A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira, 20, matados de busca e apreensão contra servidores públicos da Universidade Federal de Viçosa – UFV, que estariam envolvidos em desvios de recursos custeados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES – da União.
A operação Recanto das Cigarras realizada pelo Polícia Federal começou em junho de 2016, após ser revelado a existência de suposto grupo de funcionários que, há anos, em reiteradas condutas, estaria causando substancial prejuízo à Universidade Federal ao se apropriar e desviar gêneros alimentícios dos estoques, armazéns e do próprio Restaurante Universitário do campus Viçosa.
Foram cumpridos ordens judiciais de 15 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva, oito mandados de condução coercitiva, além de interrogatórios e exames periciais. Os conduzidos foram levados à base de operações da PF, instalada na UFV, onde todos serão interrogados.
Os investigados foram afastados compulsório das atividades funcionais e da restrição de acesso à Universidade. Eles poderão responder por peculato e associação criminosa, cujas penas cominadas são de reclusão de 2 a 12 anos e de 1 a 3 anos, respectivamente, sem prejuízo de futura responsabilização disciplinar e por improbidade administrativa. Estimativas de colaboradores apontam que o esquema teria desviado, em média, dois milhões de reais ao ano.
Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em noticias.pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.