Como Minas Gerais não tem mar vai nadar nas cachoeiras. Com boas opções próxima a Belo Horizonte é difícil não resistir as belas quedas d’água.
Antes de ir é preciso fica atentos, pois algumas cobram entrada e não costumam aceitar cartões para acessar a cachoeira, podendo variar de um lugar para o outro, e também do dia da semana.
Confira uma lista de boas opções produzidas para você.
Cachoeira Grande, Serra do Cipó
A cerca de 100 quilômetros de BH, a região montanhosa abriga essa cachoeira larga no Rio Cipó, com 60 metros de extensão e 10 de queda d´água. A entrada é paga e custa 26 reais.
Cachoeira Véu da Noiva, Serra do Cipó.
A queda de 70 metros fica dentro de um camping da Associação Cristã de Moços. Por isso, conta com uma boa infraestrutura em volta da piscina natural, como banheiros e bar. A diária custa 22 reais.
Cachoeira do Paiolinho, Moeda
Fica a cerca de 60 quilômetros de BH, com acesso pela BR-040, no sentido Rio de Janeiro. A queda de cerca de 10 metros termina em um poço gelado e de água bem clara. A entrada é de graça, mas quem quiser mergulhar paga 8 reais. Os interessados em acampar por lá pagam 15 reais.
Cachoeira do Urubu, Pedo Leopoldo
É uma das mais belas e límpidas cachoeiras da região de Pedro Leopoldo, com aproximadamente 15 metros de queda livre, formando uma piscina natural com profundidade de 80 centímetros, com relevo e vegetação característica de campo rupestre. A Cachoeira do Urubu está aberta somente nos finais de semana e tem capacidade para até 60 pessoas, mas os grupos acima de 20 pessoas devem agendar a visitação com o proprietário. O lugar possui estacionamento, restaurante e sanitários.
Cachoeira da Ostra, Brumadinho
No distrito de Casa Branca, a pouco mais de 30 quilômetros de BH, a cascata de 10 metros fica em um vale montanhoso, que exige uma caminhada de uma hora por uma trilha que sai do vilarejo. Além do poço principal de água cristalina, outras piscinas naturais podem ser encontradas nos arredores.
Cachoeira das Tres Barras
A queda da Cachoeira Três Barras tem aproximadamente 13m de altura. A cachoeira é formada em um paredão de aproximadamente 40m de largura. A Cachoeira de Três Barras possui grande volume d’água durante todo o ano, aumentando nos períodos de chuva. O poço formado pela queda têm aproximadamente 1.200m² e sua profundidade é superior à 3m. A água tem temperatura agradável, é inodora e tonalidade caramelo.
A vegetação do entorno é constituída de mata ciliar com árvores de porte médio, destacando-se entre elas as samambaias e bromélias. Seguindo o curso do rio, há pequenas corredeiras e poços propícios para banhos e duchas. Foram encontradas pinturas rupestres nas rochas do entorno.
Cachoeira dos Prazeres, Lavras Novas
O distrito de Ouro Preto fica a cerca de 120 quilômetros de BH e conta com várias quedas d´água. A que se destaca é a dos Prazeres, que fica na cabeceira da Represa do Custódio. A trilha para se chegar lá é complicada e a sugestão é contratar um guia no vilarejo. Como o volume é forte, a sugestão é se banhar nas águas do lago represado.
Cachoeira de Santo Antônio
Está localizada em Raposos, MG. Tem característica muito natural. Os carros comerciais devem ser estacionados a 750m, pois a trilha é possível apenas para jeeps, motos, bikes ou para os nossos queridos pés. É possível subir até o topo, mas a trilha até lá é de nível pesado, apesar de rápida: apenas 10 minutos.
Cachoeira Alta
Está localizada em Ipoema, MG. Tem característica mais familiar devido ao grande camping com área gramada que está bem próximo a cachoeira. Os carros comerciais devem ser estacionados a 500m, dentro do camping. Mas a trilha até a cachoeira, também em estrada, é de nível leve. É possível subir até o topo por uma trilha que não consideramos pesada, nem perigosa. Seu poço não é muito extenso, mas tem partes rasas e outras fundas. A queda tem 110m.
Cachoeira do Tabuleiro
Está localizada em Conceição do Mato Dentro, MG. Tem característica mais aventureira devido a sua imensidão. É a cachoeira mais alta de Minas Gerais, tendo 273m de queda livre de água. Seguimos por trilha e hidrotrilha com lindíssimas paisagens. O caminho até ela tem 2,5km de nível médio, mas é só ir devagar e com prudência. Os carros comerciais devem ser estacionados a na entrada do parque. Seu poço é enorme, mas tem partes rasas e outras fundas.
Com VejaBH