O livro contempla contos – mas também há espaço para as crônicas –, sobre o cotidiano, de forma leve e descomplicada, mas ao mesmo tempo irônica e sagaz. Além disso, também há ilustrações que estampam alguns dos textos do livro, feitas pelo artista mineiro de Ubá, Leo Gonçalves. Juntando esses elementos, é que Marilurdes Nunes encontrou uma maneira para conversar com os jovens, especialmente, em uma época na qual os aparelhos tecnológicos e as mídias sociais entraram de vez no cotidiano dos adolescentes.
“Com tantas novidades disponíveis hoje em dia, as pessoas têm resistido muito à leitura e acabam perdendo o hábito de dedicar algum tempo exclusivo para os livros. Por isso, escrevi ‘A criadora de sonhos e outras histórias’ com palavras fáceis e histórias curtas, em que é possível lê-las em qualquer lugar, como em uma rápida viagem de ônibus”, declara Marilurdes, que completa: “a literatura não vai morrer por causa do avanço da tecnologia, basta ir a alguma livraria para perceber que têm sempre jovens em busca de livros”.
O livro, que foi batizado com o título de um dos contos, não abriga um tema geral: cada história foi escrita livremente pela autora sobre suas impressões do mundo. Em algumas delas, inclusive, Marilurdes faz uma releitura de contos que ouviu na infância adaptados aos dias atuais, como é o caso das histórias da Chapeuzinho Vermelho que encontra com o Lobo Mau e do João e Maria, que vivem em uma situação completamente nova.
Marilurdes convidou o escritor e poeta mineiro Ronald Claver, autor de títulos como “Escrever e Brincar – Oficina de Textos” e “A Arte de Escrever com Arte”, para grafar a apresentação do livro. “O Ronald é meu professor, já me deu aulas em oficinas de literatura. Ninguém melhor do que ele, que me acompanhou no processo de produção do livro, para escrever a apresentação”, comenta a autora. A produção do livro ficou por conta da Ana Gusmão e Caligari Produções, e Léo Camisão trabalhou como diretor de arte.
Distribuição gratuita para escolas
O livro “A criadora de sonhos e outras histórias” é financiado pela pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e pela fábrica de elevadores Thyssenkrupp, e será lançado em duas edições, ambas com 1.000 exemplares cada. A primeira edição, aliás, será totalmente gratuita, com uma cota de 381 exemplares destinados à distribuição nas escolas, divididos da seguinte forma: 200 livros para as redes de ensino do Estado, com entrega promovida pela Secretaria de Estado da Educação; e 181 exemplares serão destinados para todas as escolas que integram a rede municipal de ensino.
Sobre a autora
Marilurdes nasceu em Belo Horizonte, em 25 de dezembro de 1945. Graduou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG), mas iniciou sua carreira profissional como redatora de publicidade. Dedicou 34 anos de sua vida às traduções em espanhol, depois de ter morado na Costa Rica por quatro anos e ter prestado concurso público para Tradutora Pública Juramentada do Idioma Espanhol. Durante todo esse tempo, porém, a vontade de escrever sempre falou alto. Entre um descanso e outro da dura jornada de trabalho (ela já chegou a trabalhar por 12 horas por dia e em incontáveis fins de semana), escreveu contos para revistas de circulação nacional, que lhe renderam várias premiações. Também neste ínterim, produziu os livros “A Descoberta de Miguel” (Editora do Brasil, 1992) e “Capitain Silence”, em idioma inglês, para inclusão de crianças nascidas surdas e que, com implante coclear, passaram a escutar e estudam como ouvintes, especialmente, na Inglaterra, país onde o livro é mais utilizado. Agora, aposentada e livre de muitas obrigações, pode se dedicar inteiramente à literatura e já se prepara para lançar outra obra.
Sobre o livro
A obra “A criadora de sonhos e outras histórias” (Fino Traço), escrita pela mineira Marilurdes Nunes, reúne contos de teor leve e humorístico e ao mesmo tempo sagaz e irônico destinados ao público juvenil. Com apresentação do escritor mineiro Ronald Claver, ilustrações do artista Leo Gonçalves, direção de arte de Léo Camisão, produção de Ana Gusmão e Caligari Produções, o livro foi inspirado em histórias do cotidiano e nas impressões do mundo de Marilurdes. “A criadora de sonhos e outras histórias”, aliás, é um conto sobre a relação estabelecida entre a autora (que se veste com a pele da personagem) e a literatura, quando esta percebe a sua vocação literária e transforma seu talento em uma contínua viagem em busca do escrever.
Serviço
Lançamento do “A criadora de sonhos e outras histórias” (Fino Traço), de Marilurdes Nunes
Data: 13 de maio
Local: Gruta Metrópole ( Rua da Bahia, 1060, Centro)
Horário: 10h
Entrada Gratuita
O livro será vendido a R$14 e já está à venda no site da editora(www.finotracoeditora.com.br). A partir do lançamento ele já estará disponível nas livrarias da capital.