O cotidiano de um estudante de cursinho pré-vestibular não é fácil, principalmente quando se trata de se preparar para conseguir uma vaga em uma faculdade pública de Medicina, devido à elevada concorrência. Além da carga intensa de estudos, é preciso lidar com as emoções e deixar de lado as atividades com amigos e todo o tipo de entretenimento que possa, de alguma forma, atrapalhar o período de concentração no vestibular.
Por isso, a relação deste aluno com a família exige uma atenção especial. “Ao longo dos anos, notamos o quanto algumas ações dos pais e familiares podem contribuir de maneira positiva para o sucesso do aluno nos vestibulares”, aponta Rodrigo Fulgêncio Mauro, coordenador do Curso Poliedro.
Segundo ele, entender a realidade do aluno no cursinho é fundamental para familiares e amigos se relacionarem de forma positiva neste contexto. Muitas coisas passam na cabeça do estudante neste período: a questão da aprovação, o medo de ter “branco” no dia da prova, a relação com os amigos, a comparação com os colegas, a concorrência etc. “Os familiares têm o papel de facilitar e apoiar a vida do vestibulando. Uma situação ruim é quando os pais, sem querer, tentam tirar o aluno do caminho do estudo, o chamando para sair, sem entender a necessidade de o candidato estudar. É importante eles serem poupados algumas vezes de encontros familiares, atividades domésticas e outras ações, criando condições para que estudem com tranquilidade”, recomenda Fulgêncio.
Para informar pais e familiares de vestibulandos sobre como lidar com o jovem durante o ano de estudos que exige dedicação, o coordenador do Poliedro concede anualmente uma palestra aberta e gratuita no Cursinho Poliedro de São Paulo. Na apresentação, o especialista lista como a família pode ajudar na preparação do candidato. Confira:
1 – Apoio: O suporte emocional é muito importante neste ano de concentração. Mostrar que você reconhece o esforço, por meio de um sorriso, carinho ou pequenas atitudes no dia a dia pode ajudar o candidato a enfrentar uma trajetória pesada de estudos.
2 – Compreensão: O elevado nível de dificuldade para passar em Medicina faz com que alguns candidatos a uma vaga precisem estudar durante anos para conquistar esse sonho. Saiba respeitar as horas dedicadas aos estudos e o tempo de cada um alcançar esse sonho.
3 – Confiança, Motivação e Incentivo: A carga de estudos solicitada pelo cursinho pré-vestibular geralmente já é bem puxada. Por isso, os pais não devem cobrar por aquilo que ele já é solicitado na aula. Confiar nas escolhas e atitudes do candidato é fator fundamental. Afinal, devido às orientações que tem no pré-vestibular, ele já sabe o que tem que fazer para alcançar o objetivo. É importante elogiar e reconhecer o esforço desse familiar a cada conquista.
4 – Facilitar a vida do estudante: Ocasionalmente, dar carona até o cursinho e ajudar o estudante com as tarefas de casa, como limpar o ambiente e fazer o jantar, podem ser boas atitudes neste processo.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.