Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Greve geral paralisará serviços como transporte, saúde e educação em BH

Paralisação está prevista para acontecer nesta quarta - Foto: Divulgação/CUT

Está prevista para acontecer nesta quarta-feira, 15, um grave geral em várias cidades do país, entre elas está Belo Horizonte que terá diversos serviços públicos paralisados. Um dos serviços já anunciados que será afetado é o transporte público.

A grave geral é devido a polêmica da Reforma da Previdência, projetos do plano de governo do presidente Michel Temer (PMDB) e vem sendo alvo de críticas por grande parte da população.

Os metroviários pelo Sindicato dos Metroviários de Belo Horizonte (Sindimetro), anunciaram nesta terça-feira, 14, que o Metro, ficará 24 horas parados.  A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que é administrado pelo transporte na capital e Grande BH, recorreu à uma ação na Justiça para ocorrer o funcionamento minimo das atividades.

A Justiça durante a tarde determinou o funcionamento que ao menos metade dos trens deve estar em funcionamento e, durante o horário de pico, das 5h30 às 10h e das 16h às 20h, 80% das composições devem funcionar. Em caso de descumprimento, o TRT impões uma multa de R$ 250 mil por dia, a ser paga pelo Sindimetro-MG.

Também houve convocação do Sindicato dos Trabalhadores em Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH), para participar de um ato na Praça 7, às 10h, mas os ônibus da capital irá operar normalmente durante o dia.

Além do transporte, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), informou que 80% dos servidores municipais aderiram a causa, sendo eles os setores administrativos, de fiscalização, parques, zoológico, correios, limpeza urbana, e educação.

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG) também anunciou que os profissionais da educação do Estado vão aderir à greve, apoiada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindeUTE) e por professores da rede particular.

A educação pública anunciou também que não vai retomar suas atividades na quinta-feira (16). Os professores anunciaram greve por tempo indeterminado.

Está prevista em Belo Horizonte várias manifestações, entre elas às 9h na Praça da Estação pela Sinpro e SindUTE e às 10h na Praça Sete na capital. De acordo com a Cut Brasil (Central Unica dos Trabalhadores) também está prevista paralisação pelo FASUBRA (Técnicos Administrativos em Educação Federais) entre elas as universidades federais, IFMG e CEFET-MG; ANDES (Docentes das universidades federais e CEFET-MG); SindPetro MG por 24 horas e Metalúrgicos BH/Contagem às 4h da manhã.

Comentários
Sair da versão mobile