O espetáculo “Sempre Bem Protegido – Um espetáculo de proteção para toda a família”, que chegará à capital mineira, dia 17 de novembro, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses (SBD/A), que constatou a falta de conhecimento de boa parte da população sobre os principais mecanismos de prevenção contra a picada do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do Zika Vírus, da Dengue e Chikungunya. O estudo inédito, feito com 1.000 pessoas nas cinco regiões do Brasil, entre homens e mulheres a partir dos 19 anos, mostrou que 83% dos brasileiros não sabem que a Icaridina é um dos principais princípios ativos dos repelentes recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Principais constatações da pesquisa
- 83% dos brasileiros não sabem que a Icaridina é um dos principais princípios ativos dos repelentes contra o Zika Vírus recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS);
- 97% dos entrevistados não sabem que a infecção por Zika Virus pode ser silenciosa, ou seja, sem manifestar sintomas, sendo que na realidade em boa parte dos casos não há sintomas;
- O Zika Vírus, um dos problemas mais impactantes na saúde pública, ocupa o segundo posto na preocupação da população, atrás da dengue, que ainda é a mais temida;
- Mais de um 1/3 dos entrevistados não está bem informado sobre o Zika Vírus;
- De acordo com a pesquisa, a proteção pessoal contra o mosquito Aedes aegypti está associada apenas aos momentos e locais de lazer. A pesquisa mostrou que 78,8% lembraram da prevenção no campo e 69,6% na praia, quando na realidade, de acordo com os especialistas, a recomendação de prevenção é diária.
- A região Norte é a mais preocupada com o mosquito: Numa escala de um a cinco, na qual cinco é o grau de maior preocupação, 100% dos entrevistados do Nordeste responderam muito preocupados com as doenças causadas pelo mosquito.
- No Sudeste, a preocupação, na mesma escala, cai para menos da metade (47,6%).
Encenado dentro de um teatro-carreta, “Sempre Bem Protegido – Um espetáculo de proteção para toda a família” estará em cartaz nos dias 17, 18, 19 e 20 de novembro em BH
A atração cultural gratuita estará em cartaz a partir do dia 17 de novembro (quinta-feira), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A peça traduz a importância da prevenção contra a picada do mosquito Aedes aegypti, que transmite o Zika Vìrus, a Dengue e a Chikungunya.
O espetáculo é realizado dentro de um teatro-carreta, com capacidade para 140 pessoas, no qual cinco atores usam bonecos para contar a história de Trimilique, uma cidade fictícia dominada pelo tirano Édes e sua gangue, os irmãos Egídios. No desenrolar da peça, o público é conscientizado, de uma maneira lúdica, sobre as principais medidas de prevenção contra a proliferação do Aedes aegypti, com destaque para questões como limpeza urbana, água parada e proteção pessoal.
Sinopse do espetáculo
Trimilique é uma cidade fictícia dominada pelo tirano Édes e sua gangue, os irmãos Egídios. Embora fique perto do mar e cercada de lindas praias e montanhas, seus habitantes vivem trancados dentro de casa, com medo da terrível arma usada pela gangue: uma picada que provoca febres e dores. Isso até a chegada de Ícaro, um caminhoneiro que ousa desafiar o arrogante Édes, mas é mortalmente contaminado pelas armas dos Egídios. Para vencer os vilões, ele vai contar com a ajuda de uma moradora local, a Dina e seu irmão Zequinha.
Sobre o Teatro de Tábuas
Criado em 1999, o Núcleo Experimental Teatro de Tábuas é uma Organizaçăo Năo-Governamental sem fins lucrativos que promove o acesso a bens culturais de qualidade com princípios de auto-sustentabilidade que possam ser transformados em modelos viáveis e criativos de políticas públicas. O Teatro também desenvolve projetos com diferentes linhas de ações de integração, realizadas por todo o Brasil, orientados por arte, cultura e educação.
Serviço
Atração: “Sempre Bem Protegido – Um espetáculo de proteção para toda a família”, Teatro de Tábuas
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Endereço: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro, Belo Horizonte
Data: 17 e 18 de novembro (Quinta e Sexta-feira)
Horários das sessões: 8h, 9h, 10h, 14h e 15h
19 e 20 de novembro (Sábado e Domingo)
Horários das sessões: 10h, 11h, 14h, 15h e 16h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Capacidade do espaço: 140 lugares (quatro lugares reservados para cadeirantes)
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.






