Não deu! Luta não faltou, mas o América não conseguiu evitar mais uma derrota no Campeonato Brasileiro 2016. Na partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão 2016, o time alviverde acabou sendo derrotado pelo Atlético-PR por 1 a 0 na noite deste sábado (2). O gol da vitória paranaense foi marcado pelo meia-atacante Nikão, que aproveitou falha do goleiro João Ricardo.
Com a derrota, o Coelho segue na lanterna isolada do Brasileiro com apenas oito pontos ganhos. Agora, o América precisa secar a turma lá de baixo para não se distanciar muito das outras equipes que brigam contra o rebaixamento. Já o Atlético-PR chegou a 20 pontos ganhos, subiu para a sexta colocação e colou no G-4. O time paranaense igualou a pontuação do quarto colocado Internacional, que ainda joga na rodada, e perde apenas no saldo de gols.
Depois de mais uma derrota, o Coelho muda o foco e agora volta as suas atenções para a Copa do Brasil 2016. Na próxima quinta-feira (7), o América receberá o Fortaleza, às 21h, no Independência. Mineiros e cearenses irão começar a briga por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Depois disso, o time alviverde buscará iniciar uma reação no Brasileirão diante do São Paulo no domingo que vem, dia 10, às 16h, no Independência.
Já o Atlético-PR segue focado no Brasileirão e terá um bom tempo para se preparar visando o próximo jogo. O Furacão vai visitar o Cruzeiro na segunda-feira da outra semana, dia 11, às 20h, no Mineirão. Depois disso, os paranaenses já voltarão a campo na quinta-feira (14), quando vão iniciar contra a Chapecoense a disputa por uma vaga nas oitavas da Copa do Brasil.
Jogo ruim
O primeiro tempo entre Atlético-PR e América foi bem fraco tecnicamente. O Coelho se postou bem em campo, com forte marcação e deu poucos espaços para o adversário. Os paranaenses também marcavam bem e com isso o jogo ficou feio para quem estava assistindo.
O América criou algumas chances, mas faltou qualidade na armação das jogadas. Em um das poucas oportunidades efetivas, Victor Rangel arriscou o chute e mandou para fora. A melhor chance foi do Atlético-PR, quando Vinícius aproveitou cruzamento e desviou de cabeça com perigo, a bola saiu por pouco.
Com muita marcação e pouca criatividade na armação de jogadas em ambos os times, o placar não podia sair do zero no primeiro tempo.
Coelho luta, mas não evita outra derrota
O jogo melhorou um pouco na etapa final. O América teve a primeira chance com Victor Rangel recebendo na área e finalizando mal. O Atlético-PR respondeu com Nikão chutando da entrada da área, a bola foi pra fora por pouco. Os dois times lutavam muito em busca da vitória, mas faltava capricho.
Quem acabou abrindo o placar foi o Furacão. Logo, aos 7 minutos, Nikão pegou sobra de bola na entrada da área e bateu de primeira, João Ricardo acabou falhando e não conseguiu evitar o gol paranaense. No lance, a impressão é que tinham jogadores do Atlético-PR impedidos, mas o bandeira não achou que ele participaram do lance e não apontou impedimento. E o segundo gol poderia ter saído pouco depois com Giovanny, mas João Ricardo se recuperou e fez boa defesa.
O técnico Sérgio Vieira fez algumas mudanças na equipe buscando uma reação. Ele colocou em campo o volante Pablo e o meia Tony, que se recuperaram de lesões, nos lugares de Jonas e Gilson. O atacante Victor Rangel também deixou o campo para o lugar de Alan Mineiro. O Coelho melhorou com as alterações, principalmente a entrada de Tony, que deu mais qualidade.
O América lutou muito em busca do empate. Bruno Teles, Juninho e Borges tiveram chances, mas não aproveitaram. O Atlético-PR também criou oportunidades para matar o jogo. André Lima teve duas grandes chances e por pouco não marcou o segundo gol paranaense. A rede não balançou mais e o Coelho teve que “engolir” mais uma derrota.
Ficha técnica
ATLÉTICO-PR 1 X 0 AMÉRICA
Motivo: 13ª rodada do Brasileirão 2016
Data/horário: 02/07/2016, sábado, 18h30
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)
Gols: Nikão (ATL-PR), 7min 2ºT
Cartões amarelos: Otávio e Vinícius (Atlético-PR); Jonas e Adalberto (América)
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Wanderson, Thiago Heleno (Marcão) e Sidcley; Otávio, Hernani, Vinícius (Walter), Nikão e Marcos Guilherme (Giovanny); André Lima. Técnico: Paulo Autuori.
AMÉRICA: João Ricardo; Jonas (Pablo), Roger, Adalberto e Bruno Teles; Leandro Guerreiro, Juninho, Osman e Gilson (Tony); Victor Rangel (Alan Mineiro) e Borges. Técnico: Sérgio Vieira.
De Bruno Muniz
Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em esporte.pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.