A ideia é que a Temporada FAN tenha um caráter de permanência, dando continuidade, para além do Festival de Arte Negra (realizado bienalmente) ao cenário artístico e cultural das artes negras, e visibilidade às ações de seus realizadores.
A iniciativa visa promover as manifestações desenvolvidas por diversos atores de Belo Horizonte e da região metropolitana. Música, artes cênicas, literatura, bate-papo, com destaque para o hip-hop, integraram uma ampla programação que ocupou diversos espaços na cidade.
Abertura
A abertura da Temporada FAN 2017 ocorreu na última terça-feira, no Teatro Francisco Nunes, com a celebração do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento contou com a apresentação do espetáculo “Osilo Upaka”, uma criação coletiva de monitores do Programa Escola Integrada (E.M. Professor Edson Pisani e E.M. Fernando Dias Costa), resultado de processo formativo de qualificação, ocorrido em 2016. Outra atração do dia foi o grupo Samba de Terreiro, que tem como ideal reverenciar a ludicidade do samba proveniente dos diversos terreiros onde a energia do samba se manifesta. Alunos do Programa Escola Integrada da E.M.Ulysses Guimarães fizeram uma apresentação de percussão. Além das atrações artísticas, foram lançadas a edição 2017 do FAN-BH e a Campanha do Selo de Promoção da Igualdade Racial.