Deu pro gasto! O Atlético não jogou bem, mas fez o suficiente para derrotar o Coritiba por 2 a 1 na noite desta segunda-feira (18) no Independência. O nome da vitória alvinegra na partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão 2016 foi o atacante Robinho, que esteve em dia inspirado e marcou os dois gols atleticanos. O lateral-esquerdo Carlinhos descontou para os paranaenses. Apesar da vitória, a defesa atleticana voltou a errar muito.
Com os três pontos conquistados no Horto, o Galo subiu três posições na tabela do Brasileiro e agora é o oitavo colocado com 23 pontos ganhos. O Atlético está agora há apenas três pontos do G-4, o quarto colocado é o Santos que tem 26 pontos. Já o Coxa com a derrota continua na zona de rebaixamento em situação complicada. O Coritiba é o penúltimo e soma 15 pontos.
Agora mineiros e paranaenses voltam a ter uma semana cheia para se preparem para a próxima rodada. O Atlético vai ter um clássico nacional diante do Palmeiras no domingo que vem, dia 24, às 11h, na Arena Palmeiras. Já o Coritiba terá um confronto direto contra o rebaixamento diante do Santa Cruz no sábado, dia 23, às 18h30, no Arruda, em Recife (PE). Os dois jogos serão válidos pela 16ª rodada do Brasileirão 2016.
Gol no final e retorno de argentino
O Atlético não começou bem o jogo contra o Coritiba. Meio desligado no início do jogo, errou alguns passes e teve dificuldades também para superar a marcação adversária. Com isso, o Galo acabou criando poucas oportunidades. O Coxa jogava fechadinho, buscava tentar matar o jogo nos contragolpes e tinha chances se aproveitando de erros da defesa alvinegra.
O Coritiba teve as primeiras chances efetivas da partida. Carlinhos aproveitou saída de bola errada do Atlético e tentou a batida, mas pegou fraco na bola e facilitou a vida de Victor. Depois, João Paulo cobrou falta perigosa e a falta saiu por pouco.
O Galo teve a sua primeira oportunidade no jogo em jogada de bola áerea. Carlos aproveitou cruzamento de Carlos César e acabou desviando de cabeça para fora. Depois, Robinho desperdiçou grande chance para abrir o placar. Ele entrou com liberdade na área pelo lado direito, porém acabou chutando para fora.
O Atlético acabou perdendo o atacante Carlos, que sentiu uma lesão após uma queda feia. Ele chegou a voltar para a partida, mas não aguentou continuar e teve que ser substituído. Para a alegria da torcida atleticana, o argentino Lucas Pratto, recuperado de lesão, entrou em seu lugar.
Mesmo sem fazer um primeiro tempo tão bom, o Galo conseguiu abrir o placar na reta final. Aos 41 minutos, Robinho aproveitou cruzamento de Eduardo e marcou de cabeça levando a vantagem no placar para o intervalo do jogo.
Susto e alívio no final
O Atlético continuou desligado no seu sistema defensivo, permitiu que o Coritiba chegasse com perigo na etapa final e passou bastante aperto. Apesar disso, o Galo também teve chances de ampliar o marcador e matar o jogo, porém não aproveitou.
As duas equipes desperdiçaram boas chances para balançar a rede adversária. Primeiro Fred recebeu cruzamento de Douglas Santos e acabou desviando para fora. Depois Kléber Gladiador respondeu para o Coritiba, apareceu pela esquerda, limpou para a direita e acabou chutando para fora.
Os atleticanos começaram a ficar irritados com o árbitro Leandro Pedro Vuaden. Carlinhos pisou em um buraco e caiu sozinho perto da área, e o juiz gaúcho acabou marcando falta. Depois, Juan acabou atingindo Maicosuel duas vezes no rosto. Vuaden, que estava perto do lance, nada marcou.
A defesa atleticana novamente não esteve em bom dia, chamou o adversário e continuava bobeando demais. O Coritiba, depois de desperdiçar várias oportunidades, acabou empatando o jogo em mais um erro da zaga alvinegra. Após passe de Kléber na área, Carlinhos avançou pela esquerda nas costas da defesa e livre apenas escolheu o canto para marcar.
Após sofrer o empate, o Galo acordou no jogo e um atacante que saiu do banco acabou mostrando estrela. Logo após o gol paranaense, Marcelo Oliveira mandou Clayton a campo no lugar de Maicosuel e a mudança deu muito certo. Clayton, que havia acabado de entrar, recebeu passe na área pela direita em seu primeiro lance no jogo e cruzou rasteiro para Robinho marcar o seu segundo gol na partida.
Depois de novamente ficar à frente do placar, Marcelo Oliveira voltou a mudar o time colocando Lucas Cândido no lugar de Fred. Um lance polêmico ainda marcou o fim do jogo. Robinho entrou na área pelo lado direito e caiu em disputa de bola com Carlinhos. A impressão é que o lateral do Coritiba vai no corpo do atacante atleticano. Mas o árbitro Leandro Pedro Vuaden nada marcou.
Veja a ficha técnica do jogo:
ATLÉTICO 2 X 1 CORITIBA
Motivo: 15ª rodada do Brasileirão 2016
Data/horário: 18/07/2016, segunda, 20h
Local: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA RS)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
Público e renda: 20.891 pagantes. Renda de R$ 639.656,00.
Gols: Robinho (ATL), 41min 1ºT e 38min 2ºT, Carlinhos (COR), 30min 2ºT
Cartões amarelos: Ronaldo e Eduardo (Atlético); Edinho e Kazim (Coritiba)
ATLÉTICO: Victor; Carlos César, Ronaldo, Leonardo Silva e Douglas Santos; Rafael Carioca, Eduardo, Carlos (Lucas Pratto), Robinho e Maicosuel (Clayton); Fred (Lucas Cândido). Técnico: Marcelo Oliveira.
CORITIBA: Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Alan Santos (Leandro), Edinho (Felipe Amorim), João Paulo e Juan (Bernardo); Kazim e Kleber. Técnico: Pachequinho.
Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em esporte.pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.