa Score indica, por meio de uma pontuação que vai de 0 a 1000 (sendo alto risco de se tornar inadimplente para quem tem até 300 pontos; médio, entre 300 e 700 e baixo risco de inadimplência para quem acumula pontuação acima de 700) qual a chance de determinado consumidor pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses. É formado por informações cadastrais relevantes para a análise de risco, negativas e positivas (nessa segunda hipótese, desde que o consumidor tenha aberto o cadastro positivo na Serasa) disponíveis na base de dados da Serasa Experian.
A ferramenta é consultada por empresas que concedem crédito, como rede de lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral. “Antes de decidirmos se emprestamos ou não dinheiro a alguém, pensamos quem é a pessoa e qual seu comportamento financeiro”, explica a diretora do Serasa Consumidor, Fernanda Monnerat. “Também é assim com as empresas. Antes de conceder, elas precisam ter mais dados sobre o requerente para uma análise adequada, evitando o superendividamento do consumidor e estimulando a tomada responsável, que ajuda a garantir e fortalecer o crédito sustentável no país e combate a inadimplência.”
O próprio cidadão também pode saber qual é seu Serasa Score no site (www.serasascore.com.br ).
Metodologia Serasa Score
O peso de cada informação do Serasa Score é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos não identificados. Esses grupos são compostos por pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do Serasa Score.
A pontuação vai de zero a 1.000 pontos: até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e 700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.
O score é dinâmico e avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian. A pontuação sempre poderá mudar para melhor se o consumidor limpar o nome; pagar contas em dia; mantiver dados cadastrais atualizados e abrir o Cadastro Positivo na Serasa Experian.
SerasaConsumidor
SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.
Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br
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