Segunda maior reserva da cidade, um importante fragmento de área verde na malha urbana de Belo Horizonte, local que proporciona uma melhor qualidade de vida à população e a preservação de importantes recursos naturais e de fauna e flora nativas, o Parque Estadual Serra Verde (PESV), próximo à Cidade Administrativa, ganhou casa nova. A coordenação e gerência do Parque Estadual passaram a funcionar em uma sede recém-inaugurada.
A estrutura, que mais se parece com uma residência, pelo seu formato e interior mobiliado e acolhedor, tem dois andares com quatro salas para gerência, monitoria, zeladoria e recepção, além de banheiros, copa e uma sala grande que pode funcionar como auditório e para a realização de reuniões e palestras. E conta também com vigilância 24 horas e estacionamento para sua frota de veículos.
A inauguração tornou o espaço bem mais amplo e adequado ao gerenciamento e funcionamento do parque. O espaço irá contribuir para ampliar o atendimento e os serviços aos visitantes e as ações ambientais e educativas junto à comunidade e às escolas municipais e estaduais, além de oferecer diversas atividades de lazer.
O PESV abriga espécies da fauna e flora nativas, principalmente as ameaçadas de extinção, os recursos hídricos (nascentes, rios, cachoeiras) e as formações geológicas. Além disso, conserva valores culturais, históricos e arqueológicos e promove estudos e pesquisas científicas, educação e ambiental e turismo ecológico.
Desde sua criação, em 2007, o parque desenvolve ações de sensibilização ambiental e integração com o entorno, sendo que as instituições de ensino – especialmente as públicas – têm sido o foco prioritário destas ações.
O Parque Estadual Serra Verde tem área de área de 142,02 hectares e hoje é a 16º Unidade de Conservação (UC) mais visitada de Minas Gerais, totalizando 2.655 pessoas que passam e desfrutam do local anualmente.
Educação ambiental e integração com a comunidade
A comunidade ao redor também irá se beneficiar com a reorganização de projetos de pesquisa e educação ambiental já realizados com longa e frutífera parceria, mas que agora poderá ser melhor estruturada e coordenada com o uso do novo espaço.
Esporadicamente ou em função de datas especiais ou atendendo a demandas da própria comunidade, a equipe do PESV mobiliza-se para atividades voltadas à sensibilização ambiental do entorno.
Estas atividades são campanhas educativas voltadas à prevenção de incêndios florestais e destinação correta dos resíduos, mutirões de limpeza, conscientização sobre a convivência com a fauna nativa, entre outros.
Além disso, a UC já foi palco para campanhas e apresentações teatrais que buscavam a ocupação responsável e cidadã dos espaços públicos urbanos
Referência para estudante
As escolas atendidas pelo PESV, sobretudo com programa “Escola Integrada”, têm no parque uma referência para realização de trabalhos. As instituições de ensino contam com a equipe e o espaço do PESV para realizar visitas e trabalharcom os alunos assuntos relacionados à preservação ambiental, fauna, flora, solos e recursos hídricos.
Dentre as atividades desenvolvidas junto às escolas destacam-se as trilhas guiadas, palestras e oficinas em sala de aulas e participação em eventos.
Trilhas guiadas e temáticas
O Parque Estadual Serra Verde oferece, desde 2014, um calendário de trilhas guiadas mensais, que são realizadas todo o primeiro sábado de cada mês,sempre às 8h30 (exceto quando houver feriado, quando as atividades ocorrem no segundo sábado e a trilha noturna, que acontece nos dias úteis).
As trilhas são gratuitas e livres para todo o público, não sendo necessário se inscrever. Basta comparecer no local, data e horário combinados e seguir as recomendações de vestuário para a caminhada. Já a visitação de grupos fechados (escolas, igrejas etc) deve ser previamente agendada.
Para conferir o calendário das próximas trilhas, além de outros detalhes sobre como participar, clique aqui.
Trilha com servidores da Cidade Administrativa
Há também uma programação de trilha destinada a servidores do Estado e frequentadores da Cidade Administrativa.
Fruto de uma parceria entre o Parque Estadual, a Intendência da sede do Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o objetivo é estreitar relações entre funcionários e frequentadores do centro adminstrativo com momentos de lazer, descontração, aprendizado e o contato com uma área verde preservada.
As visitas guiadas são feitas mensalmente e, ocasionalmente, realizadas trilhas especiais como a fotográfica e a noturna.
Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em noticias.pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.