Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Plataforma digital conecta pessoas que querem doar ou trocar alimentos saudáveis

Tornar a alimentação do brasileiro mais saudável, combater o desperdício e reduzir o deslocamento em busca de tais produtos: três problemas resolvidos colaborativamente de uma só vez. A partir desse insight, e com a ajuda da tecnologia, FarmSquare, uma ferramenta social para promover o acesso a frutas, legumes e verduras, chega para conectar diretamente quem cultiva os alimentos com quem procura por eles, sem intermediários.

A plataforma surge em um momento em que o conceito de urban farming já é uma realidade crescente no Brasil além, claro, da busca por uma melhor qualidade na alimentação. O Brasil, hoje, é um país 84% urbano e 16% rural. Nos anos 70, era quase um empate: 56% das pessoas nas cidades e 44% no campo.

A urbanização também trouxe outros problemas relacionados à alimentação como o desperdício, falta de acesso a alimentos saudáveis, entre outros. Nesse cenário, a popularidade do cultivo urbano vem crescendo, como opção para quem quer desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis.

Desde o início dos anos 2000, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome investe em ações para a agricultura orgânica de vegetais em áreas ociosas de zonas urbanas e regiões metropolitanas. Até 2009, os programas do MDS já haviam inserido mais de 120 mil famílias em 309 municípios do país na agricultura orgânica em centros urbanos.

“Feito por Amigos”
A plataforma surge com a missão de conceber uma comunidade que une pessoas e empresas em torno de causas importantes. A inspiração nasceu de um primeiro encontro da marca de sucos Del Valle com o apresentador Rodrigo Hilbert, dono de uma horta caseira onde produz alimentos para consumo próprio. Ele tentou algumas vezes doar o excesso da sua produção, mas sempre esbarrou na burocracia.

Além da Del Valle e do Rodrigo Hilbert, se juntam a FarmSquare parceiros como David Hertz, Chef, Empreendedor Social e fundador da Gastromotiva, a FLAGCX, parceira na concepção da plataforma, Niiez, estúdio de design e consultoria criativa e a CI&T, responsável pelo desenvolvimento da solução digital.

“Não é uma campanha, é de fato uma plataforma de longo prazo, que soma parcerias, com a responsabilidade de promover uma alimentação saudável e nutritiva, ao mesmo tempo em que valoriza a relação direta entre as pessoas”, explica Marcelo Pascoa, diretor de Creative Excellence da Coca-Cola.

Para participar como doador no FarmSquare, é só produzir qualquer tipo de fruta, verdura ou legume: seja de uma horta ou na janela de um apartamento. Também vale para quem simplesmente quer doar excedentes da geladeira de casa, do restaurante ou de qualquer outro estabelecimento comercial. Além de pessoas comuns, organizações sociais e ONGs podem ter perfis na plataforma, acessando o link farmsquare.com.br.

Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em noticias.pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.

Comentários
Sair da versão mobile