
Mesclando fatos reais à ficção, o espetáculo infanto-juvenil Elizabeth Tudo Pode transporta o público à uma grande biblioteca, onde os livros têm vida, conversam com a protagonista e deixam seus personagens saltarem das folhas para ajudar a contar a história da Rainha Elizabeth I. Durante os dias 26, 27, 28, no Galpão Cine Horto, o público da capital poderá embarcar na história, com direito a bate papo com os atores no sábado, após a apresentação, e lançamento do livro da peça, que poder ser adquirido no local das apresentações durante os dias de temporada.
Personagens marcantes e uma cenografia interativa formam a biblioteca de Alexandria – em referência à maior do mundo antigo. Nela, vivem também o cão bombeiro Firefox e D. Cesárea, a milenar traça gourmet que só devora bons livros. Nesta aventura literária, atores, bonecos e um cenário cheio de surpresas contam a vida e os feitos de uma princesa tão real que virou rainha: A Rainha Elizabeth I. A peça reúne diversão e informação e ainda fascina crianças e adultos.
Uma montagem original, com texto assinado pela protagonista Juliana Zancanaro e pela diretora Luciana Martuchelli, que também assina a criação do cenário, feito pelo artesão Virgílio Mota. O ator e cantor Filipe Lima dá vida a outros 37 personagens, num fantástico trabalho de composição vocal. Desta vez, o veterano ator Gê Martú assume a direção artística da turnê e convidou Similião Aurélio para viver William Shakespeare, o grande marco cultural da Era Elisabetana.
O espetáculo estreou em 2011, fez seis temporadas em Brasília, uma delas em espanhol, aproveitando a versão hispânica feita para apresentações na Argentina e na Colômbia. Em 2015, foi finalista do Prêmio SESC do Teatro Candango.
Após a sessão de sábado, a equipe de Elizabeth Tudo Pode fará um bate-papo com o público sobre o processo de criação, teatro, história e sobre a relevância do protagonismo feminino na história e nas artes.
Outra novidade que promete agradar pais e filhos: a peça virou livro! Editado pela C de Coisas, de Adriana Nunes e Adriano Siri, e ilustrado por Dama de Copas, Elizabeth Tudo Pode acaba de ser lançada em edição bilíngue. Motivadas pelo sucesso nos festivais latinos, as autoras oferecem também ao leitor a versão Isabel Todo Lo Puede, com tradução de Luciana Fins. A ideia é a mesma da peça, mostrar que a história é feita de pessoas reais e incentivar o protagonismo. Ele estará à venda no teatro nos dias de apresentação e depois em livrarias e também pela internet.
Ficha Técnica Elizabeth Tudo Pode
Cia Yinspiração Poéticas Contemporâneas
Direção: Luciana Martuchelli
Pesquisa histórica: Juliana Zancanaro
Texto: Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli
Elenco: Juliana Zancanaro e Filipe Lima. Participação Especial Similião Aurélio
Operação de Som: Victor Abrão
Operação de Luz: Aroldo Lopes
Assistentes e Contraregragem: Reges Aragão e Joelma Pereira
Cenografia: Luciana Martuchelli Confecção: Virgilio Mota
Bonecos: Luciana Martuchelli, Guto Viscardi, Neide e Chico Simões
Direção Artística da Turnê: Gê Martú
Produção: Tao Filmes
CIA. YINSPIRAÇÃO POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS – http://taofilmes.blogspot.com.br/p/cia-yinspiracao.html
Criada em 2002, em Brasília, a Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas possui uma linha de investigação teatral direcionada à excelência do ator e à criação de um teatro de vanguarda, que se revitaliza através do incentivo à construção de dramaturgia original. Há mais 10 anos, desenvolve seu método baseado na presença e vulnerabilidade do ator em cena, mesclando linguagens de teatro, cinema, artes marciais, yoga, tai-chi e psicologia. Entre os espetáculos criados pela Cia. YinsPiração estão “O Equilibrista” (desde 2015), “Sonhos de Shakespeare” (2015 – 2016), “The Big Heart & Eros” (2014), “Elizabeth Tudo Pode” (desde 2011), “Ars – As Mil Folhas Nuas dos Poemas” (2003 a 2012), “A Página em Branco” (2006 e 2007), “Até que a Morte nos Separe” (2007) e “Medeia – Gaia em Fúria ” (2006). Desde 2007, mantém intercâmbio com o grupo dinamarquês Odin Teatret através, principalmente, da residência artística A ARTE SECRETA DO ATOR, com Eugenio Barba e Julia Varley.
Luciana Martuchelli
Diretora da TAO Filmes e da Mise en Scène – produtora e escola de treinamento de atores para o teatro, televisão, cinema e música, desde 1994, em Brasília; diretora da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, grupo de teatro que atua desde 2002 no cenário brasiliense. Atriz, dramaturga, preparadora de atores e diretores, estudou diversas técnicas de atuação, teatro físico, dramaturgia corporal, escrita, mitologia, psicologia, neuroanatomia, deslocamento perceptual, canto e atuação para teatro e cinema. Formada em direção no Instituto Superior de Arte de Havana (Cuba); no Fashion Institute of Design & Merchandising (Califórnia, USA); e na Faculdade Dulcina de Moraes – FBT (Brasília) onde também foi professora de encenação, literatura dramática, interpretação e multimeios de comunicação. Entre seus mestres estão Dulcina de Moraes, Antunes Filho, Aderbal Freire-Filho, Peter Brook, Liu Pai Lin, Jill Greenhalgh, Eugenio Barba e Julia Varley. Em colaboração com a atriz do seu grupo, Juliana Zancanaro, foi tradutora do livro “Pedras de Agua”, da atriz inglesa Julia Varley. Por convite do Odin Teatret, atuou no espetáculo “Ur-Hamlet”, em Wroclaw (POL), dirigido por Eugenio Barba e trabalhou na Dinamarca como assistente de Barba na criação da peça “Claro Enigma” e “O Segredo de Alexander”, em comemoração aos 50 anos do Odin Teatret. É idealizadora e organizadora do treinamento A ARTE SECRETA DO ATOR – ODIN TEATRET BRASIL, com sua décima edição em 2017; do Festival Internacional de Mulheres no Teatro – SOLOS FÉRTEIS, conectado à rede internacional de mulheres no teatro, The Magdalena Project, com sua terceira edição prevista para 2017. Diretora de dezenas de obras entre elas os espetáculos “O Equilibrista” (desde 2015), “Sonhos de Shakespeare” (2015 – 2016), “The Big Heart & Eros” (2014), “Elizabeth Tudo Pode” (desde 2011), “ARS – As Mil Folhas Peladas dos Poemas” (2001 – 2012), “A Página em Branco” (2006), “Até Que a Morte Nos Separe” (2006), “Medeia – Gaia Em Fúria” (2006), entre outros.
Juliana Zancanaro
Atriz com formação também em dança (de 1989 a 1999). Desde de 2002, participa de pesquisas de teatro e cinema com Luciana Martuchelli. Participou de 10 espetáculos sempre no palco e atuando também como assistente de direção, roteirista, produtora e divulgadora. Fez roteiro, produção e direção de seu documentário Em busca de um patrocinador (2009). Além dos espetáculos, a parceria com a diretora rendeu a tradução do livro Pedras D’Agua, de Julia Varley, do Odin Teatret; a participação como atrizes do espetáculo Ur Hamlet, de Eugenio Barba, em junho de 2009, na Polônia; e produção do festival de teatro feito por mulheres, Solos Férteis (ligado à Rede Magdalena Project) e do workshop A Arte Secreta do Ator, Odin Teatret no Brasil (com 9 edições já realizadas). Escreveu, produziu e protagoniza ELIZABETH TUDO PODE, desde 2011, com 6 temporadas e apresentações na Argentina e na Colômbia, com versão do texto em espanhol. Juliana foi indicada pelo público ao prêmio Brasília Top Show de melhor atriz e o espetáculo foi finalista do Prêmio Sesc do Teatro Candango. Em maio de 2015, Juliana lançou seu primeiro livro infantil, As Minhocas de Sabina, pela Franco Editora, também com tradução para o espanhol, Los Gusanitos de Sabina.
Filipe Lima
Ator, cantor, professor de canto e atuação. Com a Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas e com a TAO Filmes, ambas dirigidas por Luciana Martuchelli, atuou em espetáculos como “O Equilibrista” e “Sonhos de Shakespeare”. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a utilização da voz na cena para atores e cantores, inspirado em seus recentes encontros com Eugenio Barba e o Odin Teatret, o grupo Yuyachkani e Patrícia Ariza e Carlos Satizabal (Teatro La Candelária).
Similião Aurélio
Diretor, ator e produtor de elenco. Começou a estudar teatro em Brasília com: Dimer Monteiro, Ricardo Guti, Adriana Nunes e Luciana Martuchelli com que fez inúmeros espetáculos, entre eles A Página em Branco, Até que a Morte nos Separe e Sonhos de Skakespeare.
Em São Paulo, estudou na Escola de Artes Dramaticas-USP e, no Rio de Janeiro, estudou na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) com Aderbal Freire Filho, Amir Haddad e com Paulo de Moraes. Dirigiu, em 2016, os espetáculos ‘Inominável” e “O Novo Espetáculo” com a Cia Tripé e, na Alemanha, o espetáculo “Doppelgänger” em EuroTour até 2017. Como ator, já fez dezenas de filmes, séries e comerciais e mais de 20 espetáculos como ator, inclusive integrando a Cia Os Melhores do Mundo.
Serviço
Espetáculo “Elizabeth Tudo pode”
Datas e Horarios: 26, às 19h, dias 27 e 28 de maio, às 16h
Local: Galpão Cine Horto, (R. Pitangui, 3613 – Horto)
Ingressos: R$ 20,00(inteira) e R$ 10,00 (meia)
Informações: (31) 3481-5580
Classificação: livre
Duração: 70 min.
Ingressos antecipados no site: https://www.sympla.com.br/elizabeth-tudo-pode–cia-yinspiracao–26-a-28-de-maio__136296
Imagens do espetáculo:
https://www.youtube.com/watch?v=p2i1UJraQz4
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.