Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

​​Dia D de Vacinação contra a Influenza acontece neste fim de semana

No próximo sábado (13/05), a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promove o Dia D de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Na capital, o evento será realizado no Centro de Saúde Andradas (Rua Mariana Amélia de Azevedo, 21 – Bairro São João Batista, a partir das 9h30. Estarão presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. A mobilização acontece em todos os 152 centros de saúde, que estarão abertos das 8h às17h, exclusivamente para a vacinação.

Até o momento a cobertura vacinal em Belo Horizonte está baixa. Em 4 semanas de campanha, apenas 330 mil pessoas procuraram as unidades para receber a vacina. A expectativa é vacinar, até o dia 26 de maio – data final da campanha, 824 mil pessoas. Um dos grupos com menor adesão é o dos professores, com 20% de cobertura vacinal. Dentre as crianças de 6 meses a 4 anos, a cobertura está em 25%. Considerando todo o público prioritário para receber a vacina, a cobertura vacinal está em 40%, sendo que a meta definida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 90% do público.

O público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde é formado por pessoas idosos a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da área da saúde e professores da rede pública e particular, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, indígenas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Para receber a vacina, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto, e se possível, o cartão de vacina. Em 2015, o número de pessoas vacinadas foi de 615 mil. A vacina contra a gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).

Comentários
Sair da versão mobile