A Cemig voltou a realizar, nessa quinta-feira (3/11), um novo mutirão de inspeções na área central de BH, desta vez na galeria Ouvidor, tradicional local de compras da capital mineira, com o objetivo de regularizar ligações com possíveis anormalidades e executar cortes no fornecimento de energia em função de inadimplência.
Foram realizadas 24 inspeções, e os equipamentos suspeitos de irregularidades foram retirados e levados para perícia técnica no laboratório da Empresa. Os proprietários das unidades consumidoras cujos equipamentos serão periciados poderão acompanhar os trabalhos e foram comunicados sobre o local, a data e o horário da perícia. Além disto, foram efetuados 18 cortes de energia devido ao atraso no pagamento das faturas.
Segundo o gerente de Gestão e Controle da Medição, das Perdas Comerciais e da Adimplência da Distribuição da Cemig, Marco Antônio de Almeida, a concessionária tem um prejuízo anual de R$ 300 milhões com ligações irregulares e clandestinas. “Além de preservar a segurança da população e coibir esse tipo de crime, a diminuição das perdas decorrentes das ligações irregulares reflete diretamente na tarifa de energia, pois a energia furtada é considerada na composição da tarifa”, afirma.
Ainda segundo o gerente da Cemig, a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% menor se não houvesse ligações irregulares e clandestinas. “O prejuízo é rateado com todos os consumidores adimplentes, encarecendo a tarifa para aqueles que usam a energia de maneira honesta”, esclarece.
Conforme o gerente da Cemig, se forem confirmadas as irregularidades, os infratores podem responder criminalmente, já que a intervenção é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcimento de toda a energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa. A prática também pode ocasionar acidentes fatais, além de incêndios e danos à rede elétrica.
“Além da sobrecarga na rede elétrica, as ligações irregulares podem causar graves acidentes e danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia, devido às constantes interrupções no sistema elétrico provocadas pela sobrecarga gerada pelo consumo irregular. Vale lembrar, ainda, que várias ocorrências de rompimento de fios e queima de transformadores são registradas devido a essa prática criminosa”, afirmou Marco Antônio de Almeida.
Política permanente de combate às irregularidades
A Cemig tem intensificado os esforços para combater as irregularidades na medição nos 774 municípios de sua área de concessão. Somente entre janeiro a agosto deste ano, a companhia regularizou 20 mil ligações irregulares no Estado. Nos últimos cinco anos, a empresa identificou aproximadamente 90 mil ligações com irregularidades, o que é importante para blindar a sua receita.
De acordo com Marco Antônio de Almeida, a Cemig tem uma política rotineira de fiscalização dos equipamentos de todos os consumidores, nos diversos seguimentos e classes de consumo. “Essa verificação periódica visa proteger a receita da Companhia e mostrar que a empresa está atenta às irregularidades que prejudicam não só a Cemig, mas, também, os consumidores regulares e adimplentes”, destacou.
Outra ação adotada pela Companhia diz respeito à utilização de softwares de inteligência para seleção de alvos e o monitoramento à distância do consumo de grandes clientes. Por meio do Centro Integrado de Medição (CIM), é possível identificar instantaneamente qualquer anomalia no padrão de consumo de energia desses grandes clientes – aproximadamente 13 mil, que representam cerca de 45% do faturamento da Cemig – e enviar equipes de campo para regularização das fraudes.
Com investimentos de cerca de R$ 12 milhões, o CIM conta com uma sala de operação projetada para funcionar com 26 postos de trabalho, sendo 12 destinados às atividades de monitoramento dos sistemas de medição e nove para seleção de alvos de inspeção.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.