Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Polícia Federal realiza operação visando combater fraudes à licitação e desvio de recursos públicos em Paulistas/MG

A Delegacia de Polícia Federal em Governador Valadares/MG deflagrou, ontem, (18/04/2017), a operação policial “PAULISTAS”, visando reprimir desvio de recursos públicos federais relacionados à construção e recuperação de pontes no município de Paulistas/MG.

As ações policiais consistem no cumprimento de 08(oito) Mandados de Busca e Apreensão e 01 (um) Mandado de Prisão Preventiva expedidos pelo Juízo Federal da Subseção Judiciária de Governador Valadares/MG.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Governador Valadares/MG, Peçanha/MG, Guanhães/MG, Mesquita/MG e Paulistas/MG, envolvendo 38(trinta e oito) policiais federais.

A investigação decorre de Inquérito Policial e de Inquérito Civil Público (no âmbito da Procuradoria da República de Governador Valadares/MG), instaurados para apurar os crimes previstos nos artigos 288, 299 e 312 do CPB e no artigo 90 da lei 8.666/93, tendo em vista supostas fraude à licitação e malversação de verbas públicas federais relacionadas a termo de compromisso firmado entre o município de Paulistas/MG e o Ministério da Integração Nacional, no valor total de R$4.853.383,60.

O modus operandis do esquema criminoso consistia no uso de empresas “fantasmas” e sócios “laranjas” os quais serviam aos interesses dos mentores do esquema criminoso, servindo como entreposto entre o município e os reais destinatários dos recursos federais desviados ilicitamente.

Com as diligências realizadas, acaso condenados, os envolvidos poderão ser apenados, a depender da participação delituosa, em até 25 anos de prisão.

Comentários
Sair da versão mobile