Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Centros de Educação Continuada viram pontos de apoio aos candidatos do Enem no interior de Minas Gerais

Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) de municípios do interior de Minas Gerais têm sido pontos de referência e de apoio para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As atividades, oferecidas gratuitamente aos candidatos, incluem correção de exercícios, orientações sobre como fazer uma redação e possíveis temas, reforço em disciplinas, disponibilização de material didático e de computador com acesso à internet.

A oferta das atividades de aprofundamento e revisão para o Enem tem sido estimulada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE). Segundo Thiene Carneiro, da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos, cada unidade do Cesec tem autonomia para elaborar sua metodologia de trabalho.

Thiene explica que o projeto pode ser construído com base na matriz de referência do Enem, que contém vídeos-aulas e DVDs do “Plantão Enem”. Os Cesecs também podem fazer download das aulas disponíveis na TV Escola do Ministério da Educação (MEC) e utilizar a plataforma Hora do Enem.

De acordo com a SEE, dos 117 Cesecs existentes em Minas Gerais, 62 já estão oferecendo preparação para o Enem.

Oportunidades

Na cidade de Pirapora, no Norte do estado, o Cesec unidade Umbelina Diniz desenvolve, na grade de estudos dos jovens e adultos que estão concluindo o ensino médio, trabalhos paralelos para preparar os alunos para o Enem. Os professores se revezam em escala de plantão no período de funcionamento do centro, de 7h às 21h30, para tirar dúvidas nas matérias e dar orientações na construção de redações.

“Temos essa oportunidade de preparar nossos alunos para o Enem.  Oferecemos infraestrutura para estudos, como biblioteca com horários de vídeo-aulas e sala com cinco computadores com acesso à internet e impressora”, afirma a diretora Maria Luisa de Queiroz, acrescentando que todas as tarefas contam com o auxílio e orientação dos professores.

A diretora destaca a importância do Cesec no Norte de Minas Gerais, uma das regiões mais carentes do estado e com grande número de pessoas com baixo índice de escolaridade. “É um centro de oportunidade para quem não conseguiu concluir os estudos na época certa e deseja recuperar os estudos para entrar no mercado de trabalho ou fazer o Enem”, pontua Maria Luisa.

A unidade Umbelina Diniz, de Pirapora, atende 900 jovens e adultos. Entre os que estão concluindo o ensino médio, 40 vão fazer a prova do Enem. Meire Carvalho, de 41 anos, está confiante. Nos fins de semana ela trabalha como bartender e nos outros dias investe tempo nos estudos. Aproveita tudo o que a escola oferece para se preparar para o Enem, desde o espaço na biblioteca até as matérias compactadas e livros.

Para obter uma boa pontuação e conquistar uma vaga no curso superior de história, Meire está sempre de olho no quadro de horário das disciplinas, principalmente Química, Física, Biologia e Matemática. “O apoio dos professores é grande para quem precisa de reforço nas matérias. Eles estão aqui em tempo integral para atender os alunos”, afirma a estudante, agradecida pela oportunidade.

Vagas abertas

No município de Ouro Fino, no Sul de Minas, o Centro Estadual de Educação Continuada Professora Paulita de Queiroz Miranda abriu inscrições para o Curso de Aprofundamento e Revisão para o Enem, que começa na próxima segunda-feira (15/7). Serão oferecidas 30 vagas.

Segundo a diretora Lucia Elisa Alves, o curso será dividido em módulos, abrangendo todas as disciplinas, com ênfase em redação e ciências da natureza e matemática. “O curso será dado por uma equipe de professores que domina o conteúdo exigido pelo Enem e inclui duas matérias diárias e plantões de dúvidas. Organizamos todo material de forma a dar uma boa base para os alunos”, afirma Lucia.

Aberto a toda comunidade escolar e aos jovens e adultos do Cesec, as aulas serão gratuitas e ministradas no contraturno das aulas do Centro de Educação Continuada, de 13 às 17 horas. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada do candidato.

A matrícula deve ser feita, presencialmente, no Cesec Professora Paulita Queiroz de Miranda, na Avenida Barão do Rio Branco 145, bairro Capuchinho, Ouro Fino. O horário da inscrição é de 7 às 22h, de segunda a sexta-feira.

Simone Massaro, de 41 anos, foi uma das primeiras a fazer a matrícula no curso preparatório para o Enem. Ela, que deseja ingressar na faculdade para cursar Biologia, diz que não teria condições de se preparar para o Enem se não fosse o Cesec. “Para quem não pode pagar um cursinho particular é uma ótima oportunidade”, conclui.

Esforçada, Simone Massaro mora em Monte Sião e viaja 30 quilômetros até Ouro Fino para estudar no Cesec. No momento, a aluna está se preparando para a última prova que vai permitir que ela obtenha o certificado de conclusão do ensino médio, antes da prova do Enem.

Serviço

Os interessados em se preparar para as provas do Enem devem procurar o Cesec mais próximo.

Os Cesec fazem parte da rede estadual de ensino e prestam serviços aos jovens e adultos que necessitam concluir a Educação Básica.

Clique aqui para conferir a lista com os endereços das 117 unidades do Cesec.

Enem

As provas do Enem serão aplicadas em dois dias. No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem os exames de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já no dia 6, domingo, será a vez das prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Redação e Matemática.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos, e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

A nota do exame é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Além disso, a participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em noticias.pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.

Comentários
Sair da versão mobile