Missão cumprida! Diante da torcida, o Galo fez o dever de casa. Venceu o Sport por 1 a 0 e permanece firme na perseguição aos líderes do Brasileirão. Depois de um primeiro tempo bem equilibrado, o Galo usufruiu a vantagem numérica obtida com a expulsão do goleiro Magrão no final da etapa inicial.
Sem ter nada a ver com o vacilo do pernambucano que botou a mão na bola fora da área, o Galo partiu para o abafa no segundo tempo. A pressão foi recompensada com o gol de Júnior Urso aos 13 minutos. Após Otero ganhar dividida, o volante bateu cruzado sem chances de defesa para Agenor.
Com a vantagem, o Atlético não diminuiu o ritmo e tentou ampliar. Fred teve uma excelente oportunidade mas acertou o travessão da meta de Agenor.
A vitória no Horto foi importantíssima para as pretensões do Galo no Brasileirão. O alvinegro alcançou os 45 pontos e diminuiu para três a diferença para o líder Palmeiras que tem 48 e empatou em 1 a 1 com o Flamengo nesse meio de semana.
O Atlético tem 60% de aproveitamento, são 13 vitórias, seis empates e seis derrotas em 25 rodadas disputadas até aqui. Já o Sport estaciona nos 30 pontos, com 40% de aproveitamento.
Que venha o clássico!
Domingo é a hora dos maiores rivais do futebol mineiro mais uma vez se encontrarem. Dessa vez, no Mineirão, com mando do Cruzeiro, o Atlético será o visitante. A bola vai rolar às 16h no Gigante da Pampulha.
O Sport tentará a reabilitação contra o Coritiba, também no domingo, às 18h30, na Ilha do Retiro.
O jogo
A primeira grande oportunidade do Galo na partida aconteceu aos 12 minutos. Após falha do zagueiro, Lucas Pratto ficou cara a cara com Magrão. No momento da finalização do argentino, o goleiro rubro-negro fechou o ângulo com tempo de bola perfeito e fez a defesa.
O Galo pressionava em busca da abertura do placar. Adiantava as linhas de marcação e tomava conta do meio de campo. Do outro lado, o Sport estava atento à defesa e tentava surpreender o alvinegro com a velocidade nos contra-ataques.
O Sport teve uma boa chance para fazer o primeiro gol aos 36. Gabriel Xavier serviu Rodney Wallace pela esquerda. Livre, o lateral invadiu a área e bateu rasteiro. O chute saiu cruzado e passou por toda a extensão da área sem que ninguém tocasse para o gol.
Expulso Magrão!
No lance seguinte, Victor deu um chutão para o ataque. Clayton partiu em velocidade e Magrão saiu da área para fazer o corte. No entanto, o experiente goleiro perdeu o tempo de bola e tocou a mesma com a mão fora da área. O arbitro não titubeou e expulsou o camisa um pernambucano.
Pressão total!
Com um jogador a mais, o Galo partiu para a pressão total na etapa complementar. Do lado rubro-negro, Osvaldo de Oliveira montou o time com duas linhas de quatro defensores e apenas um elemento para puxar os contra-golpes.
Aos 12 minutos, Marcelo Oliveira mudou o Atlético. Para dar mais qualidade na armação das jogadas, o comandante alvinegro sacou Clayton para o retorno de Cazares recuperado de lesão muscular.
No lance seguinte, o Galo balançou as redes dos pernambucanos. Otero ganhou dividida na intermediária e a bola sobrou para Júnior Urso do lado esquerdo. Ele bateu cruzado e a bola passou pelo goleiro Agenor. Quinto gol dele com a camisa atleticana.
Aos 26, o Galo teve uma grande oportunidade para fazer o segundo. Fred recebeu livre no meio da zaga e encheu o pé. A bola subiu e explodiu no travessão do gol rubro-negro.
Osvaldo de Oliveira partiu para a cartada final. Apesar da desvantagem numérica, botou o time pra frente. Apostou na velocidade do lateral Apodi pela direita e em Vinicius Araújo no comando do ataque.
Nos minutos finais, o Sport cresceu na partida. Partiu para o ataque e deu o campo para o Atlético. No entanto, o Galo administrou o jogo. Errou demais na ligação para os contra-ataques e não aproveitou as oportunidades.
Aos 44, o Sport quase empatou. Após cruzamento da esquerda, Vinicius Araújo desviou de cabeça e tirou Victor da jogada. A bola passou na frente do gol alvinegro e Apodi não conseguiu chegar a tempo de tocar para o fundo da meta.
A última oportunidade do jogo foi do Galo. Cazares fez jogada individual pela direita e levou à linha de fundo. O equatoriano tentou o cruzamento mas a defesa pernambucana afastou o perigo.
Ficha técnica
ATLÉTICO 1 x 0 SPORT
Motivo: 25ª rodada do Brasileiro 2016
Data/horário: 15/09/2016, quinta, 19h30
Local: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
Gol: Júnior Urso, 13min 2ºT
Cartões amarelos: Samuel Xavier (SPO)
Cartão vermelho: Magrão (SPO)
ATLÉTICO: Victor; Marcos Rocha (Erazo), Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso, Otero ( Carlos Eduardo) e Clayton (Juan Cazares); Lucas Pratto e Fred. Técnico: Marcelo Oliveira.
SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Paulo Roberto, Neto Moura, Everton Felipe (Agenor), Gabriel Xavier e Rogério (Apodi); Ruiz. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em esporte.pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.